Publicidade:

13 conselhos para comprar casa de forma segura e consciente

Deixamos-lhe 13 conselhos para comprar casa que vão ser muito úteis, para que faça uma escolha certa e informada. Comece já a tomar nota!

13 conselhos para comprar casa de forma segura e consciente
Comprar casa pode ser um processo longo

Em seguida, listamos alguns conselhos para comprar casa que, temos a certeza, farão a diferença na hora de se entregar a esta missão de encontrar o imóvel perfeito. O processo pode ser longo e, até, cansativo, mas seguindo os nossos conselhos para comprar casa estamos certos de que irá conseguir fazer a escolha mais indicada. O segredo é não se precipitar e seguir, atentamente, as nossas sugestões.

13 conselhos para comprar casa: saiba todos os passos que deve seguir


Como fazer um contrato de arrendamento habitacional, comercial ou rural

1. Escolha a altura certa

Antes de comprar casa, tenha sempre em consideração o contexto económico e o mercado imobiliário. Analise se os preços estão a subir ou a descer e, também, como está a EURIBOR e o spread dos bancos.

2. Veja mais além

Comprar uma casa deve ser uma decisão pensada a longo prazo e não só tendo em conta a sua situação atual. Pondere, portanto, vários aspetos e procure uma casa que não só satisfaça as suas exigências atuais, como também o possa servir no futuro.

3. Tenha em atenção a área

A dimensão do imóvel tem implicações na forma como o vai mobilar, por exemplo, por isso, há que pensar bem se o tamanho se enquadra naquilo que pretende e, principalmente, se as divisões são funcionais e se adequam ao que pretende. Não se esqueça que, quanto maior for a casa mais despesas ela vai acarretar, desde logo em termos de eletricidade.

4. Arrende

Se pretende comprar para arrendar, então o seu foco deve ser, antes de mais, ter em conta quais as zonas com mais procura para arrendar, por exemplo, áreas com boas acessibilidades e centrais.

5. Informe-se sobre programas de apoio

Inteire-se sobre programas de apoio ou outros recursos que, eventualmente, possam existir para a compra de casa. Confira se há algumas medidas de estímulo à aquisição de imóveis em zonas do interior do país, por exemplo, e equacione se essa é ou não uma opção viável para si.

6. Procure financiamento

Naturalmente que falar em comprar casa é, também, falar em pedir um crédito. Este é, talvez, um dos passos mais importantes em todo este processo por isso, antes de tomar qualquer decisão, deve comparar todas as opções disponíveis nas diversas instituições bancárias, de modo a verificar qual lhe compensa mais.

Saiba quais são os bairros mais caros do Porto >>

7. Conheça as taxas de juro

É importante conhecer bem as particularidades das taxas de juro. A EURIBOR pode ser uma escolha interessante se estiver baixa, mas está sempre sujeita a flutuações. Portanto, se gosta de evitar surpresas, então talvez seja melhor selecionar uma taxa de juro fixa.

8. Invista numa poupança

Para comprar casa e evitar imprevistos, nada como investir numa poupança e amealhar algum dinheiro, antes de dar este grande passo. Assim, terá sempre um pé de meia que o pode proteger, caso fique sem rendimento de um momento para o outro.

9. Procure uma agência imobiliária

Se não tem muito tempo para encetar esta busca sozinho, não há por que não recorrer a uma agência imobiliária, onde tem profissionais que farão uma escolha certeira e, ainda, o farão poupar tempo com a pesquisa e as burocracias.

Descubra os bairros mais caros de Lisboa >>

Transferir o crédito habitação: como e porquê?

10. Seja paciente

Comprar casa não é, seguramente, como comprar uma camisola. Como viu, é preciso fazer simulações de crédito, ver diversas casas, encontrar o que procura, fazer propostas e, claro, aguardar pelas respostas. Durante todo este processo, é importante que mantenha a calma e saiba esperar com serenidade as várias respostas de que necessita para o processo avançar.

11. Perspetive o seu agregado familiar

O número de membros do agregado familiar e as suas caraterísticas são fundamentais para definir o tipo de casa escolhido. Além disso, há que ter uma perspetiva sobre quais as suas intenções para o futuro. Se ter mais filhos, se encher a casa de animais de estimação,… Tudo isso deverá pesar no processo de seleção do imóvel. Além disso, todo o agregado deve ter uma palavra a dizer e dar uma opinião sobre o alojamento a adquirir.

12. Espreite os leilões

Uma boa oportunidade de negócio podem ser os leilões dos bancos e das finanças. Aí pode encontrar casas bastante interessantes, por preços bastante convidativos. Por isso, não deixe de estar atento.

Sabe quais erros deve evitar na compra da casa? Saiba mais >>

13. Olhe em redor

Investigue bem a localização do imóvel, no que respeita ao que existe nas proximidades em termos de serviços, transportes, comércio, escolas e hospitais. Defina o que privilegia e o que é fundamental existir ou não existir e tenha também este aspeto em conta, na hora de fazer a compra.

Se está a pensar adquirir um imóvel, então os nossos conselhos para comprar casa vieram mesmo a calhar, certo? Então, tire o máximo partido deles e nunca se esqueça que escolher uma nova morada deve ser uma decisão bem refletida e que deve fazer sentido não só a curto, como a longo prazo. Não perca de vista os nossos conselhos para comprar casa e só se satisfaça quando descobrir a casa dos seus sonhos.

Veja também: 

Limpeza e Arrumação