Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Ago, 2019 - 07:37
Boas desculpas para faltar ao trabalho

Boas desculpas para faltar ao trabalho

Catarina Milheiro

Conheça as melhores desculpas para faltar ao trabalho, mas lembre-se de respeitar sempre a empresa onde trabalha e de as utilizar só em caso de emergência.

O artigo continua após o anúncio

Já alguma vez precisou mesmo de faltar e não queria ter de explicar o verdadeiro motivo ao seu chefe? Já sentiu que precisava de desculpas para faltar ao trabalho, porque simplesmente teve medo de dizer o verdadeiro motivo?

Os motivos que cada um tem para arranjar uma desculpa para faltar ao trabalho podem ser vários. No entanto, é extremamente importante que todos os profissionais compreendam que devem respeitar sempre a empresa onde trabalham, e, só em caso de necessidade ou emergência, é que devem então utilizar uma destas desculpas para faltar ao trabalho.

Lembre-se que qualquer um é bem capaz de identificar um colega que esteja a mentir descaradamente, não é assim? Por isso mesmo, seja responsável e mentalize-se que a melhor opção nunca são as desculpas para faltar ao trabalho. Elas apenas devem ser utilizadas em casos extremos. Se for apanhado na sua mentira, provavelmente irá ter sérios problemas no seu local de trabalho, podendo mesmo correr o risco de perder o seu emprego. Além disso, é também natural que exista uma perda de confiança por si.

Por isso já sabe: utilize as desculpas para faltar ao trabalho somente em situações pontuais e de necessidade extrema.

Desculpas para faltar ao trabalho: 5 que pode usar

Mas o que é afinal uma boa desculpa? Existem boas desculpas e más desculpas, não é assim?

Uma má desculpa pode ser, por exemplo, a invenção de uma doença ou de problemas pessoais. Uma boa desculpa é uma “desculpa” que tem uma base verdadeira, ou seja, não é inteiramente uma desculpa. Falamos daquelas situações em que tem mesmo de faltar porque é dador de sangue e só naquela hora específica é que será possível fazer a sua doação, por exemplo.

Ou então, se sofre frequentemente de enxaquecas, deve avisar o seu chefe de que não se sente bem para trabalhar e que hoje é um “daqueles” dias em que precisa mesmo de ficar em casa, no escuro. Claro está que sempre que sofrer de algum tipo de patologia que possa interferir com o seu trabalho, deve informar o seu chefe previamente para que na altura em que necessitar, não pareçam desculpas.

Vamos conhecer algumas das melhores desculpas para faltar ao trabalho, tome nota.

O artigo continua após o anúncio
Desculpas para faltar ao trabalho

1. Enxaqueca

Quem sofre de enxaquecas sabe que é definitivamente impossível trabalhar ou fazer seja o que for, na sua presença. Quando há um problema de saúde como este, é extremamente importante que avise o seu chefe com antecedência da sua situação, isto é, logo no início ou depois de estar empregado há uns meses. Alerte-o para a existência das suas enxaquecas para que, mais tarde, elas não pareçam uma desculpa.

A verdade é que muitas pessoas não compreendem o efeito que as enxaquecas têm sobre o indivíduo e é absolutamente terrorífico para quem as tem. Se sofre deste problema e se está realmente mal, esta é uma boa desculpa para faltar ao trabalho.

2. Doar sangue

Doar sangue é na verdade uma boa ação e acaba por nem funcionar como uma desculpa. Segundo a lei n.º37/2012 de 27 de agosto, os direitos e deveres do dador de sangue incluem a ausência das suas atividades profissionais, a fim de dar sangue, pelo tempo considerado necessário para o efeito, sem quaisquer perdas de direitos ou regalias do trabalhador dador, entre outros.

Como se pode verificar, o dador de sangue tem o direito por lei de faltar ao trabalho para realizar a sua doação, sem que tenha de ser efetivamente penalizado por isso.

Se é dador de sangue, provavelmente já está a par de todos estes aspetos. No entanto, é importante alertar todos os profissionais que são também dadores de sangue que esta é uma boa desculpa para faltar ao trabalho. Na verdade, não se trata de uma desculpa, mas sim do verdadeiro motivo por que terá que se ausentar do seu trabalho.

Código do Trabalho: faltas, férias, despedimento, horários, contratos
Veja também Código do Trabalho: faltas, férias, despedimento, horários, contratos

3. Intoxicação alimentar

Apesar de parecer um pouco cliché, as intoxicações alimentares são um autêntico terror para quem passa por elas, desde náuseas, vómitos, mal-estar intestinal até dores de cabeça horríveis.

Por esse mesmo motivo, por se tratar de uma situação de saúde complicada e repentina, as intoxicações alimentares são provavelmente uma das melhores desculpas e mais credíveis que pode dar. Sendo que ocorrem de um momento para o outro e que o deixam totalmente em baixo, as intoxicações alimentares permitem-lhe ir trabalhar no dia seguinte com algum desconforto.

4. Problemas com a sua habitação

Se por acaso rebentar um cano em sua casa ou se houver um curto-circuito que deixe a sua habitação em perigo, então, é mais do que um motivo para não ir trabalhar por umas horas.

O artigo continua após o anúncio

Situações como esta exigem a sua disponibilidade para que as consiga controlar e resolver o mais rápido possível sem que a sua habitação fique danificada e em risco de perigo.

5. Problemas com o carro

Se utiliza o automóvel para se deslocar para o emprego, alegue que o carro está com uma avaria, algo que pode perfeitamente acontecer a qualquer pessoa. Tal implica disponibilidade para chamar o reboque para o levar ao mecânico, tentar perceber o que acontecer e isso poderá demorar bastante tempo.

Evite as desculpas para faltar ao trabalho

Se alguma coisa o incomoda no seu ambiente de trabalho ou se está desmotivado, o melhor é mesmo enfrentar esse problema diretamente e não arranjar desculpas para o evitar.

Se quer mudar de emprego, mandou currículos e foi chamado para uma entrevista, é natural não querer que se saiba no seu atual trabalho, até porque não sabe qual será o desfecho. No entanto, o ideal será pedir um dia de férias. Se isso não for possível, avance então para uma das melhores desculpas para faltar ao trabalho que selecionamos.

Agora que já sabe o que são boas desculpas, ou seja, desculpas verdadeiras, utilize-as de forma consciente e seja sempre verdadeiro com o seu chefe. Afinal, nenhuma empresa quer ter colaboradores que estejam sempre a faltar e a dar desculpas para tal.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp