Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
24 Abr, 2020 - 15:13

Coronavírus: saiba como fazer a sua máscara em casa

Catarine Martins

Numa altura em que a Direção Geral da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras comunitárias, vale a pena saber como fazer a própria máscara em casa.

Muher mostra máscara feita em casa

Embora a Direção Geral da Saúde (DGS) tenha começado por dizer, no início da pandemia do coronavírus , que o uso de máscaras pela população em geral seria de evitar, a verdade é que agora passou a recomendá-la, em locais fechados e frequentados por várias pessoas. Daí, aprender como fazer a própria máscara em casa se tenha tornado tão importante.

Com efeito, num primeiro momento quer a DGS, quer a Organização Mundial de Saúde (que vai emitar novas recomendações em breve), recomendavam o uso de máscaras apenas para profissionais de saúde, pessoas infetadas com o vírus, doentes respiratórios, doentes imunossuprimidos e cuidadores de pessoas com Covid-19.

Mas, com o evoluir da pandemia, e a tentativa de regresso à “normalidade”, foram muitos os países que optaram por começar a recomendar o uso de máscaras por toda a população, nomeadamente os Estados Unidos.

Já em países como Israel, Áustria ou República Checa, a utilização de máscaras por toda a população passou mesmo a ser obrigatória.

E, nesse sentido, também a DGS passou recentemente a recomendar a utilização de máscaras no nosso país, em espaços fechados e frequentados por muitas pessoas (como é o caso de supermercados, transportes públicos ou correios).

Como fazer a própria máscara em casa: Cuidados e recomendações

Mulher costura máscara em casa

Contudo, e uma vez que as máscaras escasseiam nas farmácias, devendo as de maior proteção ser deixadas para os profissionais de saúde, fazer a própria máscara em casa passou a ser uma alternativa viável, para a população em geral.

Mas, tenha sempre em mente que o uso da máscara não substitui, de forma alguma, os cuidados de etiqueta respiratória, o distanciamento social e a lavagem e desinfeção das mãos. Trata-se apenas de um complemento.

Por isso, é importante que saiba que as máscaras feitas em casa servem para que as gotículas de saliva que expelimos ao falar, tossir ou espirrar não atinjam os outros, não oferecendo uma segurança eficaz na proteção de contaminação por outras pessoas.

Por isso, não facilite e continue a lavar e desinfetar muito bem as mãos, e a manter uma boa etiqueta respiratória.

Como fazer a própria máscara em casa: 4 boas opções

1. Máscara de algodão com elásticos

Para fazer uma máscara de algodão com elásticos vai precisar de:

  • Tesoura
  • Tecido de algodão
  • Elásticos
  • Agulha
  • Linha
  • Ferro de engomar

Reunidos os materiais, abaixo mostramos-lhe em vídeo o passo a passo de como fazer. Mas tenha em atenção que o tecido a utilizar deve mesmo ser algodão (ou tecido não tecido), de forma a não irritar a pele durante a utilização, e a aguentar as altas temperaturas de lavagem.

2. Máscara de algodão sem costuras

Se não tem jeito com agulhas nem máquinas de costura, saiba que pode fazer a sua própria máscara sem necessidade de coser. Aponte os materiais de que vai precisar e siga o tutorial abaixo, onde é explicado o passo a passo.

Vai precisar de:

  • Tecido de algodão
  • Elásticos

3. Máscara de algodão com ajuste nasal e filtro

Caso queira que a sua máscara tenha um ajuste nasal e pretenda também colocar um filtro, que deve ser descartado depois de cada utilização, deixamos-lhe o tutorial de como fazer.

Mas, tenha sempre presente que a máscara caseira é apenas um complemento de proteção. Pelo que, não se deixe levar pela falsa sensação de segurança que lhe pode dar, e não se esqueça de ter todos os outros cuidados recomendados.

Materiais que vai precisar:

  • Tecido de algodão
  • Elástico
  • Pequeno arame
  • Filtro de café ou tecido não tecido

4. Máscara a partir de t-shirt de algodão

Tem uma t-shirt de algodão em casa que já não usa? Então, aproveite para fazer uma máscara caseira com ela.

Além de fácil, é uma boa forma de evitar desperdícios. E, nem precisa de máquina de costura. Confira o passo a passo.

Vai precisar de:

  • T-shirt de algodão

Onde comprar tecidos para fazer a máscara caseira?

Caso não tenha nenhuma peça de algodão em casa que possa reaproveitar para fazer a sua máscara, uma boa alternativa é encomendar online um tecido de que goste.

Lojas como a Tecidos, a Feira dos Tecidos ou o Mundo dos Tecidos entregam em todo o país, tendo uma grande variedade de tecidos de algodão lisos ou com padrões.

Afinal, ao que parece usar máscara vai mesmo ser o novo normal.

Coronavírus quanto tempo permanece nos objetos
Veja também Coronavírus: quanto tempo permanece nos objetos e superfícies?

Prefere comprar uma máscara reutilizável? Descubra onde pode fazê-lo

São já cinco, as empresas portuguesas que fabricam máscaras de uso comunitário reutilizáveis, certificadas pelo Citeve.

Assim, Estamparia Têxtil Adalberto Pinto da Silva, Quotidiandivertisy, Daily Day Studios, Digit All e Location Available, Lda tiveram a aprovação dos laboratórios da entidade, em relação às suas máscaras.

Consequentemente, se preferir comprar uma máscara de pano, em vez de confeccioná-la, poderá fazê-lo online na Daily Daily ou na Tintex.

Cuidados a ter com as máscaras de pano

Embora o uso de máscaras de algodão seja benéfico para todos na contenção do vírus, enquanto sociedade, a verdade é que deve ter alguns cuidados, na forma como as usa e cuida delas. Saiba quais são:

  • Evitar tocar na máscara com as mãos durante a utilização;
  • Retirar a máscara pelo elástico;
  • Lavá-la frequentemente, com detergente e pelo menos a 40ºC;
  • Deixar secar bem após a lavagem, sem contacto com terceiros;
  • Na hora de guardar a máscara, opte por fazê-lo numa caixa de cartão.

Lembre-se que, por mais que usar uma máscara de pano seja melhor do que não usar nada, elas não são eficazes para protegê-lo da contaminação pelo vírus.

Pelo que, lavar bem as mãos, observar as normas de etiqueta respiratória e manter o distanciamento social é fundamental para que se mantenha protegido. E para que se trave a propagação do Covid-19.

Com efeito, cabe a cada um de nós cuidar de si e evitar comportamentos de risco desnecessários.

Veja também