Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
06 Jun, 2018 - 12:59

Alimentação de bebé de 1 ano: o que incluir e evitar

Inês Pereira

Quando a criança atinge 1 ano de idade, passa a ter luz verde para um novo leque de opções alimentares. Saiba qual deve ser a alimentação de bebé de 1 ano.

Alimentação de bebé de 1 ano: o que incluir e evitar

Depois de tantas noites mal dormidas, dúvidas, gargalhadas, mudas de fraldas e, acima de tudo, muitas mudanças e muita alegria, o seu bebé tem finalmente 1 ano. Com 12 meses de idade, a criança passa a poder comer alimentos que outrora lhe estavam vedados – até porque as necessidades nutricionais mudam com o tempo. Por isso mesmo, chegou a hora de saber tudo sobre a alimentação de bebé de 1 ano.

Esta é a idade ideal para a introdução de novos sabores e grupos alimentares no menu da criança, embora continuem a ser necessários vários cuidados. A melhor parte é que a alimentação do bebé passa a ser cada vez mais semelhante à da restante família.

As mudanças na alimentação de um bebé de 1 ano

saiba tudo sobre a alimentação de um bebé de 1 ano

A alteração na alimentação de um bebé de 1 ano oferece um mundo de possibilidades que antes eram inexistentes. Contudo, é imperativo ter em conta que continuamos a falar de uma criança muito nova e, como tal, continuam a existir necessidades nutricionais muito específicas (e diferentes das dos adultos) que não podem ser ignoradas. Isto significa que, apesar da clara evolução, alguns alimentos continuam a ter de ser evitados.

Em primeiro lugar, é importante compreender que esta é uma boa altura para iniciar a educação alimentar no que se refere a rotinas e horários.

A criança deve começar a ter noção de que existem 3 momentos alimentares principais: o pequeno-almoço, o almoço e o jantar. Esta é uma boa forma de estabelecer uma rotina na vida do bebé que orienta também aquilo que ele ingere ao longo do dia.

Em segundo lugar, deve fazer alguns ajustes no que se refere ao pequeno-almoço da criança. A partir dos 12 meses, é crucial que o bebé consuma alimentos energéticos e com maior valor nutricional naquela que é a refeição mais importante, pelo que o pão de mistura e alguns cereais com pouco teor de açúcar são boas opções para começar o dia.

Alimentação de bebé de 1 ano: alimentos permitidos

Esta é a altura de tirar algum protagonismo aos alimentos que até então eram reis no dia-a-dia da criança, como o leite e a sopa. Isto não significa, de todo, que estes devam ser excluídos do menu – é apenas necessário que percam a exclusividade, uma vez que novos produtos serão adicionados à alimentação da criança.

Mel

mel na alimentação de um bebé de 1 ano

Pode parecer-lhe estranho, mas esta é a altura ideal para que o seu bebé conheça as maravilhas do mel, desde que em pequenas quantidades. Não é novidade que as crianças inspiram cuidados redobrados no que se refere à ingestão de açúcar, pelo que este alimento é um bom adoçante natural.

De facto, são vários os benefícios do mel que fazem dele uma boa aposta, como o combate a infeções e o reforço do sistema imunitário.

Carne de vitela

A alimentação de um bebé de 1 ano pode passar a incluir carne de vitela, uma boa fonte de ferro, proteína e ómega 3. Contudo, deve privilegiar-se o consumo de carnes brancas e magras, como é o caso do frango e do peru.

Fruta e legumes crus

fruta e legumes na alimentação de um bebé de 1 ano

Fruta e legumes são presença obrigatória na alimentação de uma criança. Contudo, ao atingir 1 ano de idade, o bebé deve familiarizar-se com o consumo de fruta crua em pedaços e legumes crus. Desta forma, os pais promovem o desenvolvimento da dentição e o abandono da habitual textura da comida de bebé.

Por outro lado, estes alimentos trazem mais vitaminas e sais minerais. Desta forma, o sistema imunitário do bebé sairá a ganhar.

Especiarias e ervas aromáticas

Aos 12 meses de idade, o paladar do bebé deve ser estimulado de modo a poder desenvolver-se cada vez mais. É, portanto, uma boa altura para introduzir novos sabores na alimentação da criança, sem recorrer ao sal exagerado. É aqui que entram as especiarias e as ervas aromáticas, que podem ser usadas na confeção dos pratos do bebé (mas com moderação).

Alimentação de bebé de 1 ano: alimentos a evitar

Apesar das novidades na alimentação de um bebé de 1 ano, continuam a existir vários alimentos que permanecem vedados. Seja por terem potencial alergénico ou por serem inadequados a tão tenra idade, estes são os produtos que devem manter afastados do seu bebé:

  • Marisco;
  • Carne de porco;
  • Sumos;
  • Chá ou qualquer bebida estimulante;
  • Chocolate;
  • Pimenta e condimentos fortes;
  • Iogurtes que não sejam elaborados com leite de transição.

Veja também: