Ekonomista
Ekonomista
07 Set, 2019 - 11:03

Novo Audi Q8: a elegância de um coupé com a versatilidade de um grande SUV

Ekonomista

Os super SUV são um produto de “nichos”. O Audi Q8 assume-se como um concorrente direto do Bentayga ou do Urus, e será um dos carros mais luxuosos do mundo.

Novo Audi Q8: a elegância de um coupé com a versatilidade de um grande SUV

Grande. Luxuoso. Desportivo. Assim se resume o Audi Q8. Este novo SUV topo de gama da marca de Ingolstadt promete ser um rival do Lamborghini Urus ou do Bentley Bentayga, que é um dos melhores Bentley de sempre.

O novo Q8 partilhará não só a plataforma com estes carros, mas também muito do equipamento interior, e até motorizações.

A Audi refere-se a este carro como uma mistura perfeita entre a “elegância de um coupé de quatro portas de luxo com a versatilidade prática de um grande SUV.

Ricamente equipado, amplamente conectado e duro o suficiente para o serviço off-road. Será um companheiro de confiança para o trabalho e para o lazer.

Conheçamos ao pormenor o novo Audi Q8!

AUDI Q8

Audi Q8
Fonte: Audi

Exterior

Quando pensamos que a Audi já tem um carro para todas as categorias, eis que a marca alemã inventa um modelo para mais uma: os super SUV. Tal como o Lamborghini Urus, o Bentley Bentayga e o Porsche Cayenne, este carro é baseado na plataforma do Audi Q7, que continuará a ser o SUV de maiores dimensões da Audi.

O aspeto do novo Q8 assemelha-se ao de um Q7 que acabou de sair do ginásio. Sendo mais largo e mais baixo do que o seu “irmão mais velho”, parece mais corpulento, e por sua vez bastante mais desportivo.

Nesta competição pelo melhor super SUV, o tamanho importa, e o novo Audi Q8, com mais de 5 metros de comprimento, será maior do que os seus rivais GLE da Mercedes ou X6 da BMW, sendo apenas superado em alguns centímetros pelo Range Rover Velar.

Audi Q8
Fonte: Audi

O Q8 é uma compilação daquilo que de melhor a Audi tem feito nos modelos mais recentes. A grelha frontal de enormes dimensões dá um ar agressivo ao carro, e as luzes LED Matrix começam-se a tornar agora numa característica inconfundível nos Audis de luxo, fazendo belas coreografias quando se ligam ou desligam.

Os faróis traseiros, também eles LED, seguem a linha de estilo do novo A7 e do novo A8, com as duas extremidades a estarem conectadas por uma faixa LED. Mas no caso do Q8, os ângulos mais vincados da carroçaria, os guarda-lamas sobre as rodas notavelmente mais largos, e este estilo de SUV coupé, tornam este carro bastante semelhante ao Lamborghini Urus quando visto por trás.

Interior

Interior Audi Q8
Fonte: Audi

Também no interior o novo Audi Q8 é inspirado nos modelos topo de gama da Audi, nomeadamente o A6, A7 e o A8. Requintado, luxuoso, e seguramente com materiais de altíssima qualidade. E é sobretudo neste campo que o Q8 se destaca do Audi Q7, que está equipado com um interior antigo, já um pouco obsoleto para um carro que custa perto de 100.000€.

A Audi utiliza na consola central dois ecrãs de grandes dimensões, tácteis, que apesar de darem luxo ao Audi Q8, não são propriamente os melhores para utilizar enquanto se conduz, uma vez que obrigarão o condutor a desviar os olhos da estrada para fazer tarefas tão simples como por exemplo subir a temperatura do ar condicionado. Mas parece ser uma tendência da indústria substituir todos os botões por ecrãs tácteis.

Interior Audi Q8
Fonte: Audi

Apesar de não sermos tão fãs dos ecrãs da consola central do Audi Q8, o cockpit virtual da Audi é um verdadeiro regalo para os olhos. Bastante intuitivo e super fácil de utilizar, podendo ser personalizado ao gosto de cada condutor.

O novo Audi Q8 apenas estará disponível na versão de 5 lugares, ao contrário do Q7 que pode ser equipado com uma terceira fila, aumentando a sua lotação para 7 lugares, mas a distância entre eixos de quase 3 metros promete um habitáculo bastante espaçoso, ideal para transportar toda a família. A Audi afirma até que este carro será capaz de bater qualquer um dos seus rivais a nível de espaço interior, e divulgou a capacidade da bagageira com os bancos traseiros rebatidos: 1755 litros!

Motores e Condução

O novo Q8 começou a ser comercializado em Portugal no último trimestre de 2018, e a primeira versão disponível será a 50 TDI, na nova nomenclatura da Audi, que corresponde ao anterior motor 3.0 TDI de 386 cavalos.

No início de 2019 foram lançadas as versões 45 TDI e 55 TFSI, sendo que a versão 45 TDI corresponde também a um motor 3.0 de 231 cavalos, e a versão 55 TFSI será equipada com um motor V6 a gasolina de 340 cavalos.

Não foi ainda confirmado, mas existem rumores de que em meados de 2020 poderá surgir uma versão RSQ8, que estará equipada com o mesmo motor do Lamborghini Urus, V8 que produzirá cerca de 600 cavalos de potência!

O Audi Q8 poderá ser equipado com rodas traseiras direcionais, que darão maior estabilidade a altas velocidades e maior manobrabilidade em cidade.

A suspensão a ar adaptável é uma característica de série que permitirá não só ao Q8 ser extremamente confortável para usar no dia-a-dia, ultrapassando qualquer irregularidade das estradas sem que estas praticamente se façam sentir, mas também subir a sua altura ao solo em até 8cm, tornando-o bastante capaz de embarcar por aventuras fora de estrada.

Preço

O novo Audi Q8 é um dos mais luxuosos e potentes SUVs do mercado, por isso os seus preços começam nos 116 292€

Conheça o carro>>

Veja também

Artigos Relacionados