Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
29 Abr, 2020 - 15:32

Usar máscara sem ficar com os óculos embaciados? Saiba como

Teresa Campos

Com a necessidade de passar a usar máscara em vários lugares e situações, há uma questão que se põe: como usar máscara sem ficar com os óculos embaciados?

como não ficar com os óculos embaciados

Pode parecer uma preocupação menor, quando comparada com todos os outros problemas e anseios que a COVID-19 nos traz. Porém, para quem usa óculos, esta não é uma questão tão simples assim. Afinal, será possível usar máscara sem ficar com os óculos embaciados?

Só nos Estados Unidos da América, de acordo com o Visual Council of America, há cerca de 164 milhões de adultos que usam óculos, o que significa que são várias as pessoas à volta do globo que têm todo o interesse em saber como usar máscara sem ficar com os óculos embaciados. Fique a perceber.

Aprenda a usar máscara sem ficar com os óculos embaciados

Nicole Jochym é estudante na Cooper Medical School na Rowan University e está a trabalhar com uma organização de Filadélfia que se encontra a produzir máscaras. De acordo com Jochym, estamos todos a aprender a ser “estudantes de medicina numa sala de operação”!

Isto significa que todos estamos a fazer um esforço para nos adaptarmos a esta nova realidade e objeto: a máscara. Mas, centremo-nos agora na questão dos óculos, ou mais propriamente, das lentes dos óculos.

Por que é que as lentes embaciam?

Quem usa óculos está habituado a “sofrer” com as lentes embaciadas, sempre que há uma mudança rápida de temperatura, por exemplo, quando se vai de uma divisão quente para uma divisão fria. A situação é semelhante quando se está a usar uma máscara. Neste caso, a mudança de temperatura é motivada pelo calor da respiração.

Samir Mehta, chefe de ortopedia no Penn Medicine, explica que o que acontece é que o ar que expiramos “escapa” da máscara e dirige-se diretamente para debaixo das lentes dos óculos. O contacto entre o ar quente e a superfície fria das lentes vai resultar na sua condensação, ou seja, vai embaciar as lentes.

cuidados com os óculos

Como usar máscara sem ficar com os óculos embaciados? Nós explicamos

Usar uma máscara que se adapte muito bem ao nariz

A melhor maneira de evitar que as lentes dos óculos embaciem é limitar a quantidade de ar quente que vai entrar em contacto com elas. Para isso, é importante assegurar que a máscara se ajusta perfeitamente ao nariz e à linha do rosto sobre ele, de modo a evitar que o ar “escape”.

Jochym recomenda ainda que na confeção das máscaras se coloque na região do nariz um material moldável, como um clipe, por exemplo, o qual permita ajustar ainda melhor a máscara ao formato do rosto do indivíduo, sobretudo na zona do nariz.

Se tivermos em atenção, é esse o sistema utilizado nas máscaras cirúrgicas, que têm num dos topos uma superfície mais dura, que permite fazer esse ajuste. Esse material moldável deve ser removível, para lavagem da máscara. Esta melhor fixação da máscara aumenta a sua eficácia, além de evitar o tal problema das lentes embaciadas.

Samir Mehta adianta, ainda, outras possibilidades que passam por incluir uma tira mais larga de tecido no topo da máscara, tornando essa área mais rígida e mais fácil de se ajustar para evitar fugas de ar; ou, então, usar máscaras com atilhos que podem ser mais bem ajustadas do que aquelas com elásticos.

Experimentar fita ou tecido

Caso já se tenha máscara e não se possa aplicar nenhuma das soluções propostas no ponto anterior, pode-se sempre adicionar alguns acessórios para tentar que ela fique mais justa ao nariz e reduza a saída de ar por essa zona.

O clínico diz que uma dica comum e simples é utilizar papel celofane ou fita, de modo a fixar a máscara à região do nariz. Um pedacinho destes materias pode funcionar na perfeição.

Nicole Jochym tem, contudo, algumas reservas em relação a este método. Ela considera que a fita pode ser desconfortável ou causar alergias, além de que normalmente não adere muito bem ao tecido.

Outra “técnica” da Versant Health consiste em substituir a fita por tecido, que é colocado horizontalmente, entre o topo da máscara e a face, de modo a absorver o vapor do ar expirado, antes dele chegar às lentes dos óculos.

Segundo Jochym, neste caso, é importante prestar uma especial atenção à limpeza, pois a máscara deve ser trocada mal fique húmida ou suja.

cuidados com óculos e lentes
Veja também Usa lentes de contacto ou óculos? Aprenda a proteger-se da COVID-19

Cuidar dos óculos

A solução para evitar este problema também pode estar nos óculos e não tanto nas máscaras.

Um estudo de 2011, publicado nos Anais do The Royal College of Surgeons of England, aconselha a lavar os óculos e as lentes com sabão e água e a secá-los com um tecido suave e macio ou, então, ao ar livre. Esta “técnica” pode criar uma película protetora nas lentes, a qual pode ajudar a impedir que os óculos embaciem.

Porém, o Dr. Mehta não está certo se este método evita o tal constraste de temperaturas que provoca o embaciamento. Por isso, os resultados desta técnica podem variar, segundo o especialista.

Outra opção é comprar sprays ou toalhitas anti-embaciamento, disponíveis no mercado. Todavia, Jochym alerta que colocar um produto químico junto dos olhos pode causar irritação, por isso esta solução deve ser bem ponderada.

Ajustar a posição dos óculos

Ao contrário das propostas já apresentadas, Jochym sugere um método mais simples: ajustar a posição dos óculos, depois de colocar a máscara. Se empurrar os óculos um pouco para a frente do nariz, isso pode ajudar a evitar que as lentes fiquem embaciadas. Assim, há mais circulação de ar entre a cara e os óculos.

Em todo o caso, esta pode não ser a alternativa ideal para todos, já que como lembra o Dr. Mehta, muitas pessoas estão habituadas a usar os óculos bem junto à cara e uma mudança nesse uso pode alterar a capacidade de visão do indivíduo.

Conclusão

As soluções possíveis são, afinal, algumas. Embora, todas possam ter alguns efeitos secundários mais indesejados. O ideal é que adote aquela com que se sinta mais confortável e pareça resolver melhor este seu problema.

Apesar dos óculos embaciados serem um problema e aborrecimento, nunca se esqueça da importância da máscara numa altura como esta, nem subestime a correta colocação da mesma, pois só assim ela será eficaz. Não se esqueça que para o proteger a si e aos outros, a máscara deve cobrir não só a boca, como também o nariz!

Veja também