Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
23 Mai, 2018 - 11:46

Acampar nas Aldeias do Xisto: convívio com a natureza em estado puro

Viviane Soares

Se é amante da natureza, espreite as nossas sugestões para acampar nas Aldeias do Xisto. Ar puro, paisagens idílicas, praias fluviais e paz. Um mimo!

Acampar nas Aldeias do Xisto: convívio com a natureza em estado puro

As Aldeias do Xisto distribuem-se pelo interior da região centro do país, nomeadamente pela Serra da Lousã, Serra do Açor, Zézere e Tejo-Ocreza. Entre Coimbra e Castelo Branco, estas 27 aldeias de casario em xisto estão escondidas entre serras de vegetação frondosa, onde se respira ar puro, se convive com pessoas afáveis e se recupera energias do agitado dia-a-dia nas cidades. Além da qualidade da oferta de alojamento de cada uma das aldeias, acampar nas Aldeias do Xisto pode ser uma experiência inesquecível, sobretudo pelo conforto e pela comunhão plena com a natureza.

Acampar nas Aldeias do Xisto: as nossas sugestões

acampar-nas-aldeias-do-xisto

São vários os locais onde pode acampar nas Aldeias do Xisto. Estas são as nossas sugestões:

1. Parque de Campismo de Aldeia Ruiva

O Parque de Campismo da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva fica situado no concelho de Proença-a-Nova. A praia fluvial encontra-se nas margens da ribeira da Isna, a cerca de 8 quilómetros da vila de Proença-a-Nova, rodeada de vegetação, sendo bastante procurada, sobretudo nos meses quentes de Verão. Foi recentemente distinguida com o galardão de “Praia Acessível, Praia para Todos”, pelo Instituto da Água.

O parque disponibiliza bungalows com dois quartos, cozinha equipada, casa de banho completa com atoalhados e roupas de cama. Além dos bungalows, pode também reservar espaços no parque de campismo.

2. Parque de Campismo de Ortiga

Em Mação, este parque oferece-lhe todas as condições para acampar nas Aldeias do Xisto. Localizado sobre a Albufeira da Barragem de Ortiga, está acerca de 75 minutos de Lisboa , 2 horas do Porto, e a aproximadamente 75 minutos da vizinha Espanha.

O Parque de Campismo de Ortiga está classificado com duas estrelas e dispõe de várias comodidades para os seus visitantes, desde zona para caravanas e tendas, assadores, estacionamento e rampa de barcos.

3. Parque Municipal de Campismo de Arganil

O Parque de Campismo Municipal de Arganil, construído numa pequena colina frente à povoação de Sarzedo, está equipado com modernas instalações. Além de espaço para tendas, disponibiliza também bungalows, com capacidade de alojamento de dois adultos e uma criança.

Encontra-se situado a apenas 3 quilómetros de Arganil, sendo que, a partir daqui poderá visitar as belíssimas Aldeias do Xisto da Serra do Açor, nomeadamente: Benfeita; Aldeia das Dez; Fajão; Vila Cova de Alva; Sobral de S. Miguel.

4. Camping Oleiros

O Camping Oleiros, localizado na vila de Oleiros, na região do Zêzere, está localizado numa das margens da Ribeira de Oleiros e nas imediações da Praia Fluvial do Açude Pinto.

acampar-nas-aldeias-do-xisto
acampar-nas-aldeias-do-xisto
acampar-nas-aldeias-do-xisto

Oferece as seguintes opções de campismo:

  • Zona para tendas de campismo
  • Zona para caravanas
  • Bungalows

Os bungalows, de tipologia T1 e T2, estão devidamente preparados para os amantes de glamping. Num cenário muito semelhante a casinhas na floresta, oferecem todo o conforto para passar uns dias maravilhosos na região.

Conheça aqui o Camping Oleiros >>

Veja também: