Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
25 Set, 2020 - 14:01

Maskne: como acabar com o acne provocado pela máscara

Catarine Martins

Desde que o uso de máscara se generalizou, muitas pessoas a queixam-se de maskne, o acne provocado pelo uso continuado de máscara. Saiba como evitá-lo.

Maskne provocado pelas máscaras

Como todos sabemos, este ano veio acompanhado de uma pandemia à escala global, o que culminou na necessidade de uso de máscara por todos nós. E apesar da máscara se assumir como essencial na luta contra o Covid-19, é importante saber que do seu uso adveio um problema de pele: o maskne.

Mas o que é isto do maskne? De forma muito simples, é o acne provocado pelo uso continuado de máscara. Apesar de em Portugal a máscara ser apenas obrigatória em espaços fechados, são já vários os países onde ela é também obrigatória na rua. E como está bom de ver, são esses os lugares que mais acusam problemas de maskne.

5 Dicas para prevenir e acabar com o maskne

Os dermatologistas são unânimes em afirmar que é o abafamento provocado pela máscara, que aumenta a temperatura do rosto e, consequentemente, aumenta a produção do sebo, o responsável pelo acne que surge na zona.

Nesse sentido, quem é dono de uma pele oleosa terá mais tendência a desenvolver este problema. A boa notícia é que há várias dicas que pode colocar em prática para acabar com o problema do maskne. Ou para evitar que surja na sua pele.

1

Prefira máscaras de tecidos macios

Quer tenha pele oleosa, quer se tenha dado conta que com o uso da máscara começaram a surgir borbulhas indesejadas na parte inferior do rosto, vale a pena escolher máscaras de tecido macio.

As mais indicadas para quem sofre de problemas cutâneos são as de algodão. Mas tão importante como o tecido, é trocar a máscara de duas em duas horas, pelo menos, ou quando estiver húmida.

Com efeito, a humidade acompanhada do abafamento ajuda a obstruir os poros, o que resulta em pontos negros, borbulhas e acne, ou seja, maskne.

Por isso, tenha sempre máscaras lavadas consigo.

2

Evite usar maquilhagem nessa zona

Se anda a sofrer de acne provocado pela máscara, está na altura de deixar de usar base no rosto.

Bem sabemos que pode ser difícil se estiver habituada, mas a verdade é que manter a pele limpa e os poros desobstruídos é a melhor forma de conseguir uma tez bonita e livre de problemas como a maskne.

Assim, prefira usar maquilhagem nos olhos, como uma máscara de pestanas com bastante volume ou até sombras coloridas.

3

Tenha uma rotina de limpeza de pele adequada

Ter uma rotina de limpeza de pele consistente sempre foi importante, mas nesta altura em que a máscara se tornou um acessório obrigatório, ainda mais.

Nesse sentido, é crucial que antes de dormir retire toda a maquilhagem, lave bem o rosto com um produto adequado ao seu tipo de pele, e depois tonifique e hidrate a face com um creme específico. E o mesmo ao acordar.

Lembre-se que a limpeza da pele é essencial para a sua saúde e viço. Se quiser, marque também uma limpeza de pele profunda na sua esteticista de confiança, uma vez que este procedimento deve ser feito nas meias estações. Ou faça um spa em casa onde o inclui.

Comprar uma máscara segura
Veja também Coronavírus: onde e como comprar uma máscara segura
4

Não se esqueça de esfoliar e hidratar

Pelo menos uma vez por semana, é importante que faça uma esfoliação facial seguida de uma máscara hidratante. Isto vai ajudar a que a pele se mantenha hidratada, nutrida.,saudável e livre de maskne.

Mas vale lembrar que deve usar produtos específicos para o seu tipo de pele, de forma a conseguir que ela se mantenha o mais saudável possível.

5

Consulte um dermatologista

Se depois de colocar todas estas dicas em prática ainda continua a sofrer de maskne, o melhor que tem a fazer é consultar um dermatologista.

Só um médico pode avaliar o seu caso específico e recomendar-lhe os cuidados e produtos necessários para que se consiga livrar do problema, e volte a ter uma pele de sonho.

Agora que já sabe como surge o maskne e o que pode fazer para evitá-lo, introduza já estas dicas na sua vida.

Veja também