Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
03 Ago, 2018 - 17:38

5 atividades para fazer com os miúdos no Parque da Penha

Nuno Margarido

Passear pode ficar mais difícil com crianças na família. No entanto, há muito para fazer com os miúdos no Parque da Penha. Saiba mais.

5 atividades para fazer com os miúdos no Parque da Penha

Passear por Guimarães e não subir para explorar o Parque da Penha é uma grande falha. Principalmente porque é um espaço verde que agrada facilmente a miúdos e graúdos. Comece por entrar no teleférico e parta à aventura. Há muita coisa para fazer com os miúdos no Parque da Penha.

Parque da Penha para os miúdos: o que fazer

Descubra as histórias do Parque da Penha

Para além da natureza e das zonas verdes, há um percurso guiado organizado pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha que merece o esforço. Pode ser feito de manhã ou de tarde e ocupa duas horas e meia, sempre a pé –  nós avisámos que era necessário esforço. Esta é a melhor forma de conhecer pormenores históricos sobre o Parque da Penha, mas não vá ao engano: há a necessidade de marcação antecipada junto da Irmandade.

parque da penha

Tirar fotografias em família

Aproveite as muitas centenas de metros de altitude para tirar algumas fotografias em família. Além disso, a vista é de cortar a respiração, já que se estende por muitos quilómetros. E não faltam espaços idílicos para fotografar momentos engraçados e queridos em família: com 60 hectares de espaço verde, o Parque da Penha é impressionante.

Explore a floresta

Descubra as várias espécies de árvores, invente histórias de encantar, desafie os medos nas grutas e escondam-se (e preguem partidas, claro) nos vários rochedos que pautam a floresta do Parque da Penha. E nunca se esqueçam de aproveitar as vistas dos miradouros que vão aparecendo ocasionalmente para tirar fotografias.

Suba a bordo do comboio turístico

Há um comboio turístico colorido que faz as delícias dos miúdos e ajuda os graúdos a descansarem um pouco. O comboio turístico da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha percorre quase todo o parque e é sempre uma aposta ganha no que à diversão aliada ao conhecimento diz respeito.

parque da penha

 Piqueniques em família

Leve a cesta com as sandes, os sumos e os bolos e faça-se à estrada. E não se esqueça da toalha, claro. É só disto que precisa para um piquenique bem sucedido no Parque da Penha, já que existe um parque de merendas bem apetrechado. Depois de tantas atividades e correrias, esta é, sem dúvida, uma boa forma de repor as energias e as forças, tanto dos adultos como dos mais novos.

Veja também: