Publicidade:

Podemos congelar alimentos que já foram descongelados?

Podemos ou não congelar alimentos que já foram descongelados? Tire todas as dúvidas à volta deste assunto e veja que a resposta vai surpreendê-lo.

Podemos congelar alimentos que já foram descongelados?
Acabe com todas as dúvidas

Será que pode, aí em casa, congelar alimentos que já foram descongelados? A dúvida é tão comum, que a resposta não nos poderia escapar. E é exatamente isso que hoje vamos partilhar consigo.

Uma das regras ‘básicas’ que aprendemos quando começamos a lidar com cozinha é que um alimento depois de descongelado jamais pode voltar para o congelador. Pois bem, estudos e pesquisas recentes vêm demonstrar que, talvez, não seja bem assim. Desde que realizados alguns cuidados essenciais, talvez seja possível reaproveitar bifes e alimentos que acabam por sobrar e, assim, congelar alimentos que já foram descongelados.

Congelar alimentos que já foram descongelados: tudo o que deve saber


congelar alimentos que já foram descongeçados

Quantas vezes descongelou uma quantidade de carne que pensava ser a indicada mas na hora de cozinha se apercebe que foi demais e depois acaba por ir parar ao lixo? Saiba que, desde que cumpridas algumas condições mínimas, é possível congelar alimentos que já foram descongelados!

E este facto não é dito por pessoas sem conhecimento de causa. É a própria ‘ASAE’ dos Estados Unidos da América que confirma: é mais que possível congelar alimentos que já foram descongelados, desde que este processo tenha sido levado da melhor forma.

Então, como é que devemos descongelar os alimentos?

O processo de descongelação é absolutamente essencial para garantir que é possível, depois, congelar alimentos que já foram descongelados.

Esqueça a moda de colocar os alimentos em cima da banca da cozinha. Na verdade, este é dos métodos mais perigosos. As bactérias adoram ambientes mais quentes e a carne vai sofrer uma grande alteração térmica e ficar mais vulnerável a isso. Deixe sempre o produto descongelar dentro do frigorífico e devidamente protegido. O microondas também deve ser evitado.

Além disso, caso os alimentos tenham sido descongelados fora do frigorífico, já não pode voltar a congelar.

Resumindo, é possível congelar alimentos que já foram descongelados, mesmo que não tenham sido cozinhados, desde que:

  1. tenham sido descongelados corretamente (no frigorífico);
  2. estejam com características de produto saudável (sem mau cheiro e aspeto viscoso);
  3. seja embalado corretamente num saco ou recipiente próprio para o efeito;
  4. não tenham permanecido no frigorífico depois de congelado mais do que dois dias.

Verifique sempre o estado dos alimentos em questão e, à mínima dúvida, não arrisque. É preferível abdicar de um pedaço de carne do que passar alguns dias à volta de medicamentos e consultas no hospital.

Veja também: