Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
27 Set, 2019 - 15:55

Novo Audi Q3: o SUV mais elegante que pode comprar?

Marvin Tortas

O novo Audi Q3 cresceu consideravelmente em relação à versão anterior e é agora um verdadeiro SUV: desportivo, prático e carregado de tecnologia.

Novo Audi Q3: o SUV mais elegante que pode comprar?

Apenas algumas semanas após ter mostrado ao mundo o Audi Q8, a marca volta a mostrar que quer ser uma referência neste que é o mercado de carros mais concorrido atualmente, apresentando o novo Audi Q3. 

A segunda geração do Q3 cresceu consideravelmente em e tem agora linhas bastante mais dinâmicas e agressivas em relação à geração anterior. No interior as mudanças são ainda mais visíveis com o Q3 a integrar toda a tecnologia de topo presente nos modelos mais recentes lançados pela marca de Ingolstadt.

Com o “restyle” deste mini SUV (que já não é assim tão mini), a Audi conseguiu ganhar vantagem em relação aos concorrentes mais diretos, sobretudo no que a espaço diz respeito, e com um design diferente e mais robusto (ao estilo do novo Audi Q8), este carro promete ser uma séria ameaça para a concorrência, nomeadamente o Mercedes GLA, o Volvo XC40, o BMW X1 e o Range Rover Evoque.

Conheçamos então aquilo que se sabe para já do novo Audi Q3, que chegará aos concessionários portugueses no último trimestre deste ano.

Novo Audi Q3

novo Audi q3
Fonte: Divulgação Audi

Exterior

Em relação à geração anterior, as diferenças no tamanho são evidentes. O novo Audi Q3 está mais comprido 97 mm, está mais largo 18mm e está mais baixo 5 mm, o que lhe confere uma postura mais agressiva.

Mas a maior evolução foi na distância entre eixos, que é o que dita o espaço disponível para os passageiros, e nesse capítulo, as rodas frontais e traseiras distam mais 77 mm em relação à geração anterior, daí existir mais espaço para os passageiros do banco de trás e para guardar itens na bagageira, que eram duas das maiores críticas no modelo anterior.

Às dimensões mais possantes do novo Audi Q3 juntam-se as linhas dinâmicas e uma grelha bastante agressiva desta nova geração de Audis, e que transformam este num dos SUV mais bem parecidos do mercado, assemelhando bastante o seu estilo ao do seu irmão “maior”, o Audi Q5.

À semelhança dos modelos mais recentes que têm sido lançados pela Audi, o novo Audi Q3 conta também com faróis LED Matrix dinâmicos, que fazem uma espécie de coreografia quando se ligam ou desligam, tornando esta numa das características mais curiosas deste novo SUV.

Interior

novo audi q3
Fonte: Divulgação Audi

É no interior que se notam as maiores diferenças desta para a anterior geração, desde logo começando pelo espaço no habitáculo. Os passageiros traseiros dispõe agora de bancos ajustáveis em inclinação e profundidade, tal como acontece com o Audi Q5 ou Audi Q7.

A capacidade da bagageira também cresceu 70L e conta agora com 530L de capacidade com os bancos na posição vertical e mais recuada possível, aumentando para 675L caso ajuste os bancos traseiros o máximo para a frente. Se quiser transportar objetos realmente volumosos, os 1525L de capacidade com os bancos traseiros rebatidos deverão ser suficientes para servir as suas necessidades.

Esta nova geração do Audi Q3 já conta com o Audi Virtual Cockpit como opcional. Um ecrã de 12 polegadas situado no painel de instrumentos que lhe permite personalizar aquilo que pretende ver: um mapa de dimensões gigantes, uma configuração dinâmica com o tacómetro destacado em grandes dimensões na parte central, ou então numa mais normal, mostrando a velocidade e as rotações por minuto de um forma mais “clássica”.

A lista de gadgets e opcionais é vasta, e se quiser equipar o seu novo Audi Q3 com todos os “brinquedos” poderá gastar o valor do carro em extras. Estão disponíveis os mais modernos sistemas de ajudas à condução e de segurança activa, com base em sensores, câmaras e radar, já para não falar na assistência ao estacionamento com quatro câmaras.

Alguns destes gadgets equipam de série as versões do Q3, mas a maior parte são opcionais.

Motores

O novo Audi Q3 está mais preocupado que nunca em ser um verdadeiro SUV: desportivo, prático, e uma excelente máquina para conduzir. E para ajudar ao prazer de condução, contará com 5 motores de nova geração e designação, sendo que 3 serão a gasolina e apenas 2 a diesel.

A versão base será o Q3 35 TFSI que contará com um bloco 1.5L, a gasolina, de 15o cavalos, que poderá desativar dois dos quatro cilindros quando estes não sejam necessários, permitindo assim uma maior eficiência de combustível. Se para si a performance for uma prioridade, terá também ao seu dispor as versões 40 TFSI e 45 TFSI, com 190 e 230 cavalos respetivamente.

Caso faça muitos quilómetros em auto-estrada, então os blocos diesel serão aqueles que melhor servirão as suas necessidades, com o Audi Q3 35 TDI, com um bloco de 2.0L de 150 cavalos, ou o Q3 40 TDI com 190 cavalos. Todos estes motores poderão ser equipados com caixas manuais de 6 velocidades, ou automáticas de 8 relações e dupla embraiagem.

Preços

O Audi Q3 35 TFSI tem preços a partir dos 42 400€. A versão menos potente a diesel, com caixa automática, custa atualmente 48 999€, antes de adicionar qualquer opcional.

Veja também