Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
28 Mai, 2018 - 17:42

As 5 regras de ouro para saber como dispor os sofás na sala

Helena Peixoto

É uma mão cheia de conselhos que o vão orientar e saber como dispor os sofás na sala. Tome nota das dicas e veja se está a acertar na escolha.

As 5 regras de ouro para saber como dispor os sofás na sala

Nem sempre é fácil arranjar uma fórmula mágica para perceber como dispor os sofás na sala de forma a tirar o máximo partido da divisão. Mas, existem algumas orientações pelas quais se pode guiar e, assim, conseguir o melhor resultado possível.

Uma nota prévia: tire sempre as medidas à divisão em questão e aos sofás que quer lá colocar, sem esquecer de experimentar diferentes cenários, até perceber o que fica melhor.

5 dicas preciosas para saber como dispor os sofás na sala

 1. Permita a circulação

sofas

Outra das questões importantes tem a ver com a circulação dentro do espaço. A disposição dos sofás deve respeitar uma circulação fluída das pessoas. Nada de ter de se colocar de lado para conseguir passar de um lado para o outro ou para chegar à mesa de jantar. Mantenha distâncias confortáveis nem que para isso tenha de optar por um sofá um pouquinho mais pequeno.

2. Promova a interação dos ocupantes da casa e convidados

Uma das orientações que o podem ajudar a saber como dispor os sofás na sala é a questão da promoção de interação entre as pessoas. Se tiver dois sofás, coloque-os frente a frente com uma mesinha no meio, por exemplo, ou então a fazer um L, mas nunca lado a lado. O espaço vai ficar mais frio e sem grande lógica.

3. Tire partido da iluminação

dispor sofas

Como dispor os sofás na sala da melhor maneira? Uma das regras de ouro é precisamente ter em conta a iluminação natural. Tire partido das janelas que tem na sala. Quem não gosta de entrar numa sala bem iluminada e tirar uma soneca num sofá iluminado pelo sol?

4. Evite ter todas os sofás encostadas às paredes

Ainda há muito esta tendência: encher tudo o que é parede e enchê-las com mobília. O resultado? Uma sala estranha cheia de coisas nas laterais e com o meio todo vazio, gerando uma sensação de desorganização e espaço pouco agradável. Não tenha medo de colocar os sofás no “meio” da sala, desde que minimamente enquadrado no espaço. Se colocar um tapete por baixo, ainda melhor fica.

5. Se tiver lareira, potencie esse espaço

dispor sofas na sala

A lareira deve ser um elemento a considerar na hora de saber como dispor os sofás ou poltronas na sala. Se em sua casa tem uma, este é o espaço que deve considerar ocupar com cadeirões e sofás confortáveis. Crie um ambiente acolhedor e elegante com um ou dois sofás em frente à lareira, ou mesmo uma poltrona e um sofá, e não esqueça de dispor também uma mesinha de apoio.

Boas decorações!

Veja também