Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Fev, 2023 - 16:03

Comboio histórico especial para admirar as amendoeiras em flor

Miguel Pinto

É um espetáculo natural único. As amendoeiras em flor arrastam milhres de visitante e este ano há um comboio especial para lá chegar.

amendoeiras em flor

As amendoeiras em flor são um espetáculo à parte na já fabulosa região do Douro. Todos os anos, milhares de visitantes demandam a Vila Nova de Foz Côa para observarem de perto o florir de milhares de árvores, em paisagens repletas de cor a anunciarem uma primavera radiante.

Se bem que chegar até ao Alto Douro seja, atualmente, tarefa relativamente simples (fruto das auto-estradas e IP’s que se foram rasgando país fora), a verdade é que há uma opção muito mais entusiasmante do que o automóvel.

Falamos, claro está, do comboio, podendo aproveitar a viagem para observar de perto uma região do país a que Miguel Torga chamou, muito justamente, “um exagero da natureza”.

Para que nada falte, foi criado um programa especial, através de uma parceria entre a autarquia de Vila Nova de Foz Côa e a CP – Comboios de Portugal.

Acredite que não vai querer perder esta oportunidade para admirar e fotografar as amendoeiras em flor, ao mesmo tempo que se maravilha com as íngremes, mas espetaculares, escarpas e socalcos do Douro.

Amendoeiras em flor: parceria com a CP

De acordo com os promotores da iniciativa, na edição de 2023 da Rota das Amendoeiras em Flor “foi estabelecida uma parceria entre a CP e a Câmara de Vila Nova de Foz Côa para a promoção do território, juntando turismo ferroviário e cultura. Trata-se da primeira rota a ser adaptada ao novo modelo de turismo ferroviário promovido pela CP”.

O principal objetivo é promover o conhecimento da região duriense a bordo de um comboio histórico, com vista privilegiada para as amendoeiras e onde será possível degustar doces tradicionais do território, como as Fatias do Freixo ou as Cavacas do Marco de Canaveses.

O comboio escolhido é, como não podia deixar de ser, o MiraDouro, um dos principais veículos para conhecer uma região Património Mundial da Humanidade, em carruagens históricas e panorâmicas.

Para ver in locco o espetáculo natural da amendoeiras em flor estão programadas sete viagens, num percurso pela linha do Douro, entre as estações de Porto-São Bento e o Pocinho, acontecendo todos os sábados e domingos, entre 25 de fevereiro e 18 de março.

Linha abandonada em Foz Côa
Veja também Passadiços do Côa: trilho por uma paisagem deslumbrante

Programa da festa

A Festa das Amendoeiras em Flor propriamente dita ocorre em Foz Côa entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março.

Trata-se da quadragésima primeira edição e foi preparada ao pormenor, juntando o tradicional ao inovador, procurando desta forma captar diferentes públicos.

A Capital da Amendoeira em Flor, como também é conhecido o município, estará na altura coberta de mantos matizados de rosa e branco, à espera de serem contemplados pelos locais e turistas que nesta altura do ano ali demandam.

O programa é muito vasto e conta com espetáculos com nomes como Fernando Mendes, Diogo Piçarra, Zé Amaro, Luís Trigacheiro ou Nininho Vaz Maia.

Destaque ainda para o enorme Desfile Etnográfico (que acontece no dia 5 de março), o IV Foz Côa TT Tour, um Encontro de Ranchos e Montarias, promovidas pelo Clube Caça e Pesca de Foz Côa. A não perder.

Veja também

Artigos Relacionados