Publicidade:

6 dicas para diminuir os conflitos organizacionais

Saber como gerir os conflitos organizacionais é essencial para garantir a produtividade e o bom ambiente no trabalho. Conheça as nossas dicas.

6 dicas para diminuir os conflitos organizacionais
Aprenda a gerir os conflitos no ambiente de trabalho

É comum existirem conflitos organizacionais em ambientes corporativos e em qualquer meio que seja composto por pessoas com diferentes personalidades, opiniões, interesses e objetivos.

Torna-se, portanto, fundamental saber identificar os fatores que potenciam as situações de hostilidade que prejudicam o trabalho. Mas, como? Uma gestão assertiva dessas situações irá contribuir para oportunidades de crescimento, aumento de produtividade e satisfação no trabalho.

Conheça as 6 dicas que selecionamos para si e afaste as situações de conflitos organizacionais.

Como diminuir os conflitos organizacionais em 6 passos


conflitos organizacionais

1. Respeitar a diferença

É essencial saber aceitar as diferenças entre os distintos colaboradores de uma empresa – que são diferentes nas suas personalidades, nos seus comportamentos e nas suas opiniões. Também são desempenhadas, dentro da organização, diversas funções distintas e cada pessoa deve ser valorizada pela importância do seu contributo para o sucesso da empresa.

Para evitar conflitos organizacionais, a comunicação deve ser livre, sem censura e com respeito pela diferença de opiniões. O ambiente de trabalho será mais criativo, inteligente e representativo de ideias.

2. Fortalecer a confiança

A confiança é fundamental na construção de relacionamentos e diminui situações de conflito organizacional. Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria um espaço aberto de comunicação, partilha, fluxo de ideias, superação de diferenças, produtividade e satisfação profissional.

3.  Realizar atividades de team building

As atividades de team building são momentos informais realizados em equipa, que permitem sair da rotina laboral e diminuir conflitos organizacionais. Estas iniciativas são uma excelente estratégia para motivar os colaboradores, fortalecer relacionamentos, aumentar a produtividade e melhorar o trabalho em equipa.

4. Incentivar o feedback

Uma das ferramentas mais importantes na gestão de pessoas e que promove a diminuição de conflitos organizacionais é o feedback. É fundamental que os elementos de uma organização reconheçam e valorizem os pontos fortes de cada um e as suas necessidades de melhoria. Isso irá potenciar o desempenho profissional, a confiança, a motivação e o reconhecimento da importância da união de forças individuais para alcançar os melhores resultados.

5. Eliminar falhas de comunicação

Investir numa boa comunicação é um elemento fundamental para diminuir os conflitos organizacionais. Todos devem garantir que quando comunicam são compreendidos. O estilo de comunicação deve ser assertivo e as ideias devem ser expostas de forma clara, objetiva e construtiva.

Uma comunicação eficiente origina bons relacionamentos entre as pessoas dentro de uma organização. Para além de diminuir os conflitos, uma boa comunicação aumenta a motivação, o desempenho e a harmonia no trabalho.

6. Reconhecer o poder do brainstorming

Quando necessitamos de soluções criativas e de resolver problemas de forma produtiva, realizar um brainstorming com os elementos da equipa será uma excelente opção.

Durante a discussão de ideias é importante que todos consigam contribuir com informações que completem a dos outros. A colaboração exige o compromisso de todos, a equipa torna-se mais unida, mais produtiva e com um maior nível de satisfação, o que irá diminuir as situações de conflito organizacional.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.