Publicidade:

13 coisas que deve comprar novas e evitar as usadas

Comprar usado é, cada vez mais, uma tendência, mas há coisas que deve comprar novas independentemente da oportunidade. Saiba quais são.

13 coisas que deve comprar novas e evitar as usadas
Proteja a sua saúde e o seu bolso

Com o crescimento dos sites de venda online, o mercado de produtos usados conheceu uma expansão maior do que nunca. No entanto, acreditamos que há coisas que deve comprar novas e evitar “herdar” de outros, independentemente do quão boa lhe parecer a oportunidade.

A verdade é que há coisas que, parecendo reutilizáveis, não o são. Muitas vezes, são produtos que se personalizam e se adaptam a nós, e, como não somos todos iguais, não servem a mais ninguém da mesma forma. Também há casos em que a higiene pode ficar comprometida se o produto mudar de dono ou ainda casos em que a segurança de utilização deixa de ser garantida.

Damos-lhe, por isso, alguns exemplos de coisas que deve comprar novas se quiser garantir que tira o máximo proveito delas.

13 coisas que deve comprar novas


1. Calçado

coisas que deve comprar novas

O bom calçado é caro, mas o investimento vale a pena mesmo que não possa fazê-lo com regularidade. Sapatos, ténis, botas, sandálias… tudo o que for de usar nos pés são coisas que deve comprar novas, porque ao aproveitar o calçado de alguém está a por em causa a sua saúde: cada pessoa tem a sua forma de pousar os pés no chão, e com isso desgasta as solas dos sapatos de uma forma particular. Ao usar sapatos que já tiveram outro dono, a sola não está desgastada onde devia e vai fazer com que sobrecarregue as suas articulações.

2. Capacetes

coisas que deve comprar novas

Se anda de mota, saiba que um capacete novo é praticamente uma obrigatoriedade se quiser garantir a sua segurança. Na Internet pode encontrar muitas ofertas de capacetes usados a bons preços, mas nunca saberá com certeza se esses capacetes já sofreram algum embate. Ora, estes materiais só garantem a segurança máxima para uma pancada, pelo que, se comprar um capacete que já esteve envolvido num acidente, não vai beneficiar da qualidade total do produto.

3. Tábuas de cozinha

Tábuas de cozinha

Devia estar no top das coisas que deve comprar novas. As tábuas de cozinha (e toda a loiça de madeira, em geral) são verdadeiros ninhos de germes e bactérias – e não, não saem todos na máquina da loiça.

Se vai comprar uma tábua usada é porque ela está demasiado gasta para alguém, e isso significa que já por lá passaram muitos alimentos. Se puder, compre uma tábua nova para a sua cozinha – e, já agora, aproveite e evite as madeiras.

4. Cadeiras auto

coisas que deve comprar novas

Dizem os especialistas que nem de um filho para o outro se devia aproveitar a cadeira auto, e o motivo é simples: com o uso, as cadeiras sofrem desgaste nos sistemas de retenção e até nos revestimentos. Se comprar uma cadeira auto já usada, é possível que ela não seja tão confortável como quando era nova, ou pior, não seja tão segura.

De resto, as cadeiras auto são como os capacetes: não garantem segurança máxima após terem estado envolvidas num acidente. Mesmo que o aspeto lhe pareça impecável, pense bem se vale a pena arriscar a segurança das crianças para poupar uns euros.

5. Colchões

coisas que deve comprar novas

É mais uma das coisas que deve comprar novas e voltamos ao tema da higiene: os colchões suportam os corpos durante noites inteiras, horas em que há produção de calor, suor e todo o ambiente propício ao bem-estar dos ácaros, das bactérias e até das pulgas e percevejos.

Comprar um colchão usado é como deitar-se nos lençóis que outra pessoa usou sem lavar durante anos. Parece-lhe higiénico?

Além da questão da limpeza, os colchões têm um tempo estimado de vida de entre cinco e dez anos. Comprar um colchão usado, a menos que lhe seja apresentado o talão de compra, é arriscar comprar um produto que já nem sequer está bom para utilização.

6. Pneus

coisas que deve comprar novas

A menos que conheça bem o dono anterior dos pneus, eles são uma das coisas que deve comprar novas. A forma como conduzimos influencia muito o desgaste do pneu e há problemas que nem sequer se veem a olho nu. A menos que saiba bem como era a condução e o cuidado do dono anterior ou que confie muito no seu mecânico, não queira pneus usados, porque pode comprometer a estabilidade do seu carro.

7. Software

coisas que deve comprar novas

As licenças dos programas de computador são caras e um desconto cai sempre bem, mas lembre-se que há programas que trazem um código de registo e esse código só pode ser usado numa máquina. Comprar um software usado significa, assim, que está a correr o risco de chegar a casa e não poder instalá-lo no seu computador.

8. Panelas

coisas que deve comprar novas

Até podem ter muito bom aspeto, mas se o dono quer vendê-las, é porque algo se passa com elas. Vamos ser racionais: ninguém troca de panelas porque elas já não combinam com os móveis da cozinha, certo? Então, se estão à venda é porque não servem, estão desgastadas, a descascar ou com fissuras. E se não servem para os cozinhados do antigo dono, não servem para os seus.

A exceção, claro, são as panelas de inox postas à venda quando os donos mudam para um fogão de indução (onde elas não funcionam). Ainda assim, recomendamos a maior prudência na hora de comprar usado.

9. Fatos de banho e biquinis

coisas que deve comprar novas

É normal que quando se fale em coisas que deve comprar novas toda a gente se lembre imediatamente da roupa interior, mas, curiosamente, é igualmente normal que se esqueçam da roupa de praia.

Um biquini ou um fato de banho têm com a parte mais íntima do nosso corpo o mesmo contacto que a roupa interior, com a agravante de dificilmente ser alvo das mesmas lavagens e cuidados que as cuecas e as meias.

Pense em quantas pessoas trocam o WC pelo mar durante o verão e em quantas se dão ao trabalho de tirar o fato de banho para fazer o serviço… ou em quantas lavam o biquini só com água “para não estragar na máquina da roupa”. No fim das contas, vão vender as peças a outras pessoas, que vão usá-las tranquilamente, sem pensar em todos os germes e bactérias.

10. Sofás e outros móveis com estofos

coisas que deve comprar novas

Cada um sabe o que faz no seu sofá, mas todos sabemos que não há milagres na hora de limpar. Todos os móveis com estofos acumulam pó, ácaros, bactérias e restos de tudo o que neles caiu desde o primeiro dia. Se pensar bem em tudo o que pode ter acontecido em cima de um sofá, vai perceber que não é boa ideia tirá-lo da lista de coisas que deve comprar novas.

11. Computadores

coisas que deve comprar novas

Os pequenos defeitos de um computador podem ser indetetáveis ‘à primeira vista’, mas acabarão por se fazer sentir e a tendência é para que se agravem com o tempo. Ao comprar computadores em segunda mão pode vir a ter esses problemas, além de não possuirem garantia.

12. Câmaras fotográficas e/ou de filmar

coisas que deve comprar novas

A problemática é idêntica à dos computadores. Os pequenos problemas agravam-se com o tempo e ao comprar usado perde a segurança da garantia, só assegurada a quem compra novo.

13. Eletrodomésticos

coisas que deve comprar novas

A maioria dos eletrodomésticos não tem a melhor utilização por parte dos utilizadores, o que pode redundar na perda da garantia (mau uso, por exemplo). Quando assim é, a necessidade de conserto acabará por sair mais caro.

Comprar artigos usados é quase sempre uma boa opção do ponto de vista da poupança, mas se isso puser em causa a sua saúde ou a sua segurança, é um mau negócio. Antes de comprar o que o vizinho não quer ou o que a tia já não precisa, avalie bem que tipo de produto é e que uso lhe vai dar. Há muito mais na compra e venda de artigos usados além do preço!

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].