Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
18 Jul, 2018 - 00:00

20 ideias de atividades de verão para ATL

Nuno Margarido

Chegou o verão! E com ele, a necessidade de encontrar atividades para os mais pequenos. Conheça várias atividades de verão para ATL.

20 ideias de atividades de verão para ATL

Não é difícil entreter crianças… difícil é ter ideias para as manter constantemente entretidas. Principalmente quando há um verão inteiro para ocupar e dezenas de crianças cheias de energia a precisar de se mexerem. Para ajudar educadores e pais nesta difícil tarefa, aqui ficam 20 atividades de verão para ATL, que ocuparão e divertirão as crianças.

Atividades de verão para ATL

1. Desporto

O desporto é algo que devia fazer parte da vida de qualquer criança. E não é preciso muito para jogar um qualquer desporto… e há tantos para explorar: futebol, basquetebol, andebol, natação, ciclismo.

2. Ver o nascer do sol

Uma atividade capaz de aumentar e de espicaçar a curiosidade dos mais pequenos. Ver o nascer do sol permite falar de como o mundo funciona e permite ainda registar momentos únicos.

3. Ver o pôr-do-sol

crianca por do sol

O pôr-do-sol é outro dos momentos mágicos que pode ser partilhado entre educandos e educadores. Um momento para recordar e bastante acolhedor nestas tardes quentes de verão.

4. Observar as estrelas

Uma atividade que, como é óbvio, só pode ser realizada durante a noite e sob um céu plenamente estrelado. O desafio? Descobrir onde está a Ursa Maior, a Ursa Menor ou as restantes constelações.

5. Visitar o jardim zoológico

O jardim zoológico acolhe animais dos quatro cantos do mundo e pode ser uma excelente atividade para ocupar um dia inteiro.

6. Jogar às escondidas

As escondidas é uma das atividades de verão para ATL que pode ser feita por miúdos e graúdos. E que pode ser feita em qualquer lado, tanto fora de portas como dentro de casa.

7. Contar histórias

Estimule a criatividade dos mais pequenos ao contar histórias. Escreva-as com a ajuda deles, conte histórias antigas, deixe que sejam eles a contar…

8. Jogar à macaca

macaca

A macaca é um jogo que entretém miúdos e graúdos e que pode ser jogado em qualquer lado. Basta um desenho no chão e uma pedra na mão.

9. Caça ao tesouro

Organize uma caça ao tesouro. Eles vão adorar e podem passar uma tarde inteira entretidos à procura do tesouro que nunca mais aparece. A dificuldade só depende de si… pode ter um mapa bastante simples ou até perguntas que vão desembocar numa solução final.

10. Luta de pistolas de água

O verão traz imensos dias de calor, ideais para andar a brincar com água. Ninguém fica doente e toda a gente se diverte.

11. Plantar uma árvore

Uma boa forma de sensibilizar os mais pequenos para as questões ambientais passa pelo simples plantar de uma árvore. Uma atividade simples que pode ser feita até em casa.

12. Fazer um teatro de sombras

Os teatros de sombras fizeram as delícias de muitos pequenos ao longo dos séculos. Porque é que deixaram de fazer? Porque já não se fazem teatros de sombras… mas porquê? É só preciso arranjar um pouco de luz.

13. Ver um filme ao ar livre

O verão é a estação ideal para quem gosta de ver filmes. Porque não ver um filme ao ar livre, num ambiente completamente informal e diferente? Eles vão adorar.

14. Visitar um museu

visitar museu

Umas boas férias não podem dispensar a visita a um museu. E o facto de ser verão e de se estar bem ao ar livre também não. Os museus também têm muito para oferecer… visite um.

15. Guerra de almofadas

Quem é que não gosta de uma boa luta de almofadas? Estas lutas são verdadeiras especialistas provocar sorrisos na cara de quem participa.

16. Trabalho com barro

O trabalho com barro exige alguma perícia de quem executa a atividade mas é algo diferente e que pouco se faz. Há lá melhor maneira de entreter os mais pequenos… Sem dúvida alguma, uma das melhores atividades de verão para ATL.

17. Fazer um espantalho

Os campos de cultivo precisam sempre de ser protegidos para poderem desenvolver aquilo que lá está cultivado. Para isso, é necessário ter um espantalho para espantar invasores. Que tal fazer um?

18. Construir uma casa da árvore

casa na arvore

As casas das árvores são locais maravilhosos onde milhares de crianças podem crescer. Locais perfeitos para passar dias inteiros a conversar, a ver filmes, a ler…

19. Construir uma casa para pássaros

Uma atividade em que se ensinam os mais pequenos a preocuparem-se com os pássaros e ideal para quem quer mostrar aos mais pequenos que podem fazer algo por estes seres voadores.

20. Corrida de aviões de papel

Uma corrida de aviões de papel pode ser algo bastante divertido e desafiante ao mesmo tempo. Quem é que consegue lançar o avião de papel mais longe?

Veja também