AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O seu filho vai mudar de escola? 8 dicas

Mudar de escola nem sempre é fácil. Saiba como ajudar o seu filho nesta mudança com estas 8 dicas.

O seu filho vai mudar de escola? 8 dicas
8 conselhos a não perder para facilitar a mudança de escola

Alguns estudos dizem que a mudança aumenta a capacidade de superação e resposta a novos desafios e aprendizagens, todavia, mudar de escola pode ser muito stressante. Apesar da permeabilidade das crianças, alguns preocupações podem surgir: será que vou gostar dos professores, será que os colegas vão gostar de mim?
 

Conheça as nossas 8 dicas para o ajudar nesta transição.

 
1. Se o seu filho vai mudar de escola é natural que, assim como ele, sinta alguma ansiedade. Se assim for, não partilhe as suas preocupações. Seja otimista e mostre confiança na capacidade dele para enfrentar desafios.
 
2. É importante que o seu filho saiba que não está a fazer isto sozinho. Tranquilize-o explicando-lhe que as mudanças podem deixar qualquer pessoa ansiosa, até a si. Mude o foco, lembrando que mudar de escola também são novos amigos e novas brincadeiras
 
3. Se o seu filho tem necessidades especiais, contacte a escola com a maior antecedência para que tudo esteja preparado para o receber, de forma a que ele não se sinta excluído.
 
4. Estudos indicam que quanto mais envolvidos os pais estão no ambiente escolar, mais bem-sucedidos os filhos serão. Envolva-se na Associação de Pais e participe nas atividades da escola.
 
5. Mantenha as rotinas. Se à terça vão jantar aos avós, à quinta é dia pizza e à sexta assistem um filme continue a fazê-lo. Isto faz com que o seu filho se sinta seguro e perceba que mudar de escola, não significa mudar tudo na sua vida. Dá alguma normalidade a estes novos dias.
 
6. Quase todas as escolas já têm página online. Encoraje-o a pesquisar na nova escola atividades que lhe interessem. Talvez seja no clube de línguas, de matemática, de fotografia, na equipa de andebol ou mesmo no jornal escolar. 
 
7. Antes do início das aulas, visitem a escola, conheçam o diretor e os professores. Isto permite que o seu filho saiba o que esperar no primeiro dia, diminuindo a ansiedade. É, também, importante que, após o início das aulas mantenha um contacto estreito com a escola de modo a que possa atender a todas as necessidades do seu filho.
 
8. Crie condições para que os amigos da escola anterior não se percam, organizando encontros e incentivando telefonemas e troca de correspondência (online e offline). 
 
Sabia que as crianças demoram, aproximadamente, seis semanas a adaptarem-se a um novo ambiente escolar? Seja paciente e converse com o seu filho diariamente sobre a nova escola. Oiça as suas preocupações e ajude-o a lidar com os problemas que possa ter. Sentir o apoio da família será muito importante nesta fase. 
 
Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.
 
Veja também: