Publicidade:

10 jogos ao ar livre para fazer com os seus filhos

Chegaram as férias, mas faltam-lhe ideias sobre o que poderia fazer com os seus filhos? Saiba que há 10 jogos ao ar livre para divertir toda a família.

10 jogos ao ar livre para fazer com os seus filhos
Saiba o que pode fazer com os seus filhos, em tempo de férias

Quando olhamos à nossa volta nos dias que correm, vemos cada vez mais crianças e jovens agarrados aos seus aparelhos eletrónicos e tecnologia, ficando muito esquecido o contacto com a natureza e meio exterior, o que pode tornar-se muito pouco saudável. Assim, os pais deverão estimular os filhos para jogos ao ar livre, que, além de saudáveis, se tornam divertidos para toda a família.

Agora que o seu filho se encontra a gozar as férias escolares, ensine-lhe, pois, alguns jogos ao ar livre e aproveitem ao máximo os dias especiais em família, longe dos livros e do stress da rotina diária.

Alguns jogos ao ar livre que o seu filho vai adorar


Férias de verão com as crianças: 8 ideias para ocupar o tempo dos miúdos

1. Jogo do piolho

Para este jogo, necessita de duas equipas. Terá de haver um campo, que é dividido em quatro partes, e cada equipa tem o seu piolho. Existem dois espaços para cada piolho, localizados no lado oposto à equipa em que cada um deles está inserido. Assim, a bola é atirada pelo piolho à sua equipa, enquanto que ele procura “matar” os seus adversários. De cada vez que um adversário é eliminado, sai do jogo. No final, vence quem conseguir “matar” o último oponente. Se o próprio piolho for “morto”, será substituído por outro membro da sua equipa.

2. Jogo da bandeira

Este é outro dos jogos ao ar livre bem divertidos! Temos duas equipas, em que cada uma tem uma bandeira (se não tiverem uma bandeira, podem substituir por outro objeto), e que colocam no fundo de cada campo. Cada adversário terá de tentar roubar a bandeira da outra equipa, levando-a para o seu campo. Contudo, se um jogador entrar no campo da outra equipa e os seus oponentes lhe tocarem, ele terá de ficar parado e só poderá voltar a mexer-se quando um dos seus colegas de equipa o salvar. A equipa vencedora será a que conseguir apanhar mais vezes a bandeira da equipa contrária.

20 ideias de atividades de verão para ATL

3. Jogo do resgate

Na verdade, este jogo é muito semelhante ao jogo da bandeira, sendo que a diferença é que não existe uma bandeira, mas sim um colega de jogo, que terá de ser resgatado pela sua equipa. Para salvar essa pessoa, um membro da sua equipa terá de lhe tocar!

Descubra 5 jogos para entreter as crianças durante as viagens de carro >>

4. Jogo das escondidas

É um jogo bem antigo, mas que continua bem presente no imaginário das crianças. Um dos elementos do grupo conta de olhos fechados até um número estabelecido, enquanto os outros se escondem. Quando acaba de contar, pode abrir os olhos e terá de encontrar cada um dos colegas escondidos!

5. Jogo do quente-frio

Primeiramente, terá de ser escolhido um objeto e uma pessoa para esconder o mesmo. Os restantes taparão os olhos. Terão de tentar encontrar o objeto escondido pelo colega, seguindo as suas indicações. Quando estiverem longe, ele dirá “frio”, mas quando estiverem perto, ele dirá “quente”. O vencedor será aquele que encontrar o objeto escondido.

6. Jogo da peteca

Mais um dos jogos ao ar livre que os seus filhos, sobrinhos, e até os adultos, irão adorar!

Neste jogo, é determinado um espaço que é dividido ao meio, fazendo-se um traço no chão. Cada jogador tentará movimentar-se por todo o espaço, até à linha que o divide, atirando a peteca para o outro lado. A “peteca” pode ser, na verdade, qualquer coisa com formato idêntico. Se ela cair no seu campo, então o adversário marcará um ponto. Imaginemos que a peteca sai do espaço delimitado. Então, nesse caso, não haverá penalização para nenhuma das equipas.

crianca

7. Jogo da apanhada

Este jogo é tradicionalmente conhecido. Trata-se de um dos jogadores apanhar um dos outros que fogem dele. Quando o apanhar, passará a ser esse jogador a tentar apanhar os restantes.

8. Jogo das cadeiras

Neste jogo, imaginemos que estão oito pessoas a competir. Então, haverá apenas 7 cadeiras colocadas em círculo. É colocada música e os concorrentes têm de dançar à volta do círculo de cadeiras. Quando a música parar, têm de se sentar numa cadeira. Como são apenas 7 cadeiras, alguém focará de fora e será o primeiro eliminado. Na ronda seguinte, já serão 7 jogadores e apenas 6 cadeiras, e por aí fora. Ganha aquele que conseguir sentar-se numa cadeira até à última ronda.

9. Jogo do macaquinho chinês

Neste jogo, um dos elementos estará virado para uma parede, dizendo: “1,2,3 macaquinho chinês”, enquanto os restantes, atrás de si tentam alcançar a parede. No entanto, quando diz essa frase, vira-se para trás e todos devem estar em estátua. Se ele apanhar alguém a mexer-se, essa pessoa terá de voltar para o ponto de partida. Ganha quem conseguir chegar à parede primeiro.

10. Jogo do rei manda

Neste jogo, um dos jogadores será o rei e os outros terão de obedecer às suas ordens. Quem não conseguir, vai sendo eliminado. Por exemplo: “o rei manda darem uma cambalhota”. Quem não conseguir cumprir a ordem, fica de fora, até ao último resistente, que será o vencedor.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.