Publicidade:

As 15 melhores ilhas gregas para ir de férias em grande estilo

São tantas e tão bonitas as ilhas gregas, que decidimos fazer um Top15. Descubra a sua ilha grega favorita e não demore a conhecer esse paraíso.

As 15 melhores ilhas gregas para ir de férias em grande estilo
Pequenos paraísos na Europa

São tantas as ilhas gregas, que é normal que fique indeciso no momento de escolher o seu destino de férias no país helénico. Bom tempo, boa comida e boas praias são uma oferta comum a todas elas, cuja dimensão ou paisagem podem, no entanto, variar significativamente.

Composto por mais de 6000 ilhas e ilhotas, de entre as quais apenas 227 são habitadas, a Grécia é um país de rara beleza, organizado em diferentes arquipélagos, com destaque para os seguintes:

  • Ilhas Sarónicas: Agistri, Dokos, Egina, Hidra, Poros, Salamina, Spetses…
  • Ilhas Espórades: Alónissos, Esquiro, Escíato, Escópelos, Kyra Panagia, Peristera, Gioura, Skantzoura, Piperi…
  • Ilhas Jónicas: Cefalônia, Citera, Corfu, Ítaca, Lêucade, Paxos, Zaquintos…
  • Ilhas do Dodecaneso: Agathonisi, Arkoi, Astakida, Astipaleia, Atáviros, Cárpatos, Fournoi, Calímnos, Kasos, Kastellorizo, Khalki, Kinaros, Cós, Lebinto, Leipsoi, Leros, Lebinto, Nísiros, Ofidussa, Patmos, Rodes, Samos, Saria, Simi, Strongili, Syrna, Tilos, Zafora….
  • Ilhas Cíclades: Amorgos, Anafi, Andros, Antíparos, Ceos, Delos, Folegandros, Ios, Kimolos, Cítnos, Mikonos, Milos, Naxos, Paros, Santorini, Sérifos, Sifnos, Sícinos, Siro, Tinos…

Como vê, não faltam ilhas gregas para explorar. Se gostava de conhecer melhor os traços culturais de uma das mais importantes civilizações de todos os tempos e combinar história e tradição com paisagens de ficar sem fôlego, confira a nossa seleção das 15 melhores ilhas da Grécia. Temos a certeza de que nesta lista encontrará a sua ilha ideal.

As 15 ilhas gregas para onde apetece viajar já


1. Creta

Creta, GréciaImagem: pixabay/elianemey

É a maior ilha grega, mas nem por isso deixa de ser pitoresca e convidativa. A praia de Balos, na histórica cidade de Chania, é um dos seus cartões de visita. Mas Creta oferece mais do que águas cristalinas e areais impolutos, sendo também um verdadeiro museu a céu aberto, com inúmeras ruínas e vestígios milenares e ainda mosteiros da Idade Média. A hospitalidade dos gregos e a cozinha do país ganham aqui uma expressão singular.

2. Hidra

Hidra, Grécia

Esta pequena ilha, onde carros e motociclos não entram e onde é comum circular-se de burro, fica apenas a uma hora de barco de Atenas. E esse é um dos seus encantos: passar de uma cidade gigante e cosmopolita como Atenas para uma ilha com apenas 64 km2 através de uma curta viagem de barco é como viajar na máquina do tempo.

Ali, as casinhas tradicionais amontoam-se nas encostas, ladeando os caminhos íngremes até ao porto e formando um cenário encantador. Durante muito tempo Hydra foi o retiro favorito dos artistas gregos.

3. Santorini

santorini

Uma vez em Santorini, é natural que sinta que já lá esteve. Isto porque é a ilha mais fotografada e o retrato que todos associamos às ilhas gregas: as casas brancas de cúpulas azuis, emolduradas pelo azul brilhante do mar e do céu.

Ao visitá-la, poderá ficar surpreendido, sobretudo se tem estereotipada a imagem de praias com areias douradas, pois Santorini chega a ter algumas praias de areia preta, por ser uma ilha de origem vulcânica. Esta é ainda uma ilha perfeita para amantes de canoagem.

4. Mikonos

miconos

Se procura descobrir qual das ilhas gregas lhe garante mais festas até ao amanhecer, essa ilha é Mikonos. No verão, a agitação não se guia pelo relógio e os momentos de convívio e farra acontecem ao longo de todo o dia.

Para além dos bares e discotecas da ilha, o que mais atrai os turistas é o famoso cenário das casinhas caiadas e portadas coloridas. Uma paisagem para gozar de forma descontraída, na praia ou nas muitas esplanadas da ilha.

5. Corfu

Corfú, GréciaImagem: pixabay/ tomasluksicek

A enigmática ilha de Corfu inspirou muitos escritores, incluindo o dramaturgo William Shakespeare, que baseou a sua obra “A Tempestade” neste local. A dupla “praia + bares e clubes noturnos” torna-a um excelente destino para férias descontraídas. Caso procure uma componente mais cultural e tranquila, dirija-se a Old Perithia, no nordeste. Esta é a vila mais antiga de Corfu e fica rodeada por vinhas pacíficas e belíssimas ruínas, das eras bizantina, veneziana e grega.

6. Milos

milos ilha grega

Milos é outra ilha das Cíclades e ganhou reputação entre os turistas pelas suas águas azul turquesa e pelas colinas rochosas que se foram tornando populares entre os habitantes locais. Também conhecida como “Ilha das Cores”, Milos é de uma paz silenciosa, em comparação com as vizinhas maiores. Aproveite para parar e desfrutar da sua paisagem intocada. A escolha acertada para férias em que o objetivo é desligar-se do ruído urbano e conetar-se à natureza.

7. Cós

Ilha de Cós, Grécia

Partindo para as ilhas do Dodecaneso, Cós é a terceira maior ilha deste arquipélago, depois de Rodes e Cárpatos. Foi em Cós que nasceu Hipócrates, o pai da medicina moderna. A costa sudoeste é indicada para uns bons dias de descanso, mas não deixe de conhecer os locais que preservam a presença dos romanos e dos gregos antigos.

Anfiteatros, palácios e templos que sobreviveram à passagem do tempo e marcam de forma indelével a paisagem de Cós são atrações importantes da ilha. A cidade de Céfalo, na zona oeste, com a sua paisagem que combina mar e montanha, merece igualmente uma visita.

8. Naxos

Naxos, GréciaImagem: pixabay/ WeeFee_Photography

Naxos é, provavelmente, a ilha mais verde das Cíclades e foi a sua incrível beleza natural que fez com que ganhasse a sua reputação de Havai da Grécia. Em Naxos encontrará quase 100 km de praias brancas, banhadas por águas cristalinas, ideais para umas férias de sonho. É uma das ilhas auto-suficientes da Grécia e aqui não faltam atividades e atrações para entreter toda a família durante uma semana. Monumentos antigos, bons restaurantes e animação noturna também fazem parte do cardápio.

9. Cefalónia

Cefalónia, Grécia

Cefalónia é a maior das Ilhas Jónicas, sendo a sexta maior ilha grega. Este é o lugar onde pode encontrar um pouco de tudo, desde grandes lagos e altas montanhas a pratos deliciosos e a praias que atraem o olhar. Cefalónia foi o cenário escolhido para o filme “Mandolin”, em português “O Capitão Corelli”, com esta personagem a ser interpretada por Nicholas Cage. Um destino diferente na Grécia, para fugir às escolhas mais óbvias e mais procuradas, onde a praia de Myrtos é digna de postal.

10. Patmos

Patmos, Grécia

Diz-se que foi Patmos o local escolhido por São João para escrever o Livro do Apocalipse. Patmos acena ainda com o facto do seu centro histórico estar classificado como Património Mundial da UNESCO. A ilha oferece colinas vulcânicas e águas azuis imperdíveis para umas férias tranquilas, até porque a ligação de Patmos à história da Bíblia acentua a sua atmosfera espiritual. Um retiro bucólico e algo elitista, perfeito para conjugar os verbos descansar e relaxar.

11. Escíato

Skyatos, Grécia

Mesmo sendo o ponto mais pequeno das Espórades Setentrionais, Escíato – ou Skyatos – é talvez o mais elegante. Nesta ilha encontrará ruas estreitas alinhadas com lojas artesanais locais, cafés e restaurantes, num estilo mediterrânico que apetece adotar para a vida toda, enquanto brindamos com um copo de ouzo, a aguardente grega tradicional.

Apesar da reduzida dimensão, esta ilha tem mais de 60 praias, sendo que as mais recomendadas são Koukounaries e Kanapista par além da surpreendente Lalaria.

12. Rodes

Rodes, Grécia Fonte: pixabay/kirkandmimi

Rodes, em grego Rhodes, é um nome derivado de Rhodon, que em grego significa rosa. Esta ilha maravilhosa e romântica é repleta de locais históricos, como o castelo de Kritinia, um forte veneziano do século XVI. Há tanta história antiga em Rodes, que o centro da cidade foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1988.

A fama intemporal da ilha deve-se ao Colossus de Rhodes, uma estátua gigantesca dedicada ao Deus do Sol da mitologia grega, Hélios, construída em 280 a.C. mas destruída devido a um terramoto alguns anos depois. Umas das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, o Colossus de Rhodes faz parte ainda hoje do imaginário da ilha.

13. Samos

Samos, Grécia

A Grécia e as suas ilhas são locais verdadeiramente ricos em história e cultura, o que faz engrossar a lista deste país de locais reconhecidos pela UNESCO como Património Mundial. A ilha de Samos, no Mar Egeu, é outro exemplo. Foi em Samos que nasceu o famoso matemático Pitágoras.

Aqui, não deixe de visitar o magnífico Templo de Hera, dedicado a esta divindade grega, esposa de Zeus. Se é adepto de aventura, esta é a ilha perfeita para praticar mountain bike e fazer caminhadas. Há ao todo 45 trilhos ao seu dispor.

14. Zaquintos

Zaquinthos, Grécia

Há quem diga que é a melhor ilha grega para fazer praia: areais extensos e  baías de águas cálidas de azuis difíceis de descrever de tão magnéticos. A praia mais fotogénica é a Shipwreck Bay, mas há muitas outras que vai querer conhecer em Zaquintos. E se a zona sul da ilha é bastante movimentada e concorrida, opte pelo norte e pelo oeste para umas férias mais reservadas, onde a intervenção humana continua rudimentar.

15. Escópelos

Skopelos, Grécia

Escópelos – ou Skopelos – oferece um argumento difícil de rebater: foi o principal cenário do filme Mama Mia!. A sua beleza e rusticidade são inegáveis, mas consegue aliar a paisagem incrível a doses generosas de história, com uma série de mosteiros imponentes à espera da sua visita.

É a maior ilha do arquipélago das Espórades e oferece praias e vistas incríveis sobre o Mar Egeu. Se optar por esta ilha, não se pode vir embora sem visitar e fotografar a famosa capela de Agios Ioannis Kastri: a capelinha no alto de uma rocha, onde se realiza o casamento do filme “Mamma Mia”, protagonizado por Merry Streep.

Veja também: