David Afonso
David Afonso
26 Set, 2019 - 14:05
Conhece a AMG? Audi Sport? BMW M? Saiba o que fazem

Conhece a AMG? Audi Sport? BMW M? Saiba o que fazem

David Afonso

AMG, RS, N, M, R… Saiba como é que as divisões desportivas das grandes marcas transformam carros “aborrecidos” em verdadeiros “monstros” da estrada.

O artigo continua após o anúncio

Vamos partir do princípio que está a pensar comprar um carro, e por acaso até está com vontade de comprar um carro diferente. Ou melhor, vamos imaginar que está à procura de um carro desportivo. Se lhe falarmos num Mercedes C63 AMG, num Megane RS, num Hyundai i30N, num BMW M3, num Audi RS6… o que é que lhe ocorre? Acreditamos, que lhe possa dizer alguma coisa, mas queremos que lhe diga ainda mais. Por isso, queremos que saiba o que fazem as divisões desportivas das grandes marcas.

Quer comprar aquele carro que sempre namorou e sonhou ter, certo? Pois bem, vamos-lhe apresentar alguns factos sobre as grandes marcas automóveis e as suas divisões desportivas.

Primeiro, vamos começar pela Mercedes-Benz. É verdade, a marca alemã é ímpar na divisão desportiva automóvel. Desde o seu início que nos tem presenteado com a genialidade alemã e a classe dos seus construtores. Ao falarmos da divisão desportiva da Mercedes temos de falar obrigatoriamente da Mercedes-AMG.

Mercedes-AMG, a história

Mercedes-AMG
Fonte: Mercedes

Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, dois homens apaixonados por automobilismo e engenharia fundaram a AMG. Juntos, criaram veículos de alto desempenho e outros acessórios para os veículos da marca Mercedes até serem comprados pela Benz em 2005. AMG significa Aufrecht Melcher Grossaspach, que são os nomes dos dois engenheiros e o local de nascimento de Aufrecht, Großaspach. A dupla só tinha uma coisa em mente: mais desempenho e mais poder. Hoje, essa paixão está presente no DNA de cada Mercedes AMG.

Vitória nas pistas e em cada curva

A divisão desportiva da Mercedes, a AMG, é definida pela sua procura de alta performance, precisão e eficiência. Com um desempenho excecional, prazer na condução e qualidade nos seus detalhes, é a derradeira tentação das pistas. Cada veículo Mercedes-AMG apresenta uma estabilidade mais robusta e uso mais expressivo de cada peça que o compõe. A título de curiosidade, a Mercedes-AMG continua a criar alguns dos veículos mais procurados do mundo, graças aos seus habilidosos engenheiros e designers que vivem para empurrar os limites do que a tecnologia de corrida deveria ser.

“Best or nothing” – Distintivo nas ruas. Clássico nas estradas.

Por sua vez, esta assinatura de marca não se poderia encaixar melhor assinatura de marca para definir os modelos da divisão desportiva. São a combinação de luxo, espírito desportivo e potência. Modelos que se confundem com a marca e que trazem na sua condução a audácia de quem é apaixonado pela velocidade com segurança.

<<Ver modelos>> 

BMW M, potência intemporal

Bmw M competição
Fonte: BMW

Como não poderia deixar de ser, outra das marcas que se tem destacado recentemente na divisão desportiva automóvel também vem de terras germânicas, caso da BMW. Quando falamos em BMW, falamos em Baviera e na sua divisão M.

O artigo continua após o anúncio

A BMW M GmbH, anteriormente conhecida como BMW Motorsport GmbH, é a subsidiária das corridas da BMW que foi inicialmente criada para facilitar o programa de automobilismo da marca durante as décadas de 1960 e 1970.

40 anos após a fundação da BMW M GmbH ser lançada, os especialistas da divisão desportiva da BMW voltaram às suas ideias para um novo projeto – a BMW M Performance Automobile. No fundo é uma expansão da gama de modelos com um foco claro no desempenho desportivo e alta performance. Sem restrições de voar nas pistas, prova ser o caminho que vai de encontro às origens da divisão, a eficiência em velocidade.

Uma expressão de força

Criada em 2014 é a divisão desportiva que impulsionou a marca quando esta se virou para a experiência da condução desportiva em pista. A divisão M da BMW é assim o ponto de encontro de todos aqueles que partilham a mesma paixão: o entusiasmo proporcionado pela letra mais potente do mundo.

<<Ver modelos>> 

Audi Sport

Audi Rs 5
Fonte: Audi

A nossa terceira referência a divisões desportivas automóvel vem novamente da Alemanha. Desta vez a Audi, outro dos grandes construtores alemães que está a apostar com imenso sucesso na vertente desportiva. A sua divisão desportiva, Audi Sport constituída pelas letras R e RS, são a cara de uma Audi renovada e pronta para dominar as pistas automóveis.

A nova geração Audi Sport

Estes dois modelos já são clássicos no que diz respeito aos modelos Audi Sport. Distinguem-se pelos seus traços e pela sua condução sublime em potência. Com um alto desempenho, têm um cunho pessoal e identificativo, R e RS respetivamente. Estas iniciais são retiradas do alemão: RennSport – traduzido literalmente como “Racing sport“.

Os R e RS já são clássicos desportivos modernos

Os modelos Audi RS são uma nova vaga de força e potência para a marca. RS 3, RS 4, RS 5, RS 6 e TT RS são um transformar de carros já por si de confiança, em carros fiáveis para aventuras mais audazes nas estradas. Com um design fascinante, equipados com os mais recentes gadgets desenvolvidos para alta performance, são a derradeira experiência Audi. Com o seu desempenho e dinâmica que pode esperar automóveis que levam o espírito Audi nos seus quatro anéis.

<<Ver modelos>> 

O artigo continua após o anúncio

Volkswagen R

Golf R
Fonte: Volkswagen

Como diz a marca, “A tecnologia não avança, ela corre”

Como os seus modelos da divisão desportiva, é caso para dizer que o Volskwagen está mais potente do que nunca. Junta a verdadeira paixão pelo desporto automóvel com os pormenores dos equipamentos desportivos. Abrace uma experiência de condução impressionante, acelere de forma eficiente e sem perder a força de tração. A letra R da divisão desportiva Volkswagen é ideal para o desporto automóvel.

O mundo Volkswagen R não é apenas o Golf

Engane-se se pensa que a divisão desportiva R da Volkswagen fica-se pelo Golf — além do Golf, existiu o Passat R36, o Touareg R50 e, mais recentemente, o Scirocco R. E como o mundo da alta performance desportiva não para, para breve, vamos conhecer mais dois modelos R: o Tiguan R e o T-Roc R.

Mais que um legado de marca

O R é sinónimo de performance, desportivo e emoção. A paixão por esta vertente do desporto automobilístico – desenvolveu-se ainda mais devido à necessidade de criação e engenhos dos designers e engenheiros da Volkswagen R. Que quiseram com este projeto, iniciado em 2011, respeitar a marca com traços de audácia automóvel

<<Ver modelos>>

Renault RS

Renault Megane RS
Fonte: Renault

Depois de quatro viagens por terras germânicas fazemos finalmente uma referência a uma marca que tem assumido paulatinamente o seu espaço na divisão desportiva automóvel, que é o caso da Renault e a sua divisão RS.

Todos os dias são uma corrida

A divisão desportiva Renault RS é o culminar do alto desempenho da marca. Nesta divisão foram desenvolvidos modelos modernos, apelativo nas suas linhas F1 e com o extra de serem uma verdadeira paixão para conduzir. E é sem dúvida este o seu grande extra, a sua condução é um desafio a todos aqueles que adoram desporto automóvel e de voar com segurança nas estradas.  O exemplo deste expoente de alta performance e desempenho é o Renault Megane RS.

<<Ver modelo>> 

Hyundai N

Hyundai i30N
Fonte: Hyundai

Resta-nos por fim, fazer uma viagem até à Coreia do Sul, mais concretamente à divisão N da Hyundai e desvendar mais um segredo das divisões desportivas automóveis.

O artigo continua após o anúncio

Se fosse para ser simples, não teria sido planeado como uma divisão tão arrojada

Começamos por nos deixar encantar em cada curva. Depois deixamos-nos seduzir pelo seu lado arrojado, elegante e desportivo. Quando damos por ela, já estamos a dobrar uma curva de pista a aproveitar cada quilómetro nele feito. Este é o efeito da nova Hyundai N. A N foi desenvolvida para proporcionar uma emocionante capacidade de condução diária e experienciar esta nova onda de inovação da Hyundai.

O nascimento de uma divisão competitiva

Cada modelo N de alto desempenho é projetado por especialistas apaixonados da Hyundai Motor Namyang R & D Center.  Através deste meticuloso planeamento, a tecnologia do processo N foi refinada e renasceu. Este renascimento deu-se graças a Albert Biermann e a Thomas Schemera. Ambos vieram da divisão M da BMW em 2015 e 2018 respetivamente. Esta mudança só prova que o projeto N é dos mais aliciantes no mercado de alta performance e desempenho das divisões desportivas de automóveis.

<<Ver modelos>> 

Por fim, apenas queremos deixar um conselho, torne a imaginação realidade e descubra o carro desportivo ideal para si. Algo nos diz que este se encontra por aí em modo selvagem a voar pelas estradas e nas divisões desportivas das marcar enunciadas!

Veja também