Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
27 Mar, 2019 - 10:46

Visitas guiadas ao Teatro Nacional São João: agende já a sua

Márcio Matos

Usufrua das visitas guiadas ao Teatro Nacional São João e fique a conhecer melhor e a saber mais sobre este edifício quase centenário da cidade do Porto.

Visitas guiadas ao Teatro Nacional São João: agende já a sua

Março é um mês especial para o teatro e para este em particular, aproveitando as visitas guiadas ao Teatro Nacional São João.. Afinal, é no dia 27 de março que se comemora o Dia Mundial do Teatro e foi no dia 7 deste mês que se celebraram os 99 anos do Teatro Nacional São João.

Por essa razão, vale a pena olhar para a história deste edifício e falar-lhe do programa das festas que já está a ser traçado para 2020, ano do seu centenário. Uma boa forma de vivenciar este espaço é marcar presença nos espetáculos que promove, mas também conhecer os seus bastidores e perceber todos os mecanismos que dão origem a alguns dos mais deslumbrantes espetáculos de teatro que a cidade do Porto tem para oferecer.

O convite é, assim, para que conheça por dentro uma das mais emblemáticas salas da Invicta, repleta de história e por onde já passaram nomes maiores do teatro português, como Ruy de Carvalho ou Luís Miguel Cintra.

Visitas guiadas ao Teatro Nacional São João

teatro

A 1 ano de celebrar o centenário, pode dizer-se que o último aniversário do Teatro Nacional São João teve um sabor especial e foram muitas as atividades que procuraram antecipar e aguçar o apetite para aquilo que irá acontecer em 2020.

Vários os ecrãs espalhados pela cidade antecipavam com imagens e frases aquilo que ia acontecer neste aniversário e, principalmente, no aniversário do próximo ano. “Quantos fantasmas vivem num teatro quase centenário? E quantos futuros saem de dentro dele?” eram duas das frases que pontuavam estes painéis.

Se já não vai a tempo, porém, de participar nas atividades organizadas por ocasião do aniversário deste ano, saiba que há sempre formas de comemorar e conhecer um pouco melhor este Teatro. As visitas guiadas ao Teatro Nacional São João são uma delas e, neste momento, estão disponíveis não só em português, como em inglês, francês, espanhol e, ainda, com videoguia em língua gestual portuguesa.

Estas visitas focam três aspetos essenciais, relacionados com o espaço – a sua história, arquitetura e atividade teatral passada e presente. Durante o percurso, poderá ficar a conhecer a sala de espetáculos, a sala de ensaios, os camarins e as zonas técnicas deste monumento nacional.

As visitas decorrem de terça-feira a sábado, às 12h30, sem necessidade de marcação prévia, para um número não superior a 20 pessoas. O custo da visita é de 6€ por pessoa e as crianças até aos 10 anos, desde que acompanhadas por um adulto, não pagam.

Já as visitas orientadas por um mediador e intérprete de língua gestual portuguesa realizam-se mediante marcação prévia, assim como as visitas por parte de grupos escolares que não devem exceder as 20 pessoas e, neste caso, têm entrada gratuita.

As reservas devem ser feitas através do Centro Educativo, enviando email para [email protected] ou telefonando para o 22 339 50 66.

Um pouco da história do Teatro Nacional de São João

O primitivo Real Teatro de São João

O Real Teatro de São João foi inaugurado em 1798, em homenagem ao futuro rei D. João VI, e foi construído segundo o projeto do arquiteto e cenógrafo italiano Vincenzo Mazzoneschi. A atividade desta casa de espetáculos ficaria amplamente ligada à ópera italiana. Em 1908, um incêndio destruiria este edifício primitivo.

(Re)construção

Foi, então, em outubro de 1908, que foi lançado o concurso público para a sua reconstrução, do qual sairia vencedor o projeto do arquiteto José Marques da Silva. A proposta assentava num equilíbrio entre a inovação técnica e o gosto tradicional. A obra foi inaugurada em março de 1920. Em 1932, passou a chamar-se São João Cine, por dedicar grande parte da sua programação à exibição cinematográfica.

Anos 90

Em 1992, foi adquirido pelo Estado, passando a designar-se Teatro Nacional São João (TNSJ). Entre 1993 e 1995, foi restaurado, remodelado e reequipado, sob o projeto do arquitecto João Carreira, apresentando até à atualidade atividade artística regular e rica.

Veja também: