Publicidade:

4 alimentos com nicotina: uma ajuda para deixar de fumar

Se é fumador ou está a pensar em deixar de fumar, deve saber que existem alguns alimentos com nicotina que podem ajudar no processo.

4 alimentos com nicotina: uma ajuda para deixar de fumar
Sabia que existem alimentos com nicotina?

Se é fumador ou está a pensar em deixar de fumar, saiba que existem alguns alimentos com nicotina que podem facilitar o próprio processo.

Se não é fumador, este artigo também é para si. Temos uma listagem de 4 alimentos com nicotina que deve conhecer, para que se consiga proteger desta substância e dos problemas que ela pode causar à saúde e ao bem-estar de cada um de nós.

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, revelou que se uma pessoa ingerir 10 gramas de beringela, terá no sangue a mesma quantidade de nicotina que teria se tivesse passado 3 horas dentro de um quarto repleto de fumo.

Como pode ver, o assunto é sério e é importante que esteja devidamente informado.

4 alimentos ricos em nicotina


Não é novidade… já se sabe da existência de alimentos com nicotina há muito tempo. No entanto, é extremamente importante que esteja alerta para as quantidades desta substância, que estão presentes em cada um dos alimentos.

Por vezes pensamos que só quem fuma é que poderá vir a ter problemas associados ao tabaco. Contudo, existem já vários estudos que comprovam que um fumador passivo tem também grandes probabilidades de vir a ter algum tipo de problema relacionado com o tabaco ao longo da vida.

Mas o que é um fumador passivo? Um fumador passivo é aquele que é obrigado a inalar o fumo do cigarro das outras pessoas.

Seja na rua ou dentro de espaços fechados, um fumador passivo inala grandes quantidades de fumo que podem vir a ser nocivas para a sua saúde.

Para além disto, existem ainda alguns alimentos com nicotina que pode estar a consumir sem saber que, quando ingeridos em grandes quantidades, podem não ser tão saudáveis como pensava.

Várias pessoas pensam que a nicotina tem cor, no entanto esta afirmação não está correta de todo. Trata-se de uma substância que se encontra em todas as plantas solanáceas, como o tabaco, a batata, o tomate, a beringela e até as malaguetas.

Fizemos uma listagem dos 4 alimentos com nicotina para que esteja devidamente informado.

1. BATATA

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt batata

É verdade! A batata é um dos alimentos com nicotina, e está presente no dia a dia da maioria das pessoas.

Como já foi referido em cima no artigo, a nicotina está presente em todas as plantas solanáceas, incluindo na batata.

A batata tem presente na sua composição o alcaloide (isto é, substância que deriva de fungos, plantas, bactérias ou animais) da nicotina, denominado por solanina. À medida que se cozinha a batata, a quantidade de nicotina presente nela vai aumentar.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Michigan, se ingerir 150 gramas de batata, é o equivalente a estar 3 horas num quarto com fumo de tabaco presente.

2. BERINGELA

Receitas do Xisto: beringelas fritas

A beringela é provavelmente, o alimento que mais está associado à nicotina, sendo que algumas pessoas chegam mesmo a afirmar que a beringela cheira a tabaco. Mas será que é mesmo assim?

Não sabemos se cheira realmente a tabaco ou não, afinal o olfato de cada um de nós funciona de maneiras diferentes. O que sabemos em relação à beringela é que contém uma grande quantidade de nicotina na sua composição.

Para que tenha uma noção mais clara, ingerir 10kg de beringela corresponde a fumar um cigarro completo.

Está claro que, se fizermos algumas refeições com este alimento, não iremos estar a ingerir uma grande quantidade de nicotina. No entanto, não deve ser consumida com regularidade e em grandes quantidades.

3. TOMATE

Sopa de tomate: duas receitas super simples e deliciosas

Não sabia? O tomate é mais um dos alimentos com nicotina.

Tem presente na sua composição o alcaloide da nicotina, designado por tomatina. À medida que o tomate amadurece, esta substância vai diminuindo. No entanto, quando o tomate se encontra verde, a quantidade de nicotina que ele possui é alta.

Por isso já sabe, quanto mais maduro estiver o tomate menos quantidade desta substância está a ingerir. Ao consumir 250 gramas de tomate, é o equivalente a passar 3 horas num quarto com o fumo do tabaco.

4. MALAGUETAS

piores alimentos para o estômago

As malaguetas são compostas por vários alcaloides, contudo o que corresponde à nicotina é a solanidine.

Se é daquelas pessoas que utiliza com frequência a malagueta para cozinhar, deve saber que também ela contém pequenas quantidades de nicotina.

Pode sempre tentar evitá-la através de outro tipo de especiarias como o gengibre em pó, por exemplo.

Descubra 9 alimentos ricos em ferro >>

Depois de conhecer estes alimentos com nicotina deve ter surgido a questão “afinal a nicotina que ingerimos é tão nociva como aquela que inalamos?”.

Na verdade, ainda não existem estudos suficientes que comprovem este facto, no entanto sabemos sim que a nicotina é uma substância que pode provocar graves problemas de saúde, de várias maneiras possíveis.

Se a podermos evitar de qualquer uma das formas, então devemos agir e cortar com alguns hábitos na alimentação. Ou seja, agora que está devidamente informado sobre estes alimentos, deve tentar ingeri-los em poucas quantidades e de forma não regular.

Para além disto, o facto de evitar espaços de fumo fechados também é bastante importante e nunca é demais enfatizar esta questão.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.