Luana Freire
Luana Freire
21 Out, 2023 - 17:24

Abóboras de Halloween com as crianças? 7 ideias assustadoras

Luana Freire

Vem aí a noite das bruxas! Se gosta de entrar nas brincadeiras mais assustadoras, vai querer aprender a fazer as suas abóboras de Halloween.

Abóboras de Halloween

Sim, a noite mais apavorante do ano está mesmo aí, até para os portugueses. Por isso, vamos aprender a fazer decorações com as famosas abóboras de Halloween?

A verdade é que já arrancamos com o outono e se as folhas caídas pelo chão já nos começam a anunciar o tempo frio, também é um facto que o final de outubro passou a ser sinónimo de bruxas e cenas assustadoras.

Assim, prepare o stock de doces e faça as suas próprias decorações, já que esta é uma ótima atividade em família para esta altura do ano!

O desafio que propomos é que atente às nossas sugestões e arrisque um projeto original. Trouxemos 7 ideias criativas e uma delas, de certeza, vai querer experimentar.

7 ideias para decorar as suas abóboras de Halloween

Sabia que o Halloween, tal como o conhecemos, nada mais é que a noite de todos os santos? Sim, tão simples quanto isto. E as grandes festas surgem na América do Norte para celebrar um dos feriados mais antigos do mundo.

Em Portugal temos o Pão por Deus (que resultou da devastação do terramoto de 1755, precisamente a 1 de novembro), no México vemos o Dia de Los Muertos e nos Estados Unidos, no Canadá e na Irlanda temos as tradicionais noites de Halloween tal como as vemos nos ecrãs de cinema: disfarces assustadores, casa decoradas para meter medo e crianças a baterem portas à procura de doces.

Sim, é verdade que por cá não o vivemos da mesma forma que se vê na televisão, mas não será errado dizer que, de alguma forma, um pouco por todo o mundo, a data é marcada pela cultura que vemos nos pequenos e grandes ecrãs, e que marcaram o nosso imaginário.

Gosta da ideia de celebrar a noite das bruxas? Se também quer criar a vossa cena assustadora, precisa de ter as decorações mais medonhas. Decorações com abóboras e doces não podem faltar.

1.

Abóbora de Halloween tradicional (alerta creepy!)

Para as abóboras temos muitas sugestões, todas diferentes e igualmente originais, que pode colocar em prática para fazer a alegria de miúdos e graúdos de todas as idades.

Se é fã da tradição, esta é a decoração que vai fazer a sua cabeça – e assustar os convidados! O processo é simples, mas exige alguma paciência, afinal, vai ter de limpar o interior da abóbora e garantir alguma habilidade para fazer os recortes.

Prepare um espaço generoso e reúna os utensílios:

  • faca de cozinha comprida com ponta;
  • faca de descasque;
  • colher de gelado ou concha da sopa;
  • taça para armazenar o interior da abóbora.

Agora, vamos ao passo a passo:

  • Comece por desenhar um círculo de 10cm no topo da abóbora e realize o corte como se estivesse a criar uma tampa.
  • Com a colher de gelado ou a concha da sopa retire toda a poupa e sementes da abóbora, e armazene.
  • Para não se enganar, use uma caneta de feltro para desenhar a face da abóbora – olhos e boca. Não se esqueça de criar um sorriso verdadeiramente assustados, com dentes afiados, por exemplo
  • Passe ao corte com a ponta da faca.
  • Use um spray de limpeza em toda a abóbora, dentro e fora, deixando secar por cerca de cinco minutos.
  • Ilumine o interior com velas ou fitas de LED. Se usar as velas tradicionais, com chama, não use a tampa da abóbora. Para a fita LED, se funcionar com eletricidade, basta criar um furo na parte de trás da abóbora para passar o fio.
2.

Abóboras divertidas

O mesmo processo de confeção, mas agora é hora de criar expressões divertidas para criar abóboras que vão conquistar – e nunca assustar.

Esta ideia é excelente para as noites de Halloween passadas com crianças mais novas. Não queremos assustá-las verdadeiramente, certo?

3.

Abóbora de Halloween? Que tal um ananás assustador?

Transforme um ananás numa versão assustadora das abóboras de Halloween! O processo será idêntico ao que deixamos acima, para a abóbora: corte da tampa, limpeza do interior, desenho da face, recorte, higienização e iluminação.

4.

Abóbora indisposta

Utilize os fios da poupa interior e as sementes para criar a ilusão de que a sua abóbora está a vomitar. Original, assustador e o retrato fiel de uma noite para lá de assustadora.

Aqui, será boa ideia criar olhos com uma expressão de “aflição”, para conferir mais humor e uma dose extra de realidade ao seu projeto.

5.

Abóboras para servir doces

Depois do passo de higienização com o spray de limpeza, lave a abóbora em água corrente, seque bem e recheie com doces. As gomas divertidas desta altura do ano – olhos esbugalhados, dedos sangrentos, minhocas, etc – vão dar um toque extra de meter medo.

6.

Abóbora para servir patés

Escolha uma abóbora de Halloween pequena, limpe e lave em água corrente o seu interior, deixe secar e utilize como forma de servir os seus patés – pode também rechear com húmus, sapateira, guacamole, etc.

Disponha numa travessa e rodeie com tostas, pães e nachos.

7.

Abóboras de Halloween pintadas

Uma dica fácil, descomplicada e que pode, até, ser uma atividade partilhada com as crianças mais pequenas. Basta pintar as suas abóboras (com spray, por exemplo) e decorar com glitter, insetos de plástico, teias de aranhas feitas a fingir… Deem asas à imaginação e criem expressões diferentes – mais assustadoras ou mais divertidas.

Se é fã da noite das bruxas ou simplesmente querem aderir a um serão regado a terror – e diversão -, entre criaturas assustadoras e abóboras, estas 7 sugestões de decoração são aquilo que falta para o seu Halloween deste ano.

Qual delas vai experimentar fazer?

Veja também

Artigos Relacionados