Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
16 Abr, 2020 - 16:42

Saiba que tipo de máscaras usar e quando o deve fazer

Teresa Campos

As máscaras são recomendadas em algumas situações, para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Mas sabe que tipo de máscaras usar? Nós dizemos-lhe.

que tipo de máscaras usar com o coronavírus

A evolução da pandemia de COVID-19 e a entrada na fase de mitigação, ou seja, de transmissão comunitária do vírus, tornaram recomendável a utilização de máscaras, como medida complementar para limitar a transmissão do SARS-CoV-2. Mas, afinal, que tipo de máscaras usar?

A Direção-Geral da Saúde já emitiu algumas informações relativamente a que tipo de máscaras deve usar e quando, de modo a prevenir o risco de exposição ao vírus. Fique a conhecer as recomendações mais recentes.

Saiba que tipo de máscaras usar, segundo a Direção-Geral Da Saúde

Máscaras: quando e por quem?

A Direção-Geral da Saúde , através da Norma 007/202018 e Orientação 019/202019 passou a recomendar o uso de máscaras cirúrgicas a todos os profissionais de saúde, pessoas com sintomas respiratórios e pessoas que entrem e circulem em instituições de saúde.

A mesma Orientação aconselha o uso das mesmas máscaras a pessoas mais vulneráveis, como idosos (com mais de 65 anos de idade) e indivíduos com doenças crónicas e estados de imunossupressão, sempre que saiam de casa.

riscos de covid-19 com doenças pré-existentes
Veja também 9 doenças comuns que podem aumentar o risco de COVID-19

A máscara cirúrgica, entre outros equipamentos de proteção individual, é ainda recomendada a alguns grupos profissionais, como forças de segurança e militares, bombeiros, distribuidores de bens essenciais ao domicílio, trabalhadores nas instituições de solidariedade social, lares e rede de cuidados continuados integrados, agentes funerários e profissionais que façam atendimento ao público, onde não esteja garantido o distanciamento social.

Além disso, a utilização de máscaras é aconselhada a todos os indivíduos que tenham de frequentar espaços interiores fechados com várias pessoas (supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, etc). Esta deve ser entendida como uma medida de proteção complementar a outras, como o distanciamento social, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória.

Convém ainda lembrar que estas últimas máscaras devem ser reutilizáveis, de modo a permitir mais do que um uso. Isto, porque, como alerta a Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, as máscaras cirúrgicas devem ficar reservadas a profissionais de saúde, doentes e profissionais em contacto frequente com o público, de modo a garantir a sua sustentabilidade.

Mulher a escolher que tipo de máscaras usar

Tipos de máscaras

DestinatárioTipo de máscara
Profissionais de saúde e doentes (Nível 1) Semi máscara de proteção respiratória (FFP2, FFP3).
Máscaras cirúrgicas Tipo II e IIR. Não reutilizáveis.
Profissionais em contacto frequente com o público (Nível 2) Máscaras cirúrgicas tipo I Não reutilizáveis. Máscaras alternativas para contactos frequentes com o público, de uso único ou reutilizáveis
Profissionais que não estejam em teletrabalho ou população em geral para as saídas autorizadas em contexto de confinamento (Nível 3) Máscaras alternativas para contactos pouco frequentes, de uso único ou reutilizáveis.  

Máscaras reutilizáveis/têxteis de nível 2 e nível 3

As máscaras do nível 2 e nível 3 de proteção individual reutilizáveis, ou seja, têxteis, devem respeitar as normas estabelecidas, nomeadamente ter um desempenho de filtração entre os 70% e os 90%. A resistência ao desgaste, fruto da sua reutilização, também deve ser considerada quanto ao tipo de máscaras usar.

Como colocar e retirar corretamente as máscara

Pôr e tirar adequadamente a máscara é fundamental, pois só assim evita a propagação do vírus e a máscara torna-se efetivamente útil e uma medida preventiva do contágio.

Assim, para colocar a máscara, deve cumprir os seguintes passos:

  1. Lavar bem as mãos;
  2. Colocar a máscara com o lado branco/interno virado para a face e o lado colorido/externo virado para fora;
  3. Ajustar a máscara ao rosto;
  4. Evitar tocar na máscara, enquanto a usa.
Homens morrem mais de covid-19

Quando pensa em que tipo de máscaras usar não se esqueça também dos cuidados a ter no momento de as retirar:

  1. Lavar bem as mãos;
  2. Remover a máscara a partir da parte de trás, pegando nos atilhos ou elásticos (nunca tocar na frente da máscara);
  3. Descartar a máscara no saco/caixote do lixo, caso ela não seja reutilizável;
  4. Lavar novamente bem as mãos.

Nota: As máscaras devem ser trocadas a cada 4/6 horas de uso, dependendo da humidade criada.

Veja também