Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
20 Mar, 2019 - 11:36

Oficinas de Marionetas para crianças e adultos no Porto

Márcio Matos

No próximo mês de abril, há Oficinas de Marionetas para crianças e adultos no Porto, na Quinta da Bonjóia. Inscreva-se e saiba mais sobre esta arte.

Oficinas de Marionetas para crianças e adultos no Porto

As Oficinas de Marionetas para crianças e adultos são uma iniciativa gratuita , disponível na Quinta da Bonjóia, mas de inscrição obrigatória. Se gosta de teatro de marionetas ou tem, simplesmente,  curiosidade em saber mais sobre como é feita a manipulação daquelas figuras que fazem miúdos e graúdos sonhar, então estas Oficinas de Marionetas são ideais para si.

Fique a saber mais sobre o Teatro de Marionetas do Porto e a atual localização do seu Pólo de Marionetas e fique a par desta e de outras atividades de que pode beneficiar. A programação desta Companhia é rica e variada e saiba que há ainda exposições para visitar e espetáculos para assistir, através dos quais pode ficar a conhecer melhor o maravilhoso mundo do teatro de marionetas.

Oficinas de Marionetas para crianças e adultos: inscreva-se já!

Oficinas de Marionetas crianças e adultos

Pólo de Marionetas do Porto

Em 2016, o Teatro de Marionetas do Porto inaugurou o Pólo das Marionetas do Porto, na Quinta de Bonjóia. Este pólo funciona como museu, apresentando uma exposição temporária, com visitas livres e guiadas, tendo ainda programas e atividades paralelos, nomeadamente leituras encenadas. Por exemplo, em 2018, foi realizado um projeto de criação com a comunidade sénior de Campanhã, projeto esse estreado no Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Todas as atividades são gratuitas, já que uma das missões deste espaço é promover a inclusão e coesão social através da arte.

Objetos e formas animadas

Estas oficinas de marionetas para crianças e adultos são pensadas como espaços de encontro, partilha e experimentação. Durante estas oficinas, os participantes (crianças e/ou adultos) são convidados a conhecer algumas das técnicas de manipulação mais usadas pela companhia, realizar um trabalho de corpo, gestualidade e voz, experimentar e improvisar a partir de objetos e formas animadas, ficando assim a saber mais sobre o funcionamento do teatro contemporâneo com marionetas.

Próximas Oficinas de Marionetas:

Crianças dos 6 aos 12 anos

  • Datas e horário: 10.04, 11.04, 12.04 e 15.04, às 10h30
  • Duração: 2h
  • Lotação: 15 participantes
  • Inscreva-se aqui.

Adultos

  • Datas e horário: 10.04, 11.04, 12.04 e 15.04, às 14h30
  • Duração: 2h
  • Lotação: 20 participantes
  • Inscreva-se aqui.

Museu das Marionetas

Ao participar numa oficina, pode também ficar a conhecer o núcleo museológico, centrado na obra de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), encenador e diretor artístico do Teatro de Marionetas do Porto. O espaço, em permanente atualização, expõe marionetas, adereços e outros objetos emblemáticos utilizados nos espetáculos da companhia, para além de contar e partilhar muitas histórias.

Espetáculos em palco

Lições de voo é a nova produção para a infância, proposta pela Companhia, realizada com base numa série de ilustrações de João Vaz de Carvalho.

O espetáculo é composto por dois atores, com marionetas e semi marionetas, e o conceito da história é o desejo do ser humano em voar e em realizar o irrealizável.

Lições de voo fala sobre a poética do ar, dos sonhos e do voo, convidando todos a experimentar a leveza do corpo, a suspensão e a emoção de descolagem, num espetáculo onde todos somos pessoas/pássaros do vento.

O espetáculo destina-se a maiores de 3 anos e está em palco no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

Informações úteis

  • Datas: 29.03 a 02.04
  • Horário: sexta, 21h30; sábado,16h; domingo,11h; segunda e terça, 10h30 e 15h (sessões para público escolar).
  • Mais informações, aqui.

Registe tudo na agenda e inscreva-se o quantos antes nas Oficinas de Marionetas crianças e adultos, antes que os lugares disponíveis esgotem. Aproveite, ainda, para espreitar as exposições patentes e assistir aos espetáculos em palco. Proporcione a si próprio e aos seus filhos momentos de magia e encantamento que os mais novos e os mais velhos vão, simplesmente, adorar. Apoie o teatro e fique a saber mais.

Veja também: