Ekonomista
27 Out, 2020 - 13:01

Viajar de autocaravana: experiência única, com ou sem destino

Fizemo-nos à estrada e fomos viajar de autocaravana. Andamos por Portugal e contamos-lhe tudo sobre uma experiência que não deve perder.

Viajar de caravana por Portugal

A pandemia virou tudo do avesso. A forma como nos relacionamos, a maneira como trabalhamos e, definitivamente, como viajamos. Por isso, neste estranho ano de 2020, viajar de autocaravana tornou-se tão ou mais popular que a mochila às costas ou os hotéis “all included”.

A principal vantagem de viajar assim é a quase total liberdade para se deslocar para qualquer sítio e em qualquer altura, fazendo com que esta não tenha que ser uma atividade sazonal. Em qualquer altura pode alugar uma autocaravana e partir à descoberta do país com praticamente a casa às costas.

viajar de caravana: road trip sem amarras

Assim, o Ekonomista também se fez à estrada para ver o que tem feito tanta gente optar por viajar de autocaravana. Pesaram-se os prós e os contras. Mediram-se as distâncias, estudou-se a pertinência da convivência (e gostos musicais!) a bordo, traçou-se a rota (sempre perto de restaurantes de estalo, claro) e alugou-se o veículo na Indie Campers.

Sim, uma autocaravana não é propriamente um brinquedo barato, tão pouco fácil de acomodar na garagem. Daí que o aluguer seja cada vez mais popular e em conta. Tudo tratado, pé na estrada.

Casal a viajar de autocaravana

Dia 1. Rolar até Porto Côvo

Arrancamos do Porto, com um fim de semana prolongado em vista. Primeiro, nada como começar a rolar e a conhecer a autocaravana. Apesar de se conduzir com muita facilidade, viajar de autocaravana não é exactamente o mesmo que ir de férias com um Smart, isto falando apenas de condução. Mas rápida e facilmente se apanha o jeito e se começa a rolar estada fora sem sobressaltos e em total conforto.

Assim, a primeira paragem ficou apontada para a Samouqueira, em Sines, aproveitando todo o equipamento da autocaravana para um almoço “on the road”. O destino final deste primeiro dia era Porto Côvo, mas a deslumbrante costa alentejano encerra segredos e paisagens absolutamente irresistíveis. A partir de Sines, parece haver um outro país que se abre perante os olhos, onde a azáfama quotidiana das grandes cidades é um conceito distante, se não mesmo incompreensível.

Ao jantar, e já com algumas horas de estrada, e devidamente estacionada a autocaravana, a escolha recaiu sobre o restaurante Arte e Sal, localizado na praia de Morgavel e com uma vista espetacular sobre o litoral alentejano. Se a opção for jantar em Porto Côvo, não precisa de a roer laranjas na falésia ou assar pargos na praia, como canta Rui Veloso. A escolha é variada, mas recomendamos o Zé Inácio, um dos melhores espaços para degustar as iguarias locais.

Dia 2. Zambujeira e Cabo Sardão

Acordar de manhã, com os primeiros raios de sol, numa autocaravana perto do mar é uma experiência que toda a gente deve ter pelo menos uma vez na vida. Foi o que fizemos, enquanto saboreávamos o pequeno almoço e, claro, prepararmos a ida até à Ilha do Pessegueiro ao som da icónica música do Rui Veloso – já vamos com 2 referência à música porque é realmente algo muito relevante para uma viagem deste estilo.

De seguida, mão no volante e há que rolar até Vila Nova de Milfontes, a princesa do litoral alentejano. Para o almoço, tentamos evitar a evidente e famosa escolha da Tasca do Celso e deparamo-nos com um opíparo almoço do Porto das Barcas, um restaurante junto ao mar, de comida fresca, tradicional e extraordinariamente bem confeccionada. O peixe e o marisco são reis e não vale a pena tentar resistir.

A seguir, tomou-se a estrada rumo ao Cabo Sardão, com as suas imponentes escarpas cavadas a pique na direção do mar revolto. Fica na estrada costeira que liga Almograve à Zambujeira e tem ainda um imponente farol, construído em 1915, e com 17 metros de altura. Foi com esta envolvência que preparamos o jantar. Viajar de autocaravana tem esta vantagem, Quando a fome aperta ou a paisagem convida está quase tudo à mão.

Na autocaravana da Indie Campers que nos transportou era possível fazer uma refeição de estalo (não faltam os utensílios necessários à preparação), há todo o conforto para os viajantes e absoluta segurança. Estamos a falar de mesa, cadeira, fogão, frigorífico, o que mais precisam ? Por isso, optamos por ficar por ali, em frente a uma paisagem esmagadora. No dia seguinte havia mais quilómetros para fazer.

Interior de autocaravana

Dia 3. Estranha forma de praia

O destino seguinte foi a Zambujeira do Mar, que para além de uma praia majestosa, pouco mais tem para oferecer. Contudo, o nosso principal objetivo do dia era o Brejão e mais propriamente a chamada praia da Amália.

Situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano, está em estado quase puro e deve o seu nome à mais famosa fadista de sempre, Amália Rodrigues (lá está, música novamente!). Foi ela quem antes de qualquer multidão descobriu o fantástico litoral alentejano e ali comprou um terreno, onde construiu uma casa com vista para o mar. Para conseguirem visitar esta esta incrível praia, sugiro que atentem a hora das marés porque o areal desaparece com o subir da maré.

Foi por ali que almoçamos, com toda a tranquilidade, como deve ser, antes de rumarmos até Odeceixe, já no concelho de Aljezur. Odeceixe é uma praia monumental, parece engolida por água por todos os lados, e permite um distanciamento social que se agradece. O jantar teve lugar na fantástica Casa Dorita com peixe fresco e uma bela vista sobre a praia que é simultaneamente banhada por rio e mar. Terminamos a jornada do dia no Parque de Campismo de Odeceixe, até porque as autocaravanas também precisam de descanso e manutenção.

autocaravana na estrada
Não perca Vêm aí dias de descanso? Saiba como alugar uma autocaravana

Dia 4. Pela estrada fora

Aljezur é, muito provavelmente, um dos concelhos mais subvalorizados do país. O que é um pena. Ou não… A verdade é que conta com algumas das praias mais espetaculares de Portugal Continental, como a de Vale Figueira, a Carrapateira ou a Amoreira.

Acabamos por escolher a praia do Monte Clérigo para o almoço a bordo da autocaravana, seguindo depois para a espetacular praia da Arrifana, onde passamos a noite, não sem antes um glorioso jantar no restaurante Arte Bianca ali perto, junto á Urbanização Vale da Telha.

Embalados pelo som do Atlântico adormecemos para a última noite antes do regresso ao Porto com a certeza de que viajar de autocaravana irá muito rapidamente de ser um opção radical para se transformar numa das formas preferenciais de se passear e conhecer o país. Até porque quando chegamos ao Porto a vontade era mesmo carregar no acelerador e seguir viagem pela estrada fora!