Helena Peixoto
Helena Peixoto
03 Jul, 2018 - 12:41
7 tipos de sofás para se inspirar e decorar a sua casa

7 tipos de sofás para se inspirar e decorar a sua casa

Helena Peixoto

São 7 os eleitos entre os principais tipos de sofás que precisa conhecer e cada um tem as suas potencialidades. Vamos detalhar cada um deles?

O artigo continua após o anúncio

De canto, chaise longue, com várias possibilidades de posições, com gaveta de cama… São centenas os tipos de sofás existentes. Neste artigo vamos enumerar os 7 principais modelos e ajudá-lo a enquadrar cada um deles no melhor cenário possível.

7 diferentes tipos de sofás para diferentes tipos de casas e decorações

Sofá compacto

Este é um dos tipos de sofás mais comuns e mais intemporais’. Pode ter espaço para dois, três ou quatro lugares e é constituído por um sofá compacto, sem curvas, cantos ou chaise longues. Ideal para casas mais pequenas, pode ter ou não pernas e, no caso de ter uma divisória maior, pode apostar em adquirir dois exemplares e colocá-los frente a frente para proporcionar o diálogo e interação entre os seus ocupantes.

Sofá cama

Se vive num T1 ou T2, tem todas as divisórias ocupadas mas costuma receber muitas visitas a pernoitar, esta opção é excelente. O sofá cama é um tipo de sofá extremamente versátil e hoje em dia quase qualquer modelo é passível de possuir esta funcionalidade extra. Uma dica: não poupe demasiado na hora de comprar um sofá cama. Dado que é um dos tipos de sofás com mais necessidade de ser ‘manobrado’, convém que seja suficientemente robusto.

 

Chaise Longue

O chaise longue é um dos tipos de sofás que tem sido mais utilizado ultimamente. Com máxima pontuação no conforto (uma vez que permite que pelo menos uma pessoa esteja confortavelmente deitado no mesmo), exige no entanto uma sala com alguma dimensão para que não pareça uma divisória muito pequena ou atolada.

 

Poltrona

A poltrona é um dos tipos de sofás mais utilizados não para a sala mas para os quartos. Pode ser um excelente apoio para colocar as roupas do dia a dia, para ler um livro e relaxar ou, no caso dos quartos para bebés, é muito amigo dos momentos da amamentação.

 

Sofá de canto

Os sofás de canto são semelhantes aos compactos, com a diferença que são bem mais compridos e em formato de ‘L’. Para ficarem em sintonia com a decoração deve utilizar este tipo de sofá apenas se tiver uma sala mesmo mesmo grande. Caso contrário, vai criar um ambiente de desorganização.

 

Sofá modular

Os sofás modulares são excelentes para situações de salas pequenas, lofts ou T0. Adaptáveis a várias situações, ora tanto ficam em formato sofá, como cama ou até como mobiliário de decoração. Pela sua complexidade e por cumprirem vários objetivos, são normalmente um pouco mais caros.

 

Sofá redondo

O sofá redondo é um dos tipos de sofás menos utilizados. Ficam bem em cenários muito específicos e são mais usados por hotéis e salas de conferência, uma vez que promovem muito a socialização entre os ocupantes do mesmo. Pela sua raridade, não será fácil encontrar pechinchas desta peça.

O artigo continua após o anúncio

 

Veja também