Publicidade:

Chá de cavalinha: descubra os benefícios

Com propriedades diuréticas, o chá de cavalinha tem muito a oferecer ao seu organismo. Conheça os motivos pelos quais deve escolher esta bebida.

Chá de cavalinha: descubra os benefícios
Descubra esta bebida e os seus efeitos no organismo

Com poder anti-inflamatório, desintoxicante e diurético, a cavalinha é utilizada há já muito tempo como planta medicinal. Mais recentemente tem vindo a ganhar fama pelos seus inúmeros benefícios para a saúde e, como tal, não admira que o chá de cavalinha conquiste cada vez mais adeptos. Desde os fãs do estilo de vida saudável até àqueles que apenas querem perder algum peso e gordurinhas localizadas, esta bebida parece despertar o interesse de todos.

Desde o emagrecimento ao aspeto da pele, passando pelo alívio da dor, este chá promete fazer maravilhas pelo seu organismo. Conheça agora todos os benefícios e vá buscar a sua caneca preferida.

Chá de cavalinha: 10 benefícios


conheça os benefícios do Chá de cavalinha

1. Tem propriedades diuréticas

A retenção de líquidos caracteriza-se pela acumulação de água no organismo e consequente sensação de inchaço. Ora, o chá de cavalinha atua como um diurético natural, fomentando a eliminação do líquido em excesso através da urina.

Assim, esta bebida é uma aliada no combate a problemas como a celulite, infeções urinárias e cálculos renais. Não substitui, contudo, o consumo de água.

2. Fornece vitaminas e minerais

As vitaminas e os minerais são nutrientes de extrema importância para o correto funcionamento do seu organismo. Acontece que esta é uma bebida rica em ambos, apresentando-se como uma boa fonte de ferro, cálcio, magnésio, vitamina C, potássio e flavonoides.

3. Acelera o metabolismo

O chá de cavalinha é muito utilizado em dietas de emagrecimento graças ao seu poder de aceleração do metabolismo. Este fenómeno traduz-se numa queima de calorias e gorduras mais eficiente e rápida, o que resulta na tão desejada perda de peso.

4. Contribui para a saúde da pele

Talvez lhe pareça pouco provável, mas o chá de cavalinha é uma ótima ajuda no que se refere a garantir a saúde e beleza da sua pele. Graças à sua ação adstringente, a bebida consegue reduzir a oleosidade da pele e evitar o aparecimento de acne. Por outro lado, funciona como um regenerante natural e aumenta a elasticidade da pele, pelo que pode atenuar a aparência das tão odiadas estrias.

5 chás para a dor de cabeça

5. Possui propriedades antioxidantes

Entre os benefícios do chá de cavalinha encontra-se o facto de este ter propriedades antioxidantes, ajudando assim a fortalecer o sistema imunitário e ativar a circulação sanguínea. Fica também garantida a proteção contra inúmeros problemas de saúde, na medida em que a bebida combate a ação dos radicais livres.

6. Ajuda a curar gripes

Se está farto de recorrer a fármacos para curar gripes, tosse e outros problemas do género então talvez o chá de cavalinha seja a solução que procura. Esta bebida ajuda a tratar problemas como constipações, bronquite e obstrução nasal.

7. Tem propriedades anti-inflamatórias

Se os benefícios anteriores ainda não são suficientes, fique a saber que este chá tem propriedades anti-inflamatórias e, como tal, ajuda a aliviar dores e inchaços. De facto, pode mesmo auxiliar também no controlo de hemorragias.

8. É antimicrobiano

Estudos demonstram que a cavalinha é uma planta que possui um óleo essencial com componentes que atuam contra micróbios, fungos e germes. Isto significa que o chá pode auxiliar no combate contra infeções, alguns problemas de pele e feridas.

9. Previne a osteoporose

Beber chá de cavalinha pode também ser uma ajuda no que se refere à densidade óssea, fortalecendo-se assim os ossos. Acredita-se que este efeito esteja relacionado com o alto teor de silício encontrado na planta.

10. Melhora a memória e a cognição

Parece cada vez mais complicado lembrar-se de tudo o que tem para fazer? Com o stress tão característico do dia-a-dia não admira. Ora, fique a saber que, graças ao seu poder antioxidante, beber chá de cavalinha pode dar-lhe uma ajuda preciosa em relação à sua memória e cognição.

Apesar dos seus benefícios, o chá de cavalinha não pode ser consumido por todos, especialmente porque contém nicotina na sua composição. Grávidas e pessoas com insuficiência renal ou cardíaca devem manter-se afastadas desta bebida para não surgirem complicações de saúde.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.