Luísa Santos
Luísa Santos
22 Jan, 2019 - 10:51
10 apps para Android TV que vai querer instalar

10 apps para Android TV que vai querer instalar

Luísa Santos

Se tem uma Smart TV, é importante que saiba que esta não serve exclusivamente para ver televisão. Conheça as apps para Android TV que deve instalar.

O artigo continua após o anúncio

Hoje em dia, existe uma grande oferta ao nível de aplicações, sejam elas de que categoria forem – produtividade, música, redes sociais, entre outras – e para que dispositivo. Também as Smart TV têm várias aplicações à disposição, por isso apresentamos-lhe as melhores apps para Android TV.

Top 10: as apps para Android TV que tem de ter

mulher a comer pipocas

1. MX Player

A MX Player é, na verdade, considerada uma das melhores aplicações de reprodução de vídeo da atualidade. Isso deve-se à interface muito fácil de utilizar e ao facto de suportar a maior parte dos ficheiros, bem como os codecs a si associados.

Isto significa que, se tiver vídeos, séries ou filmes guardados numa pen USB, por exemplo, pode rapidamente ligá-la à sua Smart TV e deixar que esta app reproduza o conteúdo que quer ver. Outra das suas vantagens é o facto de suportar legendas e também de adaptar facilmente qualquer ficheiro ao tamanho de ecrã em causa.

Pode fazer o download desta app gratuitamente na Play Store.

2. Sideload Launcher

Procura uma app do seu smartphone para instalar na sua Android TV, mas não a encontra? O mais provável é que esse software não seja compatível com as aplicações disponíveis para estas televisões, contudo, existe uma forma de contornar isso.

Ainda que não seja possível fazê-lo com todas as aplicações disponíveis para smartphone ou tablet, o Sideload Launcher permite-lhe instalar determinadas apps e utilizá-las na sua Smart TV – já que muitas delas são compatíveis com este software, mesmo que não estejam disponíveis na Play Store da sua televisão.

Esta app está disponível gratuitamente.

3. Netflix

Dispensa apresentações, certo? É uma das maiores plataformas de streaming da atualidade e tem disponível uma biblioteca de milhares de conteúdos que incluem filmes, documentários e séries. Tem mesmo muito por onde escolher e tudo o que precisa é de subscrever o serviço consoante o plano que mais lhe convier.

O artigo continua após o anúncio

Se não tem conta, é relativamente fácil criar uma. Pode, inclusive, fazer o download da app da Netflix na sua Smart TV e criar uma conta a partir daí. O difícil será mesmo conseguir sair da frente da sua televisão. A aplicação é gratuita e está disponível na Play Store.

4. Plex

Uma das melhores apps para Android TV que poder ter é a Plex, um software que reúne, num só espaço, todo o conteúdo digital que tiver, isto é, relativo a séries de televisão e filmes. Com esta app, pode guardar todos esses títulos e organizá-los da forma que entender, sendo que o acesso aos mesmos trona-se muito mais simplificado.

Outra das suas vantagens é o facto de facilmente instalar legendas, informações sobre a série ou filme ou até mesmo o cartaz oficial dos seus conteúdos preferidos. Além disso, desde que esteja ligado à mesma conta, esta app pode ser utilizada em diferentes dispositivos.

Pode instalá-la gratuitamente a partir da Play Store.

5. AirScreen

Por definição, se tem um dispositivo móvel Android (smartphone ou tablet), consegue espelhar aquilo que está a fazer diretamente na sua Smart TV Android. Isto acontece porque esta é compatível com o Google Cast e, consequentemente, com todos os dispositivos Android.

No entanto, se tiver um dispositivo Apple, não conseguirá fazer isso de forma automática – e é aqui que entra o AirScreen. Ao fazer o download desta app para o seu iPhone ou iPad, consegue facilmente espelhar o conteúdo que está a visualizar no seu dispositivo móvel na sua Smart TV.

A aplicação é gratuita e pode descarregá-la na Play Store e na App Store.

apps para android tv

6. X-plore File Manager

Em termos de produtividade e organização, esta é uma das apps para Android TV mais indispensáveis. Tal como o próprio nome indica, esta aplicação gere os ficheiros que tenha guardados na Smart TV (ou numa pen USB que esteja ligada), bem como as apps que tem instaladas.

O artigo continua após o anúncio

Dessa forma, o acesso às mesmas é simplificado, já que não tem de procurar uma determinada aplicação durante tanto tempo. A app é gratuita e está disponível na Play Store.

7. Google Drive

Se quiser aceder aos ficheiros que tem guardados na Google Drive do seu computador, na sua televisão, a melhor opção é mesmo instalar a própria app na sua Android TV. No entanto, para isto acontecer, vai precisar da Sideload Launcher, uma vez que esta aplicação não está disponível na Play Store da televisão.

8. Kodi

Se não tem conteúdo próprio guardado, mas gostaria de ter algum acesso a conteúdos como filmes ou séries, então o Kodi pode ser a melhor solução para si. Esta aplicação disponibiliza add-ons que o redirecionam para sites de séries ou programas de televisão, sites de meteorologia ou notícias, entre outros. Saiba mais sobre o Kodi.

É uma app gratuita e pode descarregá-la da Play Store.

9. Wake on Lan

Esta aplicação é muito útil se estiver a utilizar uma aplicação ou programa no seu computador (de streaming ou reprodução de vídeos, por exemplo) e a espelhar o conteúdo para a sua televisão. Ao entrar no período de suspensão, a Wake on Lan irá automaticamente “reativar” o seu computador para que o seu filme não fique a meio.

Esta app é gratuita e está disponível na Play Store.

10. Steam Link

O paraíso de qualquer fã de jogos já chegou à Android TV. “Paraíso” porque esta app permite que inicie um jogo no seu computador e o jogue diretamente na sua televisão – sem precisar de uma ligação HDMI. Com base na ligação de Internet, o conteúdo acaba por funcionar na sua Smart TV sem falhas.

É uma app gratuita e pode descarregá-la da Play Store.

O artigo continua após o anúncio
Veja também