ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarine Martins
Catarine Martins
29 Jan, 2021 - 12:50

5 receitas de esfoliante caseiro para uma pele de sonho

Catarine Martins

Se sonha com uma tez bonita e macia, mas não pode gastar muito dinheiro, temos a solução. Reunimos as melhores receitas de esfoliante caseiro.

Mulher a aplicar esfoliante caseiro

Sabia que há algumas receitas de esfoliante caseiro para conseguir aquela pele de pêssego, com que sempre sonhou? Sim, é mesmo verdade.

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, não é preciso gastar muito para conseguir ter uma tez bonita, saudável e luminosa. O principal é mesmo tirar algum tempo, diariamente, para cuidar dela.

E agora que estamos em confinamento, e a palavra de ordem é ficar em casa, acabaram-se as desculpas para não cuidar de si.

Com efeito, a esfoliação é um passo essencial numa rotina de beleza adequada. E quer prefira produtos naturais, quer tenha um orçamento apertado, fazer um esfoliante em casa, com ingredientes que já tem, é a certeza de unir um ritual de beleza à poupança.

Assim, venha daí e saiba como dar uma nova vida aos ingredientes que acreditava serem apenas para ingerir.

Conheça 5 receitas de esfoliante caseiro fáceis e baratas

1

Esfoliante de banana

Este esfoliante caseiro é rico em vitaminas e minerais que deixam a pele firme e mais elástica, dadas algumas propriedades da banana.

Para preparar, vai precisar apenas de três bananas e uma chávena de chá de açúcar mascavado. Coloque os ingredientes numa tigela, esmague as bananas, mexa bem e aplique no rosto, como se de um esfoliante normal se tratasse.

Depois de fazer movimentos circulares e sentir que o rosto está bem esfoliado, retire abundantemente com água.

2

Esfoliante de açúcar e creme hidratante

Além de providenciar a renovação das células, este esfoliante caseiro ajuda a hidratar a pele, uma vez que vai usar o seu creme hidratante habitual. Ou seja, é perfeito para todas as que sofrem de desidratação cutânea, e para esta altura do ano (em que a pele tende a ressecar).

Para prepará-lo, junte uma colher de sopa de açúcar por cada meia colher de creme hidratante. Se tem a pele seca, vai sentir-se melhorias imediatamente, após a esfoliação.

3

Esfoliante de abóbora

Esta é mais uma opção de esfoliante caseiro que ajuda a devolver o brilho natural da pele, e a desobstruir os poros.

A sua composição é um pouco mais complexa do que os exemplos anteriores, mas valerá a pena.

Assim, vai precisar de 100 gramas de abóbora sem casca esmagada, uma chávena de café de bicarbonato de sódio e meia chávena de café de mel.

Pode levar os ingredientes ao processador de alimentos para misturar uniformemente, ou fazê-lo manualmente. Depois, é só esfoliar o rosto com o preparado e dizer olá a uma tez macia, luminosa e revigorada.

Retire abundantemente com água.

Cremes sem químicos para os rosto
Veja também Beleza: os 4 melhores cremes de rosto sem químicos
4

Esfoliante de mel com açúcar

Esta receita de esfoliante caseiro é recomendada por Regis Sodré, maquilhador da marca Lancôme. E a boa notícia é que é mesmo muito fácil de preparar.

Junte uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de açúcar, e esfolie o rosto com a mistura. O açúcar ajuda a remover as células mortas, enquanto o mel elimina os resíduos mais profundos.

O resultado? Uma pele suave, limpa e preparada para receber o creme hidratante ou uma máscara facial.

Não se esqueça que deve retirar muito bem o preparado do rosto com água.

5

Esfoliante de aveia

Também muito fácil de fazer com ingredientes que já tem em casa, este esfoliante promete uma pele livre de impurezas e células mortas.

Assim, numa tigela adicione uma colher de sopa de flocos de aveia finos, e uma colher de sopa de mel. Misture bem, até obter uma pasta homogénea e aplique na pele em movimentos circulares, esfoliando.

O resultado é uma pele suave e livre de impurezas.

Como fazer a esfoliação da pele?

Tal como acontece com qualquer outro esfoliante, os feitos à base de ingredientes naturais também devem ser aplicados na pele limpa, em movimentos circulares.

Em seguida, deve-se lavar o rosto abundantemente com água, para deixar a pele limpa, suave e sem quaisquer resquícios do produto.

Veja abaixo como esfoliar o rosto corretamente, e dê as boas vindas a uma pele livre de impurezas.

Consoante o seu tipo de pele, pode fazer a esfoliação do rosto entre uma a duas vezes por semana. Com o que sobrar do preparado que escolher, que tal esfoliar também o corpo?

Veja também