ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
19 Fev, 2021 - 16:03

Limpar os plásticos do carro: passo a passo e cuidados a ter

Afonso Aguiar

Limpar os plásticos do carro pode fazer a diferença se pretende vender o carro carro e evita a acumulação de pós e bactérias. Siga o passo a passo.

pessoa a passar pano no volante e limpar os plásticos do carro

Limpar os plásticos do carro implica não apenas mantê-los em bom estado, mas também contribui para a saúde de condutor.

Tal como em casa, também o automóvel deve ser limpo com regularidade, para eliminar fungos, bactérias ou ácaros que se possam acumular. Para além disso, caso exista a possibilidade de vender o carro, é sempre mais benéfico apresentá-lo limpo.

Resumindo, quer seja por uma questão de saúde, ou por uma hipótese de uma transação futura mais rentável, cuide bem e regularmente dos plásticos do interior do seu carro.

A tarefa em si não é muito dispendiosa nem tampouco trabalhosa e os benefícios valem a pena.

Como limpar os plásticos do carro em 4 passos

Antes de mais, para limpar os plásticos do carro como deve ser, vai precisar do seguinte:

  • Um aspirador;
  • Um pano de microfibras;
  • APC (All Purpose Cleaner) ou outro produto de limpeza;
  • Um esfregão de fibra;
  • Cera para plásticos interiores.

Depois de reunidos todos os materiais necessários, inicie a limpeza.

1

Aspirar

A primeira coisa que deve fazer é aspirar o interior do carro minuciosamente, com especial foco nos plásticos do carro.

Uma vez que tem o aspirador na mão, aconselhamo-lo a aspirar também os estofos para não ter de o fazer novamente quando os for limpar.

2

Aplique o APC ou outro produto de limpeza

Embora a maior parte dos especialista aconselhe um APC, pode optar por outro produto de limpeza que ache conveniente, desde que sirva para limpar plásticos também.

Neste passo, deve primeiro aplicar um pouco do APC nos plásticos, limpando-o de seguida com um pano de microfibras. Seja minucioso antes de mudar de local e certifique-se de que fica tudo bem limpo.

Use sempre uma parte do pano que esteja limpa para tirar o APC.

Sugestão de produto: Blitz Reinig (APC) 1 lt NEXTZETT
Preço: 8,95 euros

3

Use uma luva ou um esfregão de fibra

Caso a sujidade persista, pode voltar a aplicar o APC, mas desta vez utilize um esfregão ou uma luva de fibra.

Tenha em atenção, no entanto, que deve usar o esfregão com muito cuidado e sem fazer muita pressão, de modo a não estragar os plásticos do carro.

Além disso, os especialistas não aconselham a fazê-lo com regularidade.

4

Aplique a cera

Não se esqueça que proteger o plástico é a melhor forma de evitar que o mesmo fica novamente sujo. Portanto, quando terminar os passos anteriores, aplique a cera para plásticos interiores para se certificar que os seus plásticos estão protegidos.

Regra geral, basta usar um pouco para ter o resultado desejado.

Sugestão de produto: Restaurador de plásticos REDEX
Preço: 5,95 euros

Outros cuidados a ter

Dependendo de quanto tempo esteve sem limpar os plásticos do carro, esta tarefa pode durar poucos minutos ou ser algo cansativo e árduo. Afinal, quanto maior a sujidade, mais trabalho terá quando for a tirá-la. Portanto, não se esqueça de prevenir para depois não remediar.

Antes de mais, não pense que fazer isto uma vez por ano é uma solução viável. Quanto mais tempo deixar passar, mais trabalho vai ter e mais difícil vai ser retirar a sujidades. Depois, tenha especial cuidado quando deixa cair comidas ou bebidas ou outras coisas que sejam gordurosas e/ou corrosivas. Nesses casos, é imperativo limpar imediatamente o que sujou.

Outra forma de prevenir maior trabalho é usar toalhinhas, daquelas de bebé, para ocasionalmente dar uma “limpadela”. Passe também um pano pelos plásticos pelo menos uma vez por mês para que mais tarde não seja difícil voltar a limpá-los.

Caso possua uma máquina de limpeza a vapor, ou tenha acesso a uma, pode também ser boa ideia utilizá-la nos plásticos do carro. O vapor ajuda-o a ver-se livre de germes e bactérias, o que lhe permite completar a limpeza como se fosse um profissional.

Limpar os plásticos do carro e a COVID-19

“Não limpar os plásticos do carro pode aumentar o risco de contágio da COVID-19”?

Embora não haja nenhuma recomendação científica nesse sentido, há, no entanto, uma questão de bom senso. Afinal, se antes de conduzir ou entrar no carro desinfetar as mãos, não haverá motivos para alarme.

No entanto, embora os cuidados estejam constantemente presentes na cabeça dos portugueses, não é de todo incomum, com o stress do dia-a-dia, as pessoas esquecerem-se.

Caso prefira ter uma solução para esses possíveis descuidos, há sempre a possibilidade de usar toalhinhas. No entanto, neste caso, as de bebé não serão muito úteis. Deverá optar por toalhinhas com álcool, ou desinfetantes.

Sugestão de produto: Toalhitas Desinfetantes Multiusos
Preço: 4,59 euros

Agora que já sabe porque é que deve e como limpar os plásticos do carro, é só colocar em prática.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].