Olga Teixeira
Olga Teixeira
16 Mai, 2022 - 14:21

5 vantagens da energia solar para as empresas

Olga Teixeira
Patrocinado por:

Além de limpa e renovável, a energia solar tem muitas vantagens para as empresas. Conheça-as e veja como poupar o ambiente ajuda a poupar.

painéis solares com céu azul e pôr de sol ao fundo

As vantagens da energia solar para as empresas vão muito além do contributo para um planeta mais limpo. Da poupança na fatura da eletricidade até aos incentivos financeiros, sem esquecer a menor exposição às flutuações dos preços de energia, não faltam razões para começar a pensar em dar uma nova energia à sua empresa.

Limpa, inesgotável e com um enorme potencial para ser a energia do futuro, a energia solar pode ser usada para produzir eletricidade ou para aquecimento de água.

Sendo uma energia mais limpa e renovável, deve ser encarada como uma boa solução para as empresas. Sobretudo num país como Portugal, onde a luz solar é tão abundante.

Quais as vantagens de ter energia solar na minha empresa?

A poupança é sempre um bom argumento, mas não é a única razão para ponderar ter energia solar na sua empresa. Aumento da autonomia energética, sustentabilidade e responsabilidade ambiental são alguns fatores a ter em conta.

1. Aumento da autonomia energética

A energia solar representa um aumento da autonomia energética que se reflete numa redução da fatura de eletricidade. Ao produzir e consumir a sua própria energia, a sua empresa diminui a exposição à variação dos preços.

Esta menor dependência energética torna-se ainda mais importante em contextos de alguma incerteza quanto à evolução dos preços, como aquele em que vivemos.

2. Poupar na fatura da energia

As despesas com o consumo de energia pesam (e muito) no orçamento das empresas. Se tivermos em conta que representam 15 a 40% dos seus custos fixos, é ainda mais fácil perceber que uma redução na fatura da energia equivale a uma enorme poupança, seja qual for a dimensão da empresa.

O recurso a painéis solares pode representar uma redução, em média, de 20% a 40% dos gastos em energia, ao reduzir o consumo da rede. Assim, a opção pela energia solar torna-se uma solução óbvia para diminuir os custos de uma forma bastante visível.

Para a produção de energia solar não é preciso haver céu limpo, basta que haja luz solar. O que significa que um painel produz energia o ano inteiro, mesmo nos dias cinzentos. Portugal tem um elevado número de horas de luz solar por ano quando comparado com outros países, o que permite um melhor aproveitamento deste recurso.

3. Retorno rápido do investimento

Quer sejam instalados em larga ou pequena escala, os painéis têm uma manutenção bastante simples. E que é também económica, já que os custos são muito reduzidos e muito menores do que as poupanças obtidas.

O investimento inicial é rapidamente recuperável e como têm uma vida útil longa (cerca de 25 anos), durante muito tempo não terá de se preocupar em substituir os painéis. 

Existem ainda soluções sem qualquer tipo de investimento inicial, em que é possível usufruir das vantagens da energia solar pagando uma mensalidade que pode ser fixa ou variável. Neste último caso, a prestação depende da energia que produzir.

4. Energia amiga do ambiente

A energia solar é uma energia limpa. A captação é feita por um conjunto de painéis fotovoltaicos que a transformam em energia elétrica. Este processo não emite gases com efeito de estufa e não polui a água ou o ar.

Como é renovável e inesgotável, ao usar energia solar não estará a contribuir para o esgotamento dos recursos naturais.

É, por isso, uma forma de a sua empresa ter uma participação ativa na descarbonização e na transição energética. E estes são dois pilares das políticas globais, europeias e nacionais para as próximas décadas.

5. Empresa sustentável é empresa respeitável

Uma empresa é, hoje em dia, muito mais do que um negócio. A responsabilidade social e o posicionamento sustentável da organização têm atualmente uma grande importância na escolha dos consumidores pelos seus produtos e serviços.

Por outro lado, a sustentabilidade ambiental das empresas começa a ser tida em conta, por exemplo, na avaliação de risco na concessão de crédito. Uma empresa sustentável pode ter assim mais facilidades no acesso a financiamento por parte dos bancos do que outra que não cumpre esses requisitos.

Uma das vantagens da energia solar para as empresas é, justamente, essa perceção positiva por parte dos seus clientes, investidores e parceiros.

As preocupações ambientais são, realmente, um fator de valorização das empresas. Uma das provas desta tendência é o índice Dow Jones Sustainability, que analisa não só a performance financeira, mas também o seu desempenho em termos ambientais, sociais e económicos.

Como aproveitar as vantagens da energia solar para as empresas?

Agora que conhece as principais vantagens da energia solar para a sua empresa, está na altura de procurar a solução mais adequada para o seu caso.

Neste processo, é importante contar com um parceiro experiente e que possa dar garantias de confiança e qualidade, como a EDP, que já realizou projetos deste género em mais de 2.400 empresas em Portugal, Espanha, Itália, Polónia, Brasil e EUA.

Adicionalmente, ao longo dos anos tem havido vários programas a que as empresas se podem candidatar para obter apoio financeiro com vista à melhoria da eficiência energética e à implementação de energias renováveis.

Sendo esta uma das formas de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e de alcançar a neutralidade carbónica, é importante estar a par dos incentivos públicos que vão surgindo, nomeadamente no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030.

Além dos programas públicos, as empresas podem recorrer a iniciativas privadas de promoção da eficiência energética.

A energia solar é uma das apostas mais fortes para que sejam atingidas as metas ambientais traçadas até 2030. Por isso, este é o momento certo para levar, para a sua empresa, a energia do futuro.

Energia Solar para Empresas

As soluções de Energia Solar EDP permitem à sua empresa produzir a sua própria eletricidade e poupar, em média, entre 20% a 40% na fatura.