Publicidade:

Ervas daninhas? Teste estes 4 tipos de herbicida natural caseiro

Os herbicidas de compra estão carregados de químicos perigosos. Conheça 4 formas de herbicida natural caseiro e mantenha as suas plantas e horta seguras.

Ervas daninhas? Teste estes 4 tipos de herbicida natural caseiro
Com água e sal, vinagre e gin, e até com Borax, faça o seu próprio herbicida

Há técnicas muito simples de eliminar as ervas daninhas, como despejar sobre elas uma panela de água fervente. Porém, se quer uma solução que resolva o problema mais a fundo, aconselhamo-lo a seguir os nossos métodos para fazer um herbicida natural caseiro mais eficaz a curto e longo prazo. E não se preocupe: não são precisos ingredientes caros e quase apostamos que tem todos eles na sua despensa. Ora, espreite.

Herbicidas: onde usar e porquê


herbicida natural

Onde usar um herbicida natural caseiro?

Como as plantas daninhas são oportunistas e crescem para competir por água, luz, espaço e nutrientes, prejudicando as suas plantas desejadas, é necessário travar o seu crescimento e é exatamente aí que entram os herbicidas.

Os herbicidas, naturais ou químicos, são capazes de travar o desenvolvimento de plantas daninhas porque interrompem algum ciclo essencial da sua função fisiológica. Os herbicidas naturais são conhecidos pela sua capacidade de ação “pós-emergência”, ou seja, depois das plantas indesejadas crescerem. Nestes casos, deve ser aplicado nos caules e folhagens das plantas que pretender eliminar.

Usar herbicida: sim ou não?

As ervas daninhas, além de estragarem a imagem do seu jardim, podem comprometer o crescimento saudável das plantas e flores ao seu redor. Por essa razão, os herbicidas são, muitas vezes, um mal necessário.

Sob o ponto de vista ambiental, e mais amigo do planeta, as ervas daninhas deveriam ser retiradas manualmente ou com o auxílio de ferramentas de jardinagem específicas, garantindo a retirada das raizes. No entanto, por ser um método que exige tempo e uma dose extra de esforço físico, muitos de nós, donos de jardins, optamos por utilizar algum herbicida que solucione o problema. Por isso mesmo, e a pensar na sua saúde, deixamos 4 formas simples de fazer o seu herbicida natural em casa, sem complicações e riscos acrescidos.

Herbicida natural caseiro: 4 métodos infalíveis, passo a passo


Descubra estes 4 herbicidas caseiros, naturais e orgânicos, que pode fazer uso sem grandes preocupações. São seguros e não representam riscos químicos para si e para a sua família. No entanto, é preciso ter atenção e algum cuidado ao aplicar qualquer um deles, ou pode prejudicar as plantas que quer manter impecáveis.

herbicida natural caseiro

Método 1.  Herbicida em spray natural com vinagre

  1. Misture 480 ml de vinagre branco ou de sidra com 30 a 45 ml de sumo de limão (o vinagre contém ácido acético, que mata ervas daninhas e outras plantas);
  2. Adicione 30 ml de gin ou de álcool isopropílico;
  3. Junte entre 7 a 14 ml de detergente líquido ou em pó;
  4. Dilua a mistura em água – pode fazer uma solução mais ou menos concentrada, dependentemente do que pretender;
  5. Coloque o herbicida num borrifador plástico – ajuste para “jato”, em vez de “spray”, para direcionar a solução com mais precisão.

Método 2. Herbicida natural com sal: duas formas

  1. Dissolva 120 ml de sal em água morna ou quente e encha o borrifador.
  2. Ou aplique o sal seco. Humedeça previamente as ervas daninhas e espalhe sobre elas uma boa quantidade de sal, molhando-as novamente com água.

Método 3. Herbicida natural só com água a ferver

  1. Este é, sem dúvida, o herbicida natural caseiro mais simples que pode fazer. Além de ser amigo do ambiente e não deixar resíduos, não há qualquer contra-indicação a longo prazo. Basta que ferva água numa panela e que despeje-a, ainda fervente, sobre os caules e as folhas das ervas daninhas.
  2. O método é especialmente eficaz para o auxiliar nos locais mais difíceis de alcançar, como as fendas dos passeios.

Método 4. Herbicida natural com Borax

  1. O Borax está na moda e já é um grande conhecido das famílias com crianças em idade escolar, afinal, é um dos principais ingredientes para a confeção de slime caseiro, uma febre entre Youtubers e os mais novos. Desta vez, vai ser utilizado para fazer o seu herbicida natural.
  2. Numa taça com 2,5 lt de água dissolva 10ml de Borax (Borato de Sódio) em pó.
  3. Use num recipiente próprio para pulverizar as folhagens. Evite o contacto com a pele e proteja as plantas que deseja que se mantenham vivas no jardim.

Nota importante 1: após aplicar qualquer um dos herbicidas caseiros nas ervas daninhas e de, portanto, eliminá-las, deve preencher esse espaço de terreno com pedras, húmus ou outro tipo de barreira física que impeça que voltem a crescer.

Nota importante 2: não esqueça de utilizar um par de luvas de jardinagem. Proteja-se.

Se é um amante das flores e plantas do seu jardim e quer dizer adeus às pragas, conhece bem a necessidade de ter um herbicida à mão. Mas lembre-se que o ideal é que este tipo de arma contra as ervas daninhas seja feito em casa, com produtos naturais e sem químicos. Se nunca experimentou uma destas versões de herbicida natural caseiro, ponha as nossas sugestões em prática e comprove por si como são eficazes e tão fáceis de fazer. Como bónus, as dicas são mais amigas da sua saúde e do planeta.

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação