Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
29 Out, 2019 - 15:32

Vinhais: viagem deliciosa rumo à capital do fumeiro

Márcio Matos

Vinhais é sinónimo de Capital do Fumeiro, mas há muitas outras razões para visitar e ficar a conhecer este concelho de Bragança.

Vista de Vinhais

Vinhais é uma freguesia e sede de concelho situada no distrito de Bragança. A Feira do Fumeiro de Vinhais é um evento importante na afirmação da localidade, sendo frequente chamar à região “Capital do Fumeiro”.

Trata-se um evento que ocorre anualmente, em fevereiro, e que capta a curiosidade de muita gente e que tem feto a fama, e proveito, de Vinhais no panorama nacional e internacional.

No entanto, Vinhais é muito mais do que a Capital do Fumeiro. O investimento no turismo e no ecoturismo levou à criação de estruturas e equipamentos que tornaram esta localidade num município que merece ser visitado e explorado. Fique a conhecer algumas das razões que farão com que agende para breve uma visita a este concelho.

Algumas das razões por que deve ir até Vinhais

Igreja de Vinhais

O que ver

O Pelourinho de Vinhais foi construído no período Manuelino e está presente no recinto amuralhado do Castelo de Vinhais. É delimitado por casas de um ou dois pisos e é um ponto de atração que gera grande interesse.

O Solar da Corujeira é um edifício barroco e o Solar de Vilar de Ossos e o Solar de Estêvão de Mariz são outros exemplos de arquitetura que captam os olhares atentos dos curiosos que visitam esta região, assim como a ponte de Arranca, que é provavelmente medieval.

Esta última é constituída por cinco arcos distintos, estando presente na estrada que faz a ligação de Vinhais a Nunes, atravessando o rio Tuela.

O Castelo de Vinhais e a sua muralha medieval dão um encanto muito particular à localidade. A Fonte do Cano também é merecedora de uma visita pois, além do brasão que apresenta enorme valor artístico, possui dois painéis de azulejo nacional nas laterais.

O que fazer

Um dos pontos que gera interesse neste concelho é o artesanato. Há trabalhos em madeira (máscaras, fusos, rocas, piões), mas também cestos de vime e piorno (giesta) e, ainda, as típicas colchas, rendas e meias de lã.

Os amantes de cultura podem sempre fazer uma visita a um edifício datado do século XVIII, o Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais. Aí, poderá ver uma série de obras de António Palolo (coleção permanente), diversas exposições temporárias e beneficiar de um programa cultural interessante. É um espaço com internet, biblioteca, teatro e cafetaria.

O Parque Biológico de Vinhais (PBV) é um espaço indicado para os amantes da Natureza, podendo contactar com toda a diversidade da fauna e flora de Vinhais.

Fumeiro de Vinhais

Festas e Eventos

A Feira do Fumeiro, que ocorre em fevereiro (onde poderá encontrar bons produtos como carne de porco bísara, alheira, chouriça de carne, chouriça doce, chouriço azedo, presunto, salpicão), é um dos grandes destaques, mas há mais motivos de celebração.

Há também a Quarta-feira de Cinzas em Vinhais, “A Morte e os Diabos”, a Festa da Cabra e do Canhoto (que se realiza no dia 31 de outubro e ocorre em Cidões), a Festa de Santo Estêvão e a Festa dos Rapazes e da Galhofa (que se realiza nos dias 25 e 26 de dezembro, em Ousilhão).

Todas são bons exemplos de festas peculiares e reveladoras de como é possível se divertir por estas paragens.

Onde comer

Existem em Vinhais diversos restaurantes que podem demonstrar a qualidade da gastronomia local. Os fantástico fumeiros, carnes da melhor qualidade e doçaria transmontana inigualável, são a receita para a perdição em qualquer um dos muitos restaurantes de Vinhais

Onde dormir

Existem algumas opções para descansar, nomeadamente alguns espaços de alojamento local que serão os mais indicados para passar as suas noites em Vinhais.

O Alojamento Local Madre de Cima, o agroturismo Casa de Brito, a Casa de Santiago, a Casa do Regadio, a Hospedaria do Parque Biológico de Vinhais, a Quinta da Barca ou a Quinta dos Castanheiros, são alguns dos lugares que irão de certeza proporcionar uma estadia inesquecível.

Veja também