Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
21 Set, 2020 - 16:35

Wallbox: uma caixa mágica e obrigatória para quem tem carros elétricos

David Afonso

Carregar um elétrico numa tomada doméstica pode demorar perto de 40h. Por isso as Wallbox são um acessório obrigatório para quem tem um automóvel elétrico.

Wallbox

A transição para alternativas energéticas tem vindo a motivar cada vez mais inovação no setor automóvel, mas uma das grandes incógnitas é ainda o sistema de carregamento dos carros elétricos.

A rede de postos de carregamento público, claramente, não é suficiente para suportar o número de veículos no mercado. E uma vez que carregar um elétrico numa tomada doméstica demora quase 40 horas, acaba também por não ser uma opção prática.

É precisamente aqui que entram as Wallbox, como a resposta da indústria à necessidade dos utilizadores e como a solução para uma melhor mobilidade elétrica, sem qualquer limitação.

As Wallbox, vulgarmente conhecido também como posto de carregamento doméstico, carregador de parede ou home-charger, é uma das 3 formas existentes para carregar veículos elétricos.

É também das 3, aquela que lhe oferece um melhor compromisso entre tempo de carregamento e longevidade da vida útil da bateria.

Neste artigo, estão listados todos os pormenores sobre as Wallbox. O que são exatamente, para que servem, quais as suas principais vantagens, que tipos de Wallbox existem e como podem ser instalados na sua residência.

Wallbox: uma solução a pensar na mobilidade elétrica

wallbox

As Wallbox, como previamente referido, são pontos de carregamento de veículos híbridos plug-in ou totalmente elétricos, que podem ser instaladas em casas, garagens ou até mesmo em parques empresariais.

Como funciona uma Wallbox

Uma Wallbox, além de ser um dispositivo “quase portátil”, oferece mais segurança às baterias, evita picos de tensão e equilibra as cargas e descargas de energia durante os carregamentos.

Ao nível prático, é um dispositivo semelhante a uma caixa, embutida numa parede, e que tem um conector exclusivo para carros elétricos ou híbridos.

A Wallbox é alimentada por corrente alternada, tanto no modo monofásico quanto trifásico. Da mesma forma, pode ter várias funções agregadas, como poder controlar o consumo e gastos de energia elétrica ou a possibilidade de programar a recarga (embora alguns carros já o ofereçam).

A Wallbox é sem dúvida a solução é ideal para carregar o carro em casa.

Caso esteja instalada numa garagem ou parque público, a Wallbox, e por segurança, desenvolveu um sistema em que pode ser ativada por cartão ou chave.

as principais Vantagens de utilizar uma Wallbox

Ao comprar um carro elétrico ou híbrido, muitos fabricantes fornecem aos clientes um carregador de baixa potência que pode ser ligado a uma tomada convencional.

Se assim é, por que é necessário então, considerar a compra de uma Wallbox? As principais vantagens são:

Segurança na instalação elétrica

As tomadas domésticas fornecem uma potência de e até um máximo de 2,8 kW para uma instalação elétrica monofásica. Por norma, e nestas condições, o tempo de carregamento pode chegar até 40 horas.

Carregar um carro elétrico numa tomada convencional pode reduzir consideravelmente a vida útil da bateria. Uma vez que esta, não foi projetada para fornecer energia por longos períodos e podem causar sobreaquecimento e problemas em todo o sistema elétrico do local onde está instalada.

Por outro lado, a Wallbox garanta a máxima segurança e ajusta-se à potência que o carro elétrico necessita. Com um sistema trifásico, dependendo da ligação, pode chegar a 22 kW, o que torna o carregamento 9 vezes mais rápido em comparação com a tomada doméstica.

Variação de intensidade de carga

A Wallbox permite ajustar a intensidade da carga, podendo mesmo reduzi-la caso existam outros equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ao mesmo tempo. Da mesma forma, se não houver nenhum equipamento que exija mais energia em casa, a potência é aumentada para carregar o carro mais rapidamente. Este é o ajuste inteligente da própria Wallbox.

Vida útil da bateria

O tempo de carregamento não é muito longo e nem extremamente rápido, o que ajudará as baterias a terem uma vida útil ainda mais longa.

Onde pode ser instalada uma Wallbox?

wallbox
O novo Mercedes EQC a carregar numa Wallbox doméstica.

Apesar de já ter sido referido, convém reforçar os locais onde é possível colocar uma Wallbox. Os mais comuns são:

  • Garagem de casa;
  • Garagem/Estacionamento Privado;
  • Estacionamento Empresa;

Existe ainda a hipótese de montar um posto, em casa, dedicado à Wallbox.

Diferentes tipos e modelos de Wallbox

Existem vários tipos de Wallbox disponíves no mercado. O facto de existirem diferentes conectores, ainda não são padronizados globalmente, faz com que existam então diferentes tamanhos e propriedades.

Apesar da tentativa de chegar a um acordo entre os principais fabricantes automóveis (americanos, alemães, japoneses e franceses), não se conseguiu criar um cabo de conexão universal.

Assim, os diferentes tipos são:

1 – Yazaki

Embora seja de padrão japonês, é o adotado pelo mercado americano e aceite na União Europeia. É compatível com alguns modelos de marcas como Kia, Toyota, Ford, Renault, Citroën, Peugeot, Mitsubishi, Nissan ou Opel.

2 – Mennekes

É de origem alemã e é compatível com modelos de marcas como Renault, Tesla, Volvo, Porsche, Mercedes, Audi, Volkswagen ou BMW.

3 – Scame

Esse tipo de conector é utilizado em carros elétricos de pequeno porte, permitindo uma recarga semi-rápida em corrente alternada. Não é muito frequente no mercado.

4 – CHAdeMO

É também japonês. Equipa, marcas como a Subaru, Mitsubishi, Toyota ou Nissan.

5 – Combo 2

O Combo 2 tenta ser a solução padrão nos mercados americano e europeu e permite modos de carregamento lento e rápido. É compatível com Porsche, Volkswagen, Daimler, BMW e Audi.

Onde posso comprar uma Wallbox?

Wallbox

Se está a pensar que vai comprar um novo extra para o seu carro elétrico ou híbrido, saiba que é possível comprar uma Wallbox em Portugal.

Os principais distribuidores são:

Veja também