Publicidade:

10 marcas de carros de luxo e modelos emblemáticos

É apaixonado pelo mundo automóvel? Fique com 10 marcas de carros de luxo com que todos sonhamos e os modelos emblemáticos de cada uma.

10 marcas de carros de luxo e modelos emblemáticos
Marcas que se destacam na estrada

Se é um fiel devoto ao mundo das quatro rodas, sobretudo àquelas que estão no exclusivo grupo dos carros de luxo, este artigo é para si. Quem não quer conduzir um Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce ou Bugatti? Conheça as melhores marcas de carros de luxo e alguns dos modelos mais emblemáticos.

Estes são 10 exemplos de um mundo apaixonante. Quais ficam a faltar?

10 marcas de carros de luxo e o seu modelo mais emblemático

1. Maybach

Sabia que a Maybach é considerada a marca irmã da Mercedes-Benz? Esta marca alemã faz também parte do Mercedes Car Group e é conhecida por ter alguns dos modelos mais luxuosos do mundo. Os modelos da Maybach, que fabricou motores para carros de combate nas duas guerras mundiais, estão todos equipados com motores V12. O seu modelo mais emblemático poderá ser o Mercedes-Maybach Pullman.

2. Bugatti

Carros de luxo super potentes são sinónimo de Bugatti. Os modelos desta marca são os favoritos de muitas celebridades do desporto, música e cinema. Fundada por Ettore Bugatti em 1909, pertence agora ao grupo Volkswagen. Apesar de ter passado por alguns problemas depois da morte do fundador, e antes disso do seu filho Jean, a marca foi revitalizada. O Bugatti Veyron é muito provavelmente um dos modelos mais cobiçados.

3. Rolls-Royce

Uma das marcas de carros de luxo mais icónicas e um sinónimo expressivo de riqueza e elegância. A Rolls-Royce nasceu em Inglaterra em 1906. Um grupo considerável de membros da realeza e chefes de Estado é conduzida em carros desta marca. Um dos seus modelos mais emblemáticos é o Phantom, cuja primeira versão data de 1925.

4. Aston Martin

O design deste fabricante britânico merece, sem dúvida, um lugar nesta lista. A Aston Martin, fundada em 1913, começou a ser conhecida pelos carros de luxo nos anos 50 e 60, depois de terem começado a ser usados nos filmes da série 007. James Bond usa um Aston Martin DB5 no filme “Goldfinger” em 1964, tornando-o assim num modelo emblemático. A Aston Martin é considerada um ícone cultural e desportivo britânico.

5. Porsche

A marca alemã não é nenhuma desconhecida no mundo dos carros de luxo. Fundada em 1931 em Estugarda, a Porsche especializa-se em carros, carrinhas e SUV potentes, com performances que prometem. É complicado escolher um modelo a destacar, mas ficamos com o 911, que recebeu este nome porque a Peugeot detinha o direito de designar os deus modelos com números de 3 dígitos, com 0 no meio. Por isso, a Porsche teve de passar de um 901 para um 911.

6. Ferrari

A cor vermelha, o cavalo preto em fundo amarelo, as cores da bandeira italiana… A conjugação de todos estes símbolos tem um nome: Ferrari. Enzo Ferrari fundou a construtura em 1939 na cidade italiana de Modena. O primeiro carro foi produzido em 1940. A Ferrari tem uma história rica em sucessos e episódios icónicos, continuando a deixar a sua marca no mundo das marcas de carro de luxo e nas corridas de F1. Como modelo emblemático, escolhemos o Enzo, de 2002.

7. Lamborghini

Voltamos novamente a Itália para destacar a Lamborghini. A marca foi criada precisamente para competir com a Ferrari, em 1963. Hoje em dia, pertence ao Grupo Volkswagen. A lenda da criação da marca está numa discussão entre Enzo Ferrari e o poderoso e rico agricultor Ferruccio Lamborghini, que depois de ter sido desconsiderado por não perceber nada de carros, só de animais, decidiu criar o seu próprio modelo de luxo e superpotência. O touro é o símbolo da marca. Um dos seus carros mais emblemáticos é o Lamborghini Countach.

8. Bentley

Aqueles carros que todos os futebolistas parecem comprar. Os Bentley têm também uma origem britânica e são também subsidiários, hoje em dia, do Grupo Volkswagen. A Bentley já fez parte da Rolls-Royce, de quem se separou em 1970 e a influência das duas marcas britânicas uma sobre a outra é clara. Entre carros e limusines e carros de competição, o Bentley mais emblemático será talvez o Continental.

9. Jaguar

O facto de marcas de carros de luxo estarem associadas a animais não é coincidência. A Jaguar começou por se chamar Swallow Sidecar Company, fundada em 1922. Como o nome indica, tudo começou com os sidecars para motos. Passaram-se 13 anos até surgir o primeiro carro Jaguar, que de nome de modelo passou a marca, já que a sigla SS ficou com uma conotação bastante negativa com a Segunda Guerra Mundial. Já pertenceu à Ford e em 2013 deu-se a fusão com a Land Rover. Destacamos aqui o Jaguar E-Type.

10. McLaren

Quando lê este nome, pensa imediatamente em Fórmula 1? E pensa com razão, mas a McLaren também produz desportivos de luxo. A marca mais recente que aqui apresentamos, como a conhecemos hoje em dia, foi fundada em 2010 e é britânica. A divisão interna da McLaren ocorre precisamente para separar os aspetos de competição da produção de automóveis comerciais. A história é bem longa e desta marca destacamos como exemplar mais emblemático, o McLaren F1.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: