Publicidade:

6 alimentos que causam gordura abdominal

Sabia que, além de inestética, a gordura na região abdominal é muito prejudicial para a saúde? Veja quais são os alimentos que causam gordura abdominal.

6 alimentos que causam gordura abdominal
Saiba como fazer escolhas mais saudáveis

Sabia que, além do sedentarismo, existem muitos alimentos que causam gordura abdominal? A gordura abdominal é mais perigosa para a saúde do que aquela que está localizada nas coxas ou noutras partes do corpo e está associada a sérios problemas, tais como doenças do coração, derrames e diabetes tipo 2.

É verdade que, muitas vezes, a genética é um dos principais fatores por trás do excesso de gordura. No entanto, na maioria dos casos, o maior problema está nas escolhas alimentares feitas diariamente.

Alimentos que causam gordura abdominal: 6 a evitar


Alimentos gordurosos

food

É sabido que a ingestão de calorias em excesso pode contribuir para o aumento de peso e da gordura abdominal, e é claro que alimentos mais gordurosos, como manteiga, queijos e carnes vermelhas, não ajudam.

No entanto, não existe uma causa única para a gordura abdominal: genética, dieta, idade ou estilo de vida. É a combinação de vários fatores que determinará o excesso. A melhor opção é ler atentamente os rótulos antes de consumir um produto, reduzir as gorduras saturadas, aumentar a ingestão de frutas e vegetais e controlar e reduzir as porções de comida no prato.

Bebidas alcoólicas

bebidas

Não importa se são destiladas ou fermentadas: as bebidas alcoólicas estão diretamente ligadas ao aumento da gordura abdominal. Isto acontece porque, quando ingerimos estas bebidas, o fígado fica tão ocupado em queimar o álcool que não consegue processar a gordura consumida, e é nesse momento que acontece a formação da conhecida “barriga de cerveja”.

Gordura trans

chips

A gordura trans, que é produzida em laboratório e composta basicamente por óleos e gorduras hidrogenadas, é a responsável por um aumento significativo da gordura abdominal. Entre os alimentos que causa gordura abdominal e que contêm gordura trans estão: margarina, bolos, bolachas, batatas de pacote, comidas congeladas e fritas.

Fast food

fast food

O grande problema dos restaurantes de fast food é que, além das opções de alimentos que causam gordura abdominal – por causa do excesso de óleo e gorduras trans que contêm – as porções são muitas vezes maiores do que deveriam. Por isso, quem come fast food acaba por ingerir muitos ingredientes que não são saudáveis em quantidades acima do recomendado.

Refrigerantes e bebidas açucaradas

soda

As bebidas com adição de açúcar são dos principais alimentos que causam gordura abdominal. E não se deixe enganar: as bebidas que nos rótulos não têm açúcar, mas sim substitutos, como xarope de milho, são ainda mais perigosas. Todos os adoçantes e substitutos do açúcar contribuem para a epidemia da obesidade, que tanto preocupa a Organização Mundial da Saúde.

Grãos refinados

flour

Apesar de saborosos, muitos bolos, pães e massas são produzidos com grãos refinados. E já está comprovado que as farinhas refinadas devem ser evitadas ao máximo para uma melhor qualidade de vida. Experimente fazer a substituição dos grãos refinados pelos grãos integrais.

8 dicas para evitar a gordura abdominal


1. Beba chá verde;

2. Coma frutos vermelhos;

3. Pratique atividade física regularmente,

4. Reduza as porções;

5. Aumente o consumo de fibras e probióticos,

6. Coma mais frutas e legumes;

7. Prefira alimentos integrais,

8. Evite açúcares.

Veja também: