Como preparar a reforma aos 40 anos

Saiba algumas das melhores formas de preparar a reforma aos 40 anos. Tipos de investimento mais adequando para poupar para a reforma.

Como preparar a reforma aos 40 anos
Não adie o futuro. Comece já hoje a preparar a reforma.

Já todos sabemos por maioria de razões – diminuição dos valores das pensões, dúvidas quanto à sustentabilidade de Segurança Social, redução de rendimentos, entre outras – que se deve começar o mais cedo possível a poupar para a reforma. No entanto, existem tipos de investimentos mais adequados conforme os anos que ainda faltem para a reforma como, por exemplo, para preparar a reforma aos 40 anos.

A mais de 25 anos – considerando somente a idade de reforma atual - de se poder reformar sem sofrer penalizações, se ainda não o fez, deve pensar seriamente em começar a preparar a reforma, especialmente se quiser manter o seu nível de vida ou se desejar aproveitar para fazer aquelas coisas que antes não podia fazer por falta de tempo. Assim, conheça formas de preparar a reforma aos 40 anos.
 

Dicas para preparar o futuro aos 40 anos

Segundo grande parte dos analistas financeiros os produtos/investimentos que melhor se adaptam ao perfil de um cliente que pretende preparar a reforma aos 40 anos são as ações ou a carteira de títulos dividida entre ações e obrigações, pois, apesar de implicarem algum risco, são aqueles que beneficiam de maior potencial de valorização a longo prazo, ou seja, arrisque em ativos que rendam mais ao longo dos tempos.

Assim, invista em:
  • Planos Poupança Reforma (PPR) com uma forte componente de ações;
  • Seguros de Vida unit-linked (contratos de seguro baseados em fundos de investimento). São seguros de vida de capital variável, cujo montante a receber pelo beneficiário depende, no todo ou em parte, de um “valor de referência” composto por uma ou mais “unidades de participação”.
  • Diretamente em fundos;
  • Carteira de títulos com uma percentagem de fundos de ações e outra de fundos de obrigações.
 
 

Outras recomendações para preparar a reforma

  •  À medida que se vá aproximando da idade da reforma mude a postura de maior exposição ao mercado das ações, por uma mais prudente;
  • Lembre-se que os PPR têm uma taxa de imposto mais baixa comparativamente com outras aplicações financeiras;
  • Avalie a sua capacidade de poupança, ou seja, estude cuidadosamente quanto pode e quer poupar por cada mês para a sua reforma.

Veja também: