Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
18 Dez, 2018 - 11:00

Pele oleosa: 5 boas dicas para a manter bonita e saudável

Catarine Martins

Se tem pele oleosa e quer mantê-la bonita e saudável, há algumas dicas que deve pôr em prática. Conheça-as e cuide melhor da sua pele.

Mulher com pele oleosa

Sabia que a pele oleosa é o resultado da atividade em excesso das glândulas sebáceas que estão presentes na pele e que, consequentemente, produzem demasiado sebo?

Sim, é por isso que as peles oleosas têm mais tendência a sofrer de acne, pontos negros e borbulhas pontuais.

Se é dona de uma pele assim, saiba que a oleosidade pode existir por natureza, ou estar associada a um desequilíbrio hormonal ocasional. O uso de cremes inapropriados para o seu tipo de pele ou uma alimentação rica em gorduras, podem também ditar uma pele mais oleosa do que seria de esperar.

Abaixo mostramos-lhe alguns cuidados que as peles oleosas pedem, de forma a manterem-se bonitas e saudáveis.

GUIA DE cuidados a ter com a pele oleosa

Mulher com pele macia

1. Limpe sempre a pele em profundidade

Limpar bem a pele ao acordar e antes de ir dormir é essencial para qualquer tipo de pele, mas nas oleosas assume particular importância uma vez que é um passo crucial para evitar o excesso de produção de sebo.

Nesse sentido, é muito importante que use produtos específicos de limpeza para peles oleosas, porque a grande maioria (sobretudo os adequados para peles normais a secas) contêm componentes que podem contribuir para que haja uma maior produção de oleosidade. Tudo o que ser quer evitar, certo?

2. Use cremes específicos para o seu tipo de pele

Outro cuidado a ter com a sua pele é a utilização de cremes adequados para o controlo e tratamento da oleosidade. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as peles oleosas também necessitam de hidratação, pelo que deve aplicar o creme hidratante após o tónico (que também deve ser adequado para peles oleosas), de manhã e à noite, sem exceção.

O ideal será, assim, optar por cremes oil free que limitem a produção de óleo ao longo do dia, mas mantenham os níveis de hidratação da pele. Para esse efeito, deve utilizar cremes cujos princípios ativos sejam o ácido retinóico, os alfa-hidroxiácidos e o ácido glicólico.

3. Esfolie o rosto duas vezes por semana

Esfoliar o rosto de uma a duas vezes por semana, vai ajudar não só a controlar a oleosidade da pele, como também a remover as células mortas e a afinar o grão da tez. Ou seja, é um passo essencial na rotina de cuidados de uma pele oleosa bonita e saudável.

E, se a esta altura está a pensar que não pode gastar muito dinheiro em esfoliantes, experimente fazer um caseiro, com mel e açúcar. Acredite, a sua pele vai agradecer.

4. Faça máscaras faciais regularmente

Para manter a pele hidratada e com viço, é igualmente importante que faça máscaras com regularidade. Assim, uma das melhores máscaras para pele oleosa é a de argila verde. Para prepará-la basta comprar argila em pó (em lojas de produtos naturais) e misturar com água até ficar com uma textura consistente.

Com efeito, a argila absorve a oleosidade ajudando a secar a pele, o que faz dela uma grande aliada quer de peles oleosas quer de peles acneicas. Nesse sentido, faça esta máscara após a esfoliação, pelo menos uma vez por semana. Em pouco tempo verá os resultados, na pele.

5. Opte sempre por produtos e maquilhagem oil free

Uma dica importante para o cuidado das peles oleosas, é optar sempre por produtos oil free ou com propriedades matificantes. Isto aplica-se não só aos cremes, mas também à maquilhagem, uma vez que a oleosidade da pele faz com que se criem brilhos indesejados, sobretudo quando está maquilhada.

Para evitar que isso aconteça, após aplicar toda a maquilhagem, sele com um pó matificante. Isso não só vai ajudar a que todos os produtos se mantenham intactos, como será a certeza de que a oleosidade da pele está controlada e não irá transparecer ao longo do dia.

Mulher a aplicar ácidos para a pele
Veja também 10 melhores ácidos para a pele segundo os dermatologistas

Como vê, não é assim tão difícil cuidar de uma pele oleosa e mantê-la bonita. Ponha em prática estas dicas e dê uma nova vida à sua tez.

Veja também