Publicidade:

Como escolher um seguro automóvel à sua medida

Se procura saber como escolher um seguro automóvel que não seja nem mais nem menos do que aquilo de que precisa, siga estas dicas e organize-se.

Como escolher um seguro automóvel à sua medida
Faça a escolha acertada

Apesar de ser legalmente obrigatório segurar todos os automóveis que circulam nas estradas portuguesas, são ainda poucos os condutores que sabem realmente como escolher um seguro automóvel à medida do que precisam, evitando pagar desnecessariamente ou ficar à mercê de surpresas desagradáveis nos piores momentos.

A verdade é que escolher bem um seguro automóvel é uma tarefa que requer dedicação e, sobretudo, atenção. Não faltam no mercado seguradoras cheias de vontade de lhe vender serviços, mas nem todas correspondem às suas expectativas – e é a si que cabe a responsabilidade de perceber isso e fazer uma escolha acertada e ponderada.

Reunimos, por isso, algumas dicas que o ajudam a perceber como escolher um seguro automóvel que é exatamente aquilo que precisa, por um preço justo.

Como escolher um seguro automóvel


1. Pesquise bem o mercado

Não faltam seguradoras disponíveis para lhe oferecer “o melhor seguro do mundo” – mas o que é melhor para elas pode não ser o melhor para si. Confira todas as seguradoras e peça propostas para comparar.

Neste processo, não se esqueça que os bancos também oferecem seguros – se um deles for aquele onde tem guardadas as suas poupanças, até pode beneficiar de um preço especial e mais competitivo.

2. Saiba bem do que precisa

como escolher um seguro automovel

Dedique algum tempo a listar os seus detalhes mais importantes, porque são eles que lhe dizem como escolher um seguro automóvel ideal. O seu carro é novo ou é antigo? Circula todos os dias ou só aproveita para passear ao fim de semana? Costuma fazer viagens longas ou limita-se a uma área reduzida?

Estes pormenores são importantes porque vão ajudá-lo a decidir que coberturas são necessárias e que coberturas são dispensáveis no seu caso. Um carro novo, por exemplo, faz valer a pena um seguro com bastantes coberturas, já que o prejuízo em caso de acidente é maior; mas um carro que circula uma vez por semana em distâncias curtas já não precisa de um seguro tão caro e extenso como um que circula todos os dias centenas de quilómetros…

3. Peça toda a informação às seguradoras antes de escolher

Há informações que são essenciais e que podem mudar completamente a decisão de assinar ou não um contrato de seguro, por isso há que tê-las bem esclarecidas antes de rubricar qualquer apólice.

Saber bem a diferença de preço entre as diferentes coberturas e os riscos que estão cobertos em cada uma das opções, conhecer as franquias possíveis e o respetivo impacto no prémio, bem como as tabelas de bonificação e de desvalorização do veículo é procedimento praticamente obrigatório se quiser saber como escolher um seguro automóvel à sua medida.

4. Confirme que a seguradora é credível

como escolher um seguro automovel

Saber como escolher um seguro automóvel bom também passa por saber escolher uma seguradora de confiança. Se já tem uma escolha mais ou menos feita, procure nas páginas de reclamações online testemunhos de outros clientes sobre a seguradora que está a pensar contratar. Vai ficar com uma ideia de como os processos são resolvidos e, claro, da quantidade de clientes insatisfeitos com a empresa.

5. Escolha uma seguradora próxima de si

O preço do seguro até pode ser reduzido, mas, se todos os balcões da seguradora que escolher forem longe de casa e do trabalho, vai acabar por arrepender-se, porque não terá onde pedir ajuda e informações quando precisar. Opte por uma companhia que esteja perto de si e pronta para esclarecer dúvidas a qualquer momento.

6. Faça uma simulação

como escolher um seguro automovel

Até pode saber como escolher um seguro automóvel mas, acredite, as letras pequeninas dos contratos podem sempre pregar-lhe uma partida.

Se está inclinado para uma seguradora, faça uma simulação antes de carimbar o papel, só para ter a certeza de que o valor é mesmo aquele com que está a contar. Mesmo que não exista um simulador online para o que precisa, peça à seguradora que lhe faça uma simulação em papel.

7. Negoceie preços adaptados

Se as coberturas habituais da seguradora que pretende contratar não são bem aquelas de que precisa, tente negociar a substituição das que não vai usar por aquelas que são mais importantes para si.

Personalizar as coberturas pode ajudá-lo a personalizar também o preço, pagando menos pelo conjunto do que pela soma de todas as coberturas que escolher.

8. Adira ao prémio anual e ao débito direto

como escolher um seguro automovel

Optar pelas modalidades de pagamento mais diretas e simples reduz sempre o preço dos seguros, porque quase todas as seguradoras cobram taxas de fracionamento do prémio e comissões de processamento das mensalidades.

Assim, se pagar tudo uma vez por ano vai pagar menos do que se optar pelo pagamento em mensalidades. Não é uma lição sobre como escolher um seguro automóvel, mas é uma boa dica sobre como manter o seguro que escolheu no preço mínimo possível.

Veja também:

Marta Maia Marta Maia

Jornalista de formação, trabalhou no Público e na Fugas, mas logo passou para o lado do Marketing. Apaixonada pelo digital e por pessoas, é poupada por natureza e faz questão de tratar o dinheiro com o respeito que ele merece. Ecologista convicta, não dispensa música, livros e boas conversas offline.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].