Publicidade:

Como limpar tachos queimados em passos simples

Evite as dores de cabeça com as nossas dicas de como limpar os tachos queimados. Experimente estas técnicas e comprove por si mesmo!

Como limpar tachos queimados em passos simples
Devolva o brilho aos tachos queimados

Sim, é possível dar nova vida àquela peça de cozinha que tanto estima, mas que queimou de tal forma que sempre achou que não há volta a dar. Saiba como limpar tachos queimados sem grandes dramas.

Tudo o que precisa saber sobre como limpar um tacho queimado


São muito pequenas as distrações que fazem com que este ‘drama’ aconteça: está a cozinhar e a campainha toca, o pequenino começa a chorar ou simplesmente acabou por se distrair mais um pouco. Resultado? Tacho completamente preto no fundo e com uma camada bem grossa que parece impossível remover.

No entanto, seja qual for a origem deste problema, temos boas notícias para si: damos-lhe várias alternativas de como limpar um tacho queimado devolvendo-lhe todo o seu brilho e sem danificar as suas propriedades. Atente e anote!

limpar tachos queimados

Como limpar tachos queimados: regras de ouro


Estas dicas servem para saber como limpar um tacho queimado, seja ele qual for. Inox, alumínio ou outro material qualquer – diferentes materiais requerem, claro está, cuidados especiais. Mas existem algumas dicas que pode (e deve) implementar em qualquer um deles que garantidamente não vai estar a cometer nenhum erro.

Rapidez

Uma das regras importantíssimas é que deve realmente atuar o mais rapidamente possível, de preferência ainda enquanto o tacho está quente (com cuidado, obviamente, para não se queimar).

Para remover os restos de comida queimada, utilize por exemplo uma colher de pau ou de plástico e fuja de facas, escovas ou esfregões abrasivos – pois podem riscar e danificar a superfície, arrancando parte do seu revestimento.

5 truques para limpar o seu ferro de engomar >>

Produtos de qualidade

Outra questão muito importante na hora de saber como limpar um tacho queimado é a utilização de produtos de qualidade. É do senso comum que se existe área onde não é aconselhável poupar sem olhar a qualidade é nos produtos de limpeza – caso contrário pode colocar em risco a eficiência dos mesmos.

Prefira sempre detergentes de qualidade e que sejam poderosos na remoção de gorduras. E apesar dos seus múltiplos benefícios e alternativas de utilização na limpeza, não deve usar bicarbonato de sódio em tachos antiaderentes ou de alumínio. O sal e a água fria podem corroer o metal e a lixívia pode danificar o aço inoxidável.

Como limpar inox >>

Testar

Por mais confiança que tenha num produto ou por mais que tenha lido sobre o assunto, existe sempre a possibilidade de no seu caso não correr como planeado. Nesse sentido, deve sempre aplicar o produto ou mistura em causa numa pequena área do tacho e analisar a sua reação.

Vinagre

Todos sabemos que o vinagre possui muitas outras utilizações além da que normalmente desempenha nos temperos culinários. Pela sua acidez, é também muito eficaz em termos de limpeza.

Experimente colocar o tacho queimado ao lume com um copo de vinagre branco e deixe ferver alguns minutos. Depois, basta deixar arrefecer e esfregar com uma escova ou esponja. No final, termine com detergente como habitualmente.

Como limpar uma panela de cozedura lenta >>

Água e sal

Quando o tacho está queimado apenas em algumas partes ou com alguns resíduos queimados agarrados ao fundo do tacho, a utilização de água e sal pode ser uma excelente opção. Limpe bem o tacho dos restos de comida que saiam facilmente e faça uma pré-lavagem com água e detergente.

Deixe depois o tacho de molho durante alguns minutos (cerca de 15) com água bem quente e com três colheres de sopa de sal. Esfregue depois com uma escova e se ainda persistirem alguns pedaços queimados, repita o processo.

Aprendendo a limpar um tacho queimado de acordo com o seu tipo de material


Como limpar um tacho queimado de inox

Entrando agora nas especificidades de materiais possíveis para tachos, começamos pelo inox, um dos tipos de tachos mais comuns. Se a situação não for muito complicada em termos de resíduos e camada queimada, comece por tentar aplicar apenas detergente líquido de boa qualidade e água quente corrente durante alguns minutos.

Se o cenário for um pouco mais negro, opte por um produto específico de remoção de gorduras difíceis (geralmente produtos em creme são mais eficazes) e misture um pouco de água. Deixe atuar uns 5 a 10 minutos e volte a lavar normalmente. Repita o procedimento se verificar que não removeu toda a camada com apenas uma aplicação.

14 coisas que está a limpar mal na sua cozinha >>

Como limpar um tacho queimado de ferro fundido

Mais típicos nos trens de cozinha mais antigos, estes tachos são dos mais duradouros também. Para saber como limpar um tacho queimado deste material, experimente ferver água e juntar um copo de vinagre. Deite esta mistura no tacho e deixe atuar durante alguns minutos.

Se decidir aplicar esta solução, deve ter um cuidado especial com a ventilação do espaço onde a aplica – abra as janelas e portas para o ar circular. Se ainda assim verificar que ainda existem marcas de queimado na parte de fora do utensílio, aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e de água com a ajuda de uma escova de nylon ou com um pano limpo. Enxagúe com bastante água e lave normalmente.

Como limpar um tacho queimado de alumínio

Para começar, deve ter em conta que os tachos de alumínio são por norma menos resistentes do que aqueles feitos em aço inoxidável e por isso são também mais fáceis de queimar. Assim, para saber como limpar um tacho queimado de alumínio, experimente cobrir a parte queimada com água quente e com umas gotas de detergente da loiça, deixando atuar durante uns minutos antes de lavar normalmente.

Se ainda assim o problema persistir, experimente revestir a mancha queimada com molho de tomate. Deixe atuar cerca de 20 minutos antes de enxaguar e lave depois normalmente. Vai surpreender-se com o resultado!

Veja também:

Limpeza e Arrumação