Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
24 Out, 2019 - 16:01

Andorra: uma nesga de terreno ideal para uma escapadinha

Márcio Matos

Andorra é uma “caixinha de surpresas”. Um território pleno de curiosidades e coisas interessantes para descobrir. Fique a saber mais!

Vista geral de Andorra

Andorra é uma região que vive em grande parte do turismo. Tendo em conta a sua dimensão e a sua densidade populacional,  este destino possui uma riqueza assinalável e que atrai o interesse de muitos dos seus visitantes.

A sua designação oficial é Principado de Andorra e nós dizemos-lhe o que não pode deixar de visitar nesta localidade.

Andorra, o destino certo para a sua próxima escapadinha

Catedral de Andorra

Caraterísticas

Andorra é um microestado soberano, que fica em Espanha. Embora no país se possa falar espanhol, francês e até português, a sua língua oficial é o catalão. A região possui cerca de 77.000 habitantes (sendo o 11º país com menor população) distribuídos por uma área de apenas 468 km².

É a sexta menor nação da Europa e o 16º menor país do mundo, sendo que a sua capital é Andorra-a-Velha. Fica a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, tornando-se na capital que está no ponto mais alto da Europa.

O que ver

Ir de férias para estar num shopping pode não parecer uma boa ideia, mas o Illa Carlemany Shopping Center (Escaldes-Engordany) pode fazê-lo mudar de ideias. Além de proporcionar uma oportunidade para comprar alguns presentes para a família, ele está bem localizado, com tudo o que é preciso.

Visitar o centro histórico da capital é uma experiência interessante. E o que dizer da brilhante escultura La Noblesse du Temps (Andorra-a-Velha) do genial Salvador Dali? Imperdível! Mobili, de Miquel Barcelo, é outro exemplo de diferentes esculturas modernas, originais e inesquecíveis, presentes em Andorra-a-Velha.

Os museus são espaços culturais que permitem mostrar um pouco da cultura e em Andorra.

Espaços como o Perfume Museum (em Escaldes-Engordany), o Museu Carmen Thyssen Andorra (em Escaldes-Engordany), o Museu Nacional de l’Automòbil (em Encamp), ou o Water and Madriu Valley Visitors Centre (em Escaldes-Engordany), são excelentes opções.

Para ver arquitetura religiosa, espreite os melhores exemplares, como a Igreja de Sant Miquel d’Engolasters (em Engolasters), a Igreja de San Roma dels Vilars (Escaldes-Engordany), a Sant Pere Martir Church (em Escaldes-Engordany), a Santa Coloma Church (em Santa Coloma), a Sant Cristofol d’Anyos Church (em La Massana), a Capela de Sant Adreu (Andorra-a-Velha) ou a Sant Esteve Church (Andorra-a-Velha).

Para admirar outro tipo de arquitetura, visite a Casa de la Vall, uma fascinante habitação construída há mais de 5 séculos em Andorra-a-Velha.

Ponte de la Margineda (ponte medieval localizada em la Margineda), Ponte d’Engordany (ponte de pedra presente em Escaldes-Engordany), ou Ponte de Paris (Andorra-a-Velha), são outros spots a não perder.

Quem não prescinde de realizar atividades que envolvam grande adrenalina, pode sempre explorar o Karting Grandvalira (em Escaldes-Engordany) ou fazer uma caminhada em pleno Circuito De Les Fonts (Escaldes-Engordany).

Esta parece ser uma boa forma de se manter ativo, enquanto contempla a beleza natural local. É ainda um local espectacular para desportos de Inverno, uma vez que a abundante neve que cobre Andorra durante parte significativa do Inverno permite fazer ski, andar de trenó ou apenas brincar a fazer bonecos ou batalhas na neve.

Neve em Andorra

Onde comer

Existem em Andorra diversos espaços, onde se pode deliciar com a gastronomia local. Há espaços de luxo e de requinte, onde pode comer “arte”, mas também restaurantes tradicionais, onde fica a conhecer melhor a cultura gastronómica local.

Andorra tem ainda bares e cafés, onde pode passar um bom momento, enquanto prova bons petiscos.

Entre esses espaços, estão os restaurantes: Kökosnot (29 Carrer Prat de La Creu); Restaurante El Crosto (7 Cap Del Carrer | Baixos); Plat’in (8 Carrer Bonaventura Riberaygua, 8); Can Manel (6 C/ Mestre Xavier Plana); Restaurant Versailles (1 Cap Del Carrer); Ristorante Pizzeria Les Oques (Passatge Antonia Font Caminal Edifici Prat de les Oques | Local 6, Escaldes-Engordany AD700).

Entre esses espaços, estão os bares e cafés 13,5º (Prat de la Creu 29-39), El Cachirulo (Calle De Les Boigues) e o Atelier By Aitor Estela (Carrer de La Vall).

Onde dormir

Resort

AnyosPark Hotel Wellness Resort revela-se a melhor opção para quem procura o melhor conforto, luxo e elegância.

Hotel 5 ⋆⋆⋆⋆⋆

As melhores opções são o Sport Hotel Hermitage & Spa, a A Casa Canut Hotel Gastronòmic ou o Andorra Park Hotel.

Hotel 4 ⋆⋆⋆⋆

O ideal para quem procura conforto,  mas não quer investir tanto, como nos alojamentos anteriores, há o Hotel Parador de Canolich, o Grau Roig Andorra Boutique Hotel & Spa ou o Hotel Metropolis.

Hotel 3 ⋆⋆⋆

Uma opção mais modesta, mas útil e acolhedora, para quem vai a Andorra. Os melhores entre estes hotéis estão o Hotel Naudi, o Petit Hotel ou o Hotel Les Truites.

Veja também