Com o objetivo de cumprir os objetivos traçados no acordo climático de Paris, a Alemanha aprovou, no passado dia 10, uma resolução a proibir a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2030. Ou seja, a partir de 2030, a Alemanha só vai permitir a venda de veículos elétricos ou movidos a hidrogénio.
Mais políticas verdes
Recorde-se que, segundo o acordo firmado em Paris, a Alemanha deverá, até 2050, reduzir as emissões de CO2 em 95% – um objetivo bastante ambicioso.
“Se o acordo de Paris para reduzir as emissões for para levar a sério, novos carros com motores de combustão não devem ser permitidos nas estradas a partir de 2030”, afirmou o deputado Oliver Krischer, do partido Greens ao jornal alemão Spiegel.
Uma decisão que teve lugar na Alemanha mas que pode ser alargada aos restantes países da União Europeia com o objetivo de consensualizar as políticas verdes para o futuro como, por exemplo, os incentivos fiscais para viaturas elétricas. Dos 28, a Holanda é um dos países que já revelou interesse em seguir o exemplo e de proibir a venda de carros a gasolina e diesel.
Veja também: