Publicidade:

Como controlar o sono no trabalho: 7 truques infalíveis

Quer saber como controlar o sono no trabalho? Precisa de  ajuda para afastar a preguiça e a manter-se produtivo ao longo do dia? Descubra 7 truques!

Como controlar o sono no trabalho: 7 truques infalíveis
Vença o sono e fique mais alerta

A verdade é que todos nós já sentimos os olhos a querer fechar durante a jornada de trabalho. Este cansaço pode ter várias causas, tais como, por exemplo, noites mal dormidas, refeições pesadas ou, até, a realização de tarefas repetitivas e monótonas. Mas, saiba que é possível vencer a preguiça e ficar mais alerta. Conheça as nossas dicas sobre como controlar o sono no trabalho.

7 dicas de como controlar o sono no trabalho


como controlar o sono no trabalho

1. Faça uma pausa e caminhe

Levante-se da sua secretária, estique as pernas e caminhe para uma chávena de café ou de chá. E, se tem algum assunto para falar com outro colega, aproveite e vá trocar umas palavrinhas com ele. Este exercício, ainda que leve, vai ajudá-lo a recuperar a concentração e a afastar a preguiça.

Outra opção, para o caso de não puder ausentar-se, é fazer alguns exercícios de alongamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves, sendo acompanhados com a respiração.

2. Coma alimentos leves

Quem nunca sentiu sono após o almoço que atire a primeira pedra! É natural que aconteça, mas se for o caso, é preciso saber como controlar o sono no trabalho. Aposte em alimentos leves, evite os hidratos de carbono simples e doces, que causam picos de açúcar, e inclua alguma proteína que lhe irá fornecer energia de forma mais consistente – e, por isso, mais duradoura.

3. Troque o café pelo chá

O café atua rapidamente no efeito de estado de alerta, mas a queda é igualmente rápida. No chá existe um aminoácido chamado L-teanina que faz com que a libertação da cafeína seja mais lenta, criando desta forma um efeito prolongado do estado de alerta.

4. Pesquise gatinhos na Internet

Um estudo japonês do investigador japonês Hiroshi Nittono diz que ver imagens de animais fofinhos não só nos deixa mais felizes, como também nos mantém mais focados nas atividades seguintes. Não custa nada experimentar, certo?

5. Beba mais água

A desidratação é um dos sintomas do cansaço, por isso, é muito importante beber água para manter a fadiga longe.

6. Coma chocolate preto

O chocolate preto é mais uma boa dica de como controlar o sono no trabalho, pois é um alimento que fornece fibra, magnésio e até cafeína. E basta só um quadradinho.

7. Durma mais de 6 horas por noite

Crie hábitos que o ajudem a dormir, no mínimo, mais de 6 horas por noite e só desta forma conseguirá evitar alguns dos bocejos durante o dia. Está a enganar-se a si próprio se pensa que dormir poucas horas é suficiente para se manter enérgico durante todo o dia.

Se tem dificuldade em adormecer ou acorda cansado, poderá estar a sofrer de algum distúrbio do sono ou, esse cansaço, pode estar relacionado com alguma doença do sono como é o caso, por exemplo, da apneia do sono. Se se tratar de uma destas situações, deverá procurar ajuda médica e especializada.

Veja também: