Helena Peixoto
Helena Peixoto
15 Fev, 2021 - 11:10

Comprar ou não comprar uma Bimby: conheça os prós e contras

Helena Peixoto

Está em dúvida se deve comprar ou não comprar uma Bimby? Descubra os pontos fortes e fracos para tomar uma decisão consciente e segura.

mulher a cortar legumes para robot de cozinha

A questão que se impõe desde logo: será que existem motivos para comprar ou não comprar uma Bimby? E a resposta que se aplica a este tema, aplica-se a praticamente tudo na vida: existem duas faces da mesma moeda, ou seja, vantagens e desvantagens associadas a todas as nossas decisões.

Queremos com isto dizer que não existe uma resposta única para esta questão! Cada situação é uma situação e cada pessoa pode querer uma Bimby para diferentes fins.

O que deve sempre fazer é um balanço das principais vantagens e desvantagens associadas e depois, então, pesar tudo na balança para que decida com todos os dados em cima da mesa.

Assim sendo, conheça os prós e os contras em comprar ou não uma Bimby.

6 vantagens em ter uma Bimby

São vários os motivos que o pode levar a pensar numa Bimby como uma equipamento indispensável na sua cozinha e para as suas necessidades. Conheça-os.

mulher optou por não comprar a bimby e cozinha normal
1

Poupança de tempo

Se há vantagem evidente associada à compra da Bimby é a poupança clara de tempo. Com um auxiliar destes, vai conseguir poupar bastante tempo na hora de preparar os seus pratos!

Além de incluir várias sugestões de receitas, a Bimby consegue diminuir os tempos de preparação e de confeção dos alimentos, além de permitir cozinhar várias coisas ao mesmo tempo.

2

Poupança de recursos

É verdade que o investimento ainda é grande. Mas a médio e longo prazo, vai perceber que a equação da poupança é claramente vantajosa!

Ao utilizar uma Bimby no seu dia a dia vai conseguir aproveitar ao máximo os alimentos, reaproveitar os chamados restos e transformá-los em pratos dignos de autor.

3

Excelente auxiliar de cozinha até para os menos experientes

Este auxiliar de cozinha pode ser utilizado por todos. Por todos mesmo! Até os mais inexperientes na cozinha se podem tornar em chefs de alto gabarito! Afinal, basta seguir as indicações das etapas e respetivas quantidades indicadas pelo robot de cozinha.

4

Versatilidade

Com a Bimby vai conseguir cozinhar centenas de pratos de forma bastante simples, começando pelas entradas, pratos principais, molhos, sumos, iogurtes, sobremesas, biscoitos… A imaginação é o limite!

5

Fiabilidade

Atualmente a percentagem de avarias destas máquinas é extremamente reduzida. Além disso, quando surgem problemas, por mais pequenos que sejam, a assistência prestada pela marca é bastante satisfatória, de acordo com o feedback dado pelos utilizadores da Bimby.

6

Alta tecnologia

Este robot de cozinha conta já com a sua sexta edição. E com a evolução das edições melhoram também as características e funcionalidades.

A versão atual conta com um ecrã tátil a cores e a chamada “Chave de Receitas”, uma funcionalidade que liga o robot de cozinha à Internet e descarrega milhares de receitas.

6 possíveis motivos para não comprar uma Bimby

Por outro lado, estes motivos poderão lhe agradar tanto. Confira.

casal a cozinhar
1

A Bimby não faz tudo

Quando a alguém descreve este robot de cozinha, é frequente ouvir algo como: a Bimby faz tudo! Porém, nem sempre é assim. Algumas das partes mais aborrecidas da cozinha, como lavar ou descascar fruta e legumes, ainda não é possível fazer na máquina.

Além disso, a Bimby não assa, ou seja, quando quer fazer um assado de domingo, tem sempre que usar o forno, o mesmo se passa com os bolos e acresce que o copo da Bimby não pode entrar neste eletrodoméstico. Ou seja, mais loiça para lavar.

2

O preço

É aqui que a máquina perde em relação às concorrentes nacionais.

Considerando tudo aquilo que a Bimby consegue fazer, de salgados a doces, de refogados a cremes aveludados, de picar a emulsionar, sem esquecer os iogurtes, bebidas e néctares, pão, gelados, molhos, compotas e outras receitas complexas em menos tempo do que no fogão, à partida, este valor pode parecer ajustado. Porém, as concorrentes provam o contrário.

Há outras ofertas mais acessíveis no mercado, como a Monsieur Cuisine, do Lidl, a Yämmi, à venda no Continente.

3

Perde-se o encanto da cozinha

Para um verdadeiro Chef amador, a Bimby pode não ser tão atrativa, porque perde muito do encanto que a cozinha tem. Sendo verdade que pode fazer qualquer receita na máquina, ou seja, não é obrigado a seguir as receitas do livro ou da Chave de Receitas, também é certo que não é bem o mesmo que usar um tacho.

Ver a cebola a estalar, inebriar-se com o perfume de um refogado, rapidamente levantar o testo para provar um molho de tomate ou adicionar mais um ou outro ingrediente não é tão imediato como no método tradicional, ao fogão, com um tacho e uma colher de pau.

Além disso, se é daquelas pessoas para quem cozinhar é uma verdadeira terapia e estar ao lume a mexer um bechamel é das coisas que mais prazer tem na vida, então a Bimby, ou outro robot de cozinha, pode não ser o instrumento ideal para si.

4

Visibilidade do copo

Sem dúvida esta é uma das razões para não comprar uma Bimby ou qualquer outro robot de cozinha semelhante. Provavelmente por uma questão de segurança, todas as tampas das máquinas do género são feitas de um material muito resistente, escuro e que tem apenas um pequeno orifício para espreitar o que se passa no copo da máquina.

Ora, dada a cor do copo, da tampa e a dimensão do orifício, a visibilidade para o interior do máquina é muito reduzida. Se somar a isto o vapor resultante da confeção, torna-se muito difícil perceber em que estado está o processo sem ser obrigado a parar a cozedura e a retirar a tampa.

5

Pode precisar de mais do que um recipiente

No caso de receitas como um bacalhau com natas ou lasanha, pode não ser necessário, uma vez que pode primeiro estufar a carne ou o bacalhau, e de seguida preparar os molhos sem precisar de lavar a Bimby.

No entanto, quando se trata de bolos em que precisa de preparar os ingredientes separadamente (por exemplo: bater claras em castelo e gemas com açúcar), a Bimby não apresenta nenhuma vantagem relativamente às tradicionais batedeiras. A não ser, claro, que adquira mais do que um copo.

6

Há outras opções no mercado

Não estamos a falar das concorrentes da Bimby mas sim de outros eletrodomésticos de cozinha existentes no mercado que fazem o mesmo que a máquina (assim como coisas que a Bimby não faz) e custam muito menos, nomeadamente: batedeiras, varinhas mágicas, picadoras, máquinas de pão, liquidificadoras, etc.

Veja também