Publicidade:

6 desculpas para faltar ao trabalho: conheça as melhores

Temos as melhores desculpas para faltar ao trabalho e vai adorar ler. Mas seja responsável e só as utilize em casos de necessidade.

6 desculpas para faltar ao trabalho: conheça as melhores
Mas cuidado, apanha-se facilmente um mentiroso

Arranjar desculpas para faltar ao trabalho não é, de todo, a melhor opção – claro. Seja qual for a situação, convém lembrar, que se for apanhado na mentira, a sua ação pode ter consequências graves como, por exemplo, a perda de confiança em si ou até mesmo um despedimento. Nenhuma empresa quer alguém que falte por qualquer motivo, por isso, as desculpas só devem ser usadas em casos extremos.

Para estas situações, temos uma lista perfeita de desculpas prontas a usar. Fique atento.

As 6 melhores desculpas para faltar ao trabalho


desculpas para faltar ao trabalho

1. Dar Sangue

Antes de mais, dar sangue não é uma desculpa, é uma boa ação. A Lei n.º37/2012 de 27 de agosto define o estatuto do Dador de Sangue e, no artigo 7.º sobre a ausência das atividades profissionais, o dador está autorizado a ausentar-se pelo tempo necessário à dádiva de sangue. Podendo este período ser alargado, com justificação do médico, e sem perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.

2. Intoxicação alimentar

Esta provavelmente será a mais credível das desculpas para faltar ao trabalho e sem necessidade de atestado médico. As intoxicações alimentares ocorrem repentinamente e deixam qualquer um em baixo de forma. No entanto, permitem voltar ao trabalho no dia seguinte com algum “desconforto”, mas com disposição para trabalhar. Claro que, no dia seguinte, tem que manter a história: beba chá e nem pense em comer fritos.

3. Enxaqueca

Dizer que está com uma enxaqueca não falha, quem sofre com elas sabe bem o quão incapacitantes são. Normalmente, além dos possíveis medicamentos, a única forma de lidar com elas é manter-se deitado e de luzes apagadas. Logo, a capacidade para trabalhar é zero.

4. Problemas com a sua habitação

Refira algum problema em casa, como um cano rebentado, curto-circuito ou outra qualquer situação com a sua habitação, pois vai ter que “ficar em casa a acompanhar os trabalhos de reparação”.

5. Insónias

Avise ao seu chefe que teve uma noite terrível, não dormiu nada porque não conseguiu pregar o olho a noite inteira.

6. Problemas com o carro

Se utiliza o automóvel para deslocar-se para o emprego, alegue que o carro está com uma avaria, que tem que chamar o reboque para o levar ao mecânico e não sabe quanto tempo vai demorar.

Evite as desculpas para faltar ao trabalho


Se alguma coisa o incomoda no seu ambiente de trabalho ou se está desmotivado, o melhor é mesmo enfrentar esse problema diretamente e não arranjar desculpas para o evitar.

Se quer mudar de emprego, mandou currículos e foi chamado para uma entrevista, é natural não querer que se saiba no seu atual trabalho – até porque não sabe qual será o desfecho. No entanto, o ideal será pedir um dia de férias. Se isso não for possível, avance então para uma das melhores desculpas para faltar ao trabalho que selecionamos.

Ver também: