Publicidade:

Benefícios do ananás: 6 grandes vantagens para a sua saúde

Mais que um simples fruto, o ananás é versátil e, também, um excelente digestivo, mas não só! Descubra os benefícios do ananás e dê um boost à sua saúde.

Benefícios do ananás: 6 grandes vantagens para a sua saúde
Saboroso e poderoso, o ananás é um super alimento

Se é fã do seu sabor doce e não dispensa uma boa fatia a qualquer altura do dia, vai gostar de descobrir mais sobre os benefícios do ananás.

Tropical, fresco e sumarento, o ananás é um fruto natural da América do Sul, também muito cultivado nos Açores e famoso pelo seu sabor doce e suculento.

Acessível durante todo o ano, é muito apreciado como facilitador da digestão e “corta gorduras” nas refeições mais pesadas. Tem um reduzido valor calórico, elevado conteúdo formado por água, é muito rico em vitamina C, B e E, folato, tiamina, ferro e magnésio…

Mas a sua riqueza mais peculiar está na bromelaína, um conjunto de enzimas digestivas que degradam as ligações das proteínas, processo essencial à digestão. Esta é uma das razões pela qual o ananás é bastante utilizado na gastronomia para amolecer as carnes.

São vários os benefícios do ananás para a saúde, sendo que o uso do ananás, especialmente o seu constituinte bromelaína, tem sido aplicado para fins terapêuticos com bastante êxito em patologias digestivas, vasculares, inflamatórias, entre outras. Os estudos científicos têm sido desenvolvidos para dar consistência a tais benefícios.

Descubra todos os benefícios do ananás


beneficios do ananas

Benefícios digestivos

O ananás ajuda no processo da digestão em pessoas que têm dificuldades a este nível. A enzima bromelaína ajuda a quebrar as cadeias de proteínas a serem digeridas. No entanto, deve ser utilizada com precaução em caso de irritação da mucosa dor estômago e úlceras gastroduedenais.

Benefícios anticelulíticos e emagrecimento

O ananás favorece a mobilização de depósitos de gordura. Atua sobre as fibras proteicas que envolvem a celulite, promovendo a sua eliminação.

Por esta razão, o ananás, mais especificamente a bromelaína, entra na composição de vários cremes anticelulíticos. A parte central do ananás é bastante rico em fibras, com ação laxativa, pelo que tem sido bastante usado em curas de emagrecimento.

Benefícios anti-inflamatórios

A bromelaína é indicado nos processos inflamatórios e com dor associada, sem causar os efeitos adversos comuns dos medicamentos anti-inflamatórios, de ordem gástrica e cardiovascular.

Tem uma atuação excelente na recuperação de lesões desportivas, traumáticas inflamações ligamentares, musculares e tendões. Nas patologias inflamatórias, como doenças reumáticas, problemas osteoarticulares, tem um elevado grau de eficácia.

Benefícios respiratórios

Este é um dos benefícios do ananás mais surpreendentes. A bromelaína presente no ananás tem propriedades mucolíticas, antialérgicas e anti-inflamatórias, beneficiando as patologias respiratórias, como sinusite, rinite, asma e bronquite.

Benefícios em terapias com antibióticos

O ananás aumenta a absorção dos antibióticos, elevando a sua eficácia, principalmente nos casos de infeções graves. Nos adultos e nas crianças, pode ser coadjuvado a toma de ananás com o antibiótico, de forma a potenciar a sua ação, ou até a reduzir a dose.

Benefícios antitumorais e antineoplásicos

A bromelaína interfere com o crescimento de células malignas. Os estudos têm vindo a ser desenvolvidos no sentido de demonstrar a eficácia da sua associação à terapia antineoplásica.

Os resultados são animadores, principalmente na redução dos sintomas associados aos tratamentos convencionais e na modulação do crescimento tumoral. São, no entanto, necessários mais estudos e investigações a este respeito.

Veja também:

Ana Luisa Santo Ana Luisa Santo

Enfermeira especializada em acupuntura e medicina tradicional chinesa. É uma apaixonada pela saúde natural e terapias alternativas, explorando ativamente formas seguras de cuidar a saúde e o bem-estar. Trabalhou no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral Santo António, Porto. Atualmente trabalha na consulta de acupuntura do Hospital da Lapa. Docente no Instituto Jean Piaget. Enfermeira voluntária na AMI.