Share the post "Vêm ou veem: descubra as diferenças e saiba quando usar essas palavras"
Existem na Língua Portuguesa quatro categorias de palavras para identificar vocábulos que sejam idênticos do ponto de vista da sonoridade, da forma gráfica ou de ambas. Vamos ver se vêm ou veem caem nalguma dessas categorias.
Descubra as diferenças entre vêm ou veem
As palavras “vêm” e “veem” até lhe podem parecer semelhantes, mas os seus significados e pronúncia são diferentes. Estas duas formas verbais, de dois verbos distintos – vir e ver – causam confusões a muitas pessoas, tanto na expressão oral como na escrita. Qual é que leva dois “e”? Como é que se lêem? O que significam? Vamos descobrir.
Vêm ou veem: são estas duas palavras homófonas?
A confusão começa desde logo aqui. Estas palavras não caem na categoria de palavras homófonas, embora seja por pouco. Palavras homófonas são aquelas que têm uma fonética exatamente igual, embora se escrevam de forma distinta e signifiquem coisas diferentes. As palavras homófonas são pronunciadas da mesma maneira, embora escritas de forma diferente, e têm significados diferentes.
Ora, vêm e veem apresentam algumas das características das palavras homófonas, como o facto de se escreverem de forma diferente e terem significado diferente, mas diferem num aspeto fulcral: a pronúncia.
Muitas pessoas tenderão a pensar que a forma de pronunciar as duas palavras é igual – mas não é. Ainda que seja muito parecida, é ligeiramente diferente, e tenderá a ser difícil de diferenciar quando as pessoas não sabem da real diferença.
Para perceber melhor o que são palavras homófonas, fique com estes exemplos, que são termos usados do domínio comum da Língua Portuguesa falada e escrita.
- Cela (pequeno compartimento) e sela (assento acolchoado)
- Hera (planta trepadeira) e era (verbo ser)
- Caçar (perseguir, capturar) e cassar (anular, invalidar)
- Concelho (município) e conselho (sugestão)
- Trás (local) e traz (verbo trazer)
- Voz (som humano) e vós (pronome pessoal)
Ora, no caso das palavras que estamos aqui a analisar:
Compreendeu a diferença na pronúncia? Vamos então à grafia, ou forma de escrita.
Vêm ou veem: são estas duas palavras homógrafas?
Enquanto as palavras homófonas soam exatamente iguais e se escrevem de maneira diferente, as palavras homógrafas são aquelas que se escrevem da mesma forma, mas têm pronúncia e significado diferentes. Vêm e veem caem nesta categoria?
Não, pois escrevem-se de maneira diferente, e como vimos não têm a mesma pronúncia, nem o mesmo significado.
Aqui ficam alguns exemplos de palavras homógrafas:
- Borra («resíduo») – borra (verbo borrar);
- Acordo («entendimento») – (eu) acordo (verbo acordar);
- Jogo («divertimento») – (eu) jogo (verbo jogar);
- Começo («início») – (eu) começo (verbo começar).
Vêm ou veem: são estas duas palavras homónimas?
As palavras homónimas são aquelas que se escrevem da mesma maneira e têm a mesma pronúncia, mas que apresentam significados diferentes.
Exemplos:
Estou no meu canto sossegado. / Eu canto uma canção.
Tendo em conta esta definição, já percebeu certamente que vêm e veem não são homónimas.
Vêm ou veem: são estas duas palavras homónimas?
Parónimos são palavras que são escritas de forma parecida e pronunciadas de forma também parecida, mas que significam coisas distintas. Parece que temos uma correspondência: vêm e veem encaixam que nem uma luva nesta categoria. Então, a resposta é um sim!
A pronúncia
Vamos voltar a uma questão importante, e que poderá ser a origem de todas as dúvidas e confusões: é na fala que reside esse ponto – a forma de se pronunciar, quer seja vêm ou veem, é diferente, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar. Embora se devam pronunciar as duas palavras de forma diferente, é fácil também constatar que as diferenças são muito ténues e difíceis de perceber.
Ainda por cima, antes do acordo ortográfico, veem era escrito como “veem”, com acento circunflexo, o que ainda aproximava ainda mais as duas palavras do ponto de vista da grafia, apesar de enfatizar a diferença de sonoridades. Ao serem muito parecidas graficamente, é natural que as pessoas se sintam tentadas a pronunciá-las da mesma maneira.
Vêm ou veem: as diferenças
Vamos identificar as duas palavras para percebermos as suas diferenças.
1. Vêm e veem pertencem a pessoas e a verbos diferentes: vêm, forma da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo vir; veem: terceira pessoa do plural do verbo ver.
2. A pronúncia, apesar de muito idêntica, devido ao anasalamento provocada pelo “m” final das duas formas, é um elemento indicador das verdadeiras diferenças: o acento circunflexo em “vêm” indica o timbre semifechado da vogal tónica “e”, mas é grafado, também, com a intenção de se distinguir de vem, 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo de “vir”; estes são sons ligeiramente distintos de veem, em que há um “e” tónico oral fechado em hiato com a terminação -”em”.
O verbo vir
De entre os dois verbos que surgem na origem das duas palavras, o verbo vir é aquele que apresenta uma maior panóplia de significados, podendo o seu uso referir-se ao ato de dirigir-se ou ser levado de um local para aquele de onde partimos previamente; chegar, chegar para ficar mais tempo, regressar ao ponto de origem, estar presente em, comparecer, retornar, resultar, ocorrer, nascer, ser razão de, surgir no pensamento, alcançar, estar na iminência de acontecer, tomar forma, progredir ou se tornar melhor, aparecer em determinada situação ou circunstância, aparecer para ajudar, andar ou ir para acompanhar uma outra pessoa, começar a existir.
Vir tem como sinónimos outros verbos como: voltar, tornar, regressar, acudir, emanar, derivar, surgir, comparecer, chegar, aparecer, provir, proceder. Pode ser verbo intransitivo, verbo predicativo, verbo pronominal e verbo transitivo indireto.
Vêm advém do presente do indicativo do verbo vir.
- (Eu) venho
- (Tu) vens
- (Ele) vem
- (Nós) vimos
- (Vós) vindes
- (Eles) vêm
O verbo ver
O verbo ver assume uma interpretação e significado mais direto e conciso. Veem refere-se à ação de ver, de observar, de captar algo empregando a visão, por parte de um grupo de seres, ou entidades que possuem a faculdade da visão.
Em alternativa, pode ser empregue com referência ao ato de avistar algo, ou de diferenciar algo visualmente. Pode ser também usado como sinónimo de “encontro” – quando se pretende marcar novo encontro com alguém e se diz: “espero ver-te outra vez”. Ver também pode significar permanecer num relacionamento com alguém. Por exemplo, quando se diz “os amantes viam-se uma vez por semana”.
Aqui fica a conjugação:
- (Eu) vejo
- (Tu) vês
- (Ele) vê
- (Nós) vemos
- (Vós) vedes
- (Eles) veem
Para concluir, atente na seguinte frase: “Eles veem que o candeeiro está partido, mas não vêm cá consertá-lo!”. Compreendeu agora? Boas escritas!