Publicidade:

Como descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula

Pretende descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula? Ajudamo-lo a descobrir em que nome está o automóvel, se a viatura tem seguro e mais.

Como descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula
Através da matrícula é possível saber se uma viatura tem processo de penhora

Muitos automobilistas já sentiram necessidade de descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula. Mesmo não sendo indispensável, são várias as situações em que gostaríamos de saber alguma informação acerca de determinado automóvel, como, por exemplo, se houver interesse na compra de um usado (consulte algumas dicas para comprar um carro usado). Em Portugal existem formas de saber se um automóvel tem proprietário, quem é, quantos donos já teve ou se tem seguro. Basta ter a matrícula da viatura.

Se for um caso de acidente e fuga, deverá sempre reportar a situação às autoridades competentes. Se conseguir ficar com informação da matrícula, qualquer posto da PSP ou GNR terá acesso à informação acerca do veículo e proprietário. Mas não é necessário estar envolvido numa situação dramática como acidentes para querer conhecer o proprietário de um veículo pela matrícula. Se pretender comprar um automóvel usado, pode ser-lhe útil saber o número de proprietários que o veículo já teve, se tem algum processo de penhora ou reserva de propriedade.

Descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula


carros

Através do Registo Automóvel é possível obter informação acerca de uma viatura desde que se possua a matrícula. Neste link do Portal do Cidadão encontra os passos para conseguir esta informação. Está acessível a qualquer cidadão ou empresa e pode ser consultada dentro do horário dos balcões das Lojas de Cidadão que possuam esse serviço. Também é possível saber quem é o proprietário de um veículo pela matrícula no balcão de atendimento do IRN (Instituto dos Registos e Notariado).

O que é necessário? Apenas a matrícula do veículo, nada mais. É possível saber quem é o atual proprietário de uma viatura, informação que custa 5€. Caso pretenda conhecer quem foram os proprietários anteriores, o preço é de 7€. A certidão que é passada ao requerente, além dos nomes dos proprietários, apresenta também informação acerca de eventuais penhoras ou reservas de propriedade sobre o veículo.

Por outro lado, se quiser saber se um automóvel tem seguro e desde quando, pode consultar o site da ASF. Aqui, basta inserir a matrícula da viatura e a data para a qual pretende saber se o veículo estaria ou está segurado. De imediato, saberá qual é a seguradora, o número da apólice atribuída ao automóvel e datas de início e fim do seguro.

Nos casos em que as matrículas são canceladas, também existe forma de confirmar esta informação, útil para quem vendeu um automóvel e deixou a tarefa de cancelamento de matrícula à responsabilidade de outros. Se a situação for esta, consulte o site do IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes), que tem uma área destinada às matrículas canceladas. Insira a matrícula a pesquisar e rapidamente terá confirmação se foi ou não cancelada. Não serve para descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula mas poderá deixá-lo informado quanto à existência de um automóvel que já não deveria circular.

Veja também: