Publicidade:

Os 15 cuidados a ter com a Bimby que precisa conhecer já

Conheça os cuidados a ter com a Bimby que vão garantir longevidade do aparelho, evitar acidentes e permitir utilização plena deste robot.

Os 15 cuidados a ter com a Bimby que precisa conhecer já
O que deve e não deve fazer

Este é, sem dúvida, um dos melhores amigos das donas e donos de casa mais atarefados. Aliás, hoje em dia, até renomeados chefs de cozinha a usam como auxiliar! Como em tudo, há certos cuidados a ter com a Bimby que não deve mesmo ignorar.

Comprar uma Bimby ainda envolve um investimento relevante, é certo. Se compensa? Em termos de tempo poupado e se pensar nas variadíssimas coisas que lá consegue fazer, sem dúvida que sim. Mas a verdade é que só lhe compensa que tiver uma máquina que lhe dure anos e anos.

E se, como todos os aparelhos, também a Bimby tem a sua garantia, existem alguns danos que se causados por má utilização ou irresponsabilidade humana, de nada lhe vai valer essa garantia…

Embarque connosco neste guia dos principais cuidados a ter com a Bimby, que lhe explica as regras de ouro de como usar, manusear, limpar e higienizar o equipamento. Por muitos e bons anos de cozinhados neste robot!

Cuidados a ter com a Bimby: 10 dicas indispensáveis


 

1. Desligar sempre a Bimby

Acabou de preparar o seu cozinhado? Desligue a Bimby. Quer limpar o equipamento? Desligue a Bimby. É essencial que desligue sempre a máquina quando não a está a utilizar. Este é um dos cuidados a ter com a Bimby que, além de o proteger a si e à sua integridade, vai aumentar o tempo de vida da máquina.

2. Instalação no local correto

É muito importante saber onde e como instalar a Bimby. Não a coloque em bases pouco sólidas e sujeitas a muita trepidação. O posicionamento da máquina é essencial para um funcionamento eficaz e seguro. Convém também que a superfície seja resistente a temperaturas quentes já que este robot funciona com as mesmas.

3. Limpeza suave

Esqueça produtos e químicos. A Bimby deve ser limpa apenas com água e um pano humedecido! Tenha muito cuidado para não entrar água ou sujidade o interior, sejam resíduos líquidos ou sólidos – veja mais à frente a limpeza passo-a-passo.

Como lavar a Bimby sem complicações >>

4. Manutenção regular

Tenha atenção aos pormenores – este é um dos cuidados a ter com a Bimby fundamentais para que ela viva por muito tempo! Copo, acessórios e cabos devem ser verificados com regularidade para detetar possíveis danos que podem comprometer a sua segurança ou funcionamento da máquina.

Dê especial atenção ao vedante do copo – mas não o retire, pois pode danificá-lo de forma irreversível! Confirme também se todas as ranhuras estão desobstruídas para evitar saídas descontroladas de vapor.

5. Atenção aos perigos e alertas: cortes

Um dos perigos evidentes da Bimby são os cortes – as suas lâminas são bem afiadas! E apesar de vários sistemas anti acidentes, é preciso salvaguardar os cuidados humanos. Nunca toque nas pás em movimento ou com a Bimby ligada – mesmo que estejam paradas. Quando adiciona ingredientes através da tampinha, cuidados especiais são exigidos.

6. Atenção aos perigos e alertas: queimaduras

A Bimby atinge temperaturas capazes de causar queimaduras grandes. Por isso mesmo, quando estiver a máquina estiver a trabalhar, nunca coloque as mãos na abertura nem no copo! Além disso, atenção às quantidades máximas e capacidade – elas são mesmo para respeitar, sob pena de transbordo de comida a ferver…

7. Respeite os objetivos das funções

Todos os equipamentos trazem um livro de instruções e regras, que apesar de habitualmente não serem lidas, é importante que o faça. Sabia, por exemplo, que a função turbo não deve ser usada se estiver a preparar alimentos quentes, ou seja, acima dos 60 graus? Também não deve aumentar rapidamente a velocidade, especialmente se os alimentos não foram aquecidos na Bimby.

Já no caso de usar a função varoma, deve fazê-lo apenas em velocidades baixas (inferior a 6). Estes e outros cuidados a ter com a Bimby estão no seu manual de utilização que deve ser a sua Bíblia de como lidar com a máquina.

8. A máquina tem sempre razão!

A afirmação que serve para os computadores – a máquina tem sempre razão – também se aplica à Bimby! Não force a abertura da tampa do copo (abra o copo apenas quando a velocidade não estiver em funcionamento e o mecanismo de bloqueio da tampa estiver desbloqueado), tenha o copo medida sempre a tapar a abertura quando estiver a preparar alimentos quentes e nunca force nada que a Bimby não estiver a permitir no momento para evitar acidentes e queimaduras.

Nunca ignore os avisos que são apresentados no ecrã do equipamento!

9. Prefira material oficial e reconhecido

Nestas questões, não só por motivos de segurança mas também pelas garantias, use apenas os utensílios e acessórios originais e da respetiva geração adquirida. Use apenas a marca registada e oficial da Bimby, pois foram desenhados especificamente para a sua máquina. Quaisquer outros podem provocar acidentes.

10. Reparação

Independentemente da avaria ou dano na Bimby, deve levá-la a reparar apenas aos serviços técnico da Vorwerk. Esqueça os tutoriais da internet ou as lojas que não lhe conseguem dar a garantia da máquina. Se não o fizer, vai perder a garantia, e cai no erro de deixar potenciais riscos para o utilizador e para o próprio equipamento.

5 cuidados a ter com a Bimby: especial limpeza


 

Este capítulo é muito importante e está diretamente relacionado com os principais cuidados a ter com a Bimby. Saiba como limpar cada um dos seus elementos.

  1. Lâmina: Apesar das lâminas mais recentes já poderem ser lavadas na máquina, o ideal é sempre lavá-las com uma escova embebida em água e umas gotas de vinagre. Desta forma está a evitar o aparecimento de ferrugem, causado por detergentes agressivos, bem como danos no anel vedante, que podem causar o escorrimento de líquidos para o motor .
  2. Varoma: é o componente da Bimby mais fácil de limpar – pode colocar na máquina, ou lavar normalmente com detergente para a loiça.
  3. Copo: a solução ideal para o copo é a de o encher com água até ao topo de lâmina, adicionar duas gotas de detergente para a loiça, e ligar na velocidade dez, durante um minuto. Depois é só enxaguar!
  4. Tampa: também pode lavar na à máquina ou com detergente da loiça e secar com um pano suave.
  5. Acessórios: a espátula, as formas para bolos e outros acessórios podem ser lavados na máquina da loiça. Garanta apenas que estão estejam devidamente higienizados na hora de usar, para que não haja contaminações na comida.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação